escola 5.0

Escola 5.0: o que é, qual sua importância e como se preparar?

27/04/2020 Por Marketing Activesoft

O mundo que vivemos está em constante transformação e uma das principais forças motrizes disso tudo é a tecnologia. Esse certamente é um fator que não podemos desconsiderar, inclusive quando falamos de educação. Por exemplo, você sabe o que significa escola 5.0?

Essa é uma expressão que está entre as principais tendências do mercado educacional e que deve ser conhecida por todos os profissionais que atuam nessa área. Será que esse é o seu caso? Acompanhe a leitura para ficar por dentro do assunto!

Afinal, o que é escola 5.0?

A verdade é que esse termo surgiu como uma evolução do conceito da educação 4.0, que já existia há algum tempo. Com o avanço da tecnologia e pelo fato de ela estar cada vez mais presente no nosso dia a dia, ficou claro que era necessário preparar os estudantes para lidar com esse novo cenário. Afinal, eles são os profissionais do futuro.

Então, a proposta na escola 4.0 era promover essa aproximação entre aluno e tecnologia, até para obter melhores resultados no processo de aprendizagem e desenvolver a capacidade dos aprendizes de usar os recursos tecnológicos.

Temas como robótica e programação foram introduzidos nos estudos em várias escolas no mundo inteiro, assim como a cultura maker (do “faça você mesmo”). Além disso, a tecnologia foi integrada nas salas de aulas e suas ferramentas passaram a fazer parte da rotina acadêmica, deixando de ser algo distante ou que os estudantes poderiam encontrar apenas em outros ambientes.

Alguns anos depois, a concepção da escola 5.0 continua acreditando na importância do conhecimento tecnológico, mas não se limita a isso. A nova educação inclui as competências socioemocionais (as famosas soft skills) como parte essencial do aprendizado e o próprio mercado de trabalhou reconheceu o valor delas. A união da tecnologia com a parte comportamental é vista como a melhor combinação para produzir efeitos positivos para a sociedade.

Qual a importância desse conceito?

A integração da parte cognitiva ou socioemocional no conceito de educação do futuro é importante por favorecer um desenvolvimento mais completo dos seres humanos.

A era digital trouxe inúmeras possibilidades, inclusive dificultando um pouco a gestão de tudo isso. São tantas oportunidades e informações que é preciso saber lidar com sabedoria para não ser “engolido” por tanta coisa ou ficar perdido.

A produtividade acaba exigindo habilidades comportamentais, assim como a nossa sobrevivência nesse mundo tão dinâmico. Os alunos precisam ser estimulados a adquirirem competências diversas, que nem sempre estão descritas nos materiais didáticos.

Isso quer dizer que a preparação dos jovens para o futuro não envolve somente o domínio de assuntos teóricos e o conhecimento tecnológico. O grande valor desse novo conceito de escola 5.0 é justamente entender que as necessidades vão além disso, para formar pessoas ainda mais capacitadas, produtivas e conscientes. Contudo, não há como negar que a tecnologia é um fator essencial em todo esse contexto.

De que forma uma escola pode se preparar para essa realidade?

Quem trabalha com educação sabe que as instituições de ensino frequentemente precisam adotar mudanças e que nem sempre é fácil passar por isso. Todo processo requer muito cuidado e planejamento, pensando no bem-estar de todos os envolvidos e nos frutos que devem ser colhidos dessas transformações.

A introdução das tecnologias no modelo 4.0 ainda é um desafio real para várias escolas, ao mesmo tempo em que outras tendências precisam ser acompanhadas. Não adianta a instituição observar essas novidades se elas não forem colocadas em prática, até porque isso se torna uma vantagem competitiva no mercado. Separamos algumas sugestões do que pode ser feito para adequar o ambiente escolar a essa nova realidade.

Investir na qualificação dos profissionais

Uma das tarefas fundamentais é qualificar os profissionais para que eles sejam capazes de trabalhar seguindo metodologias atuais. Sabemos que os professores, por exemplo, exercem um papel relevante na transmissão do conhecimento e a capacitação deles deve ser uma prioridade. Muitos deles foram formados em modelos diferentes de ensino e precisam de suporte para passar por essa atualização. Na verdade, todos os colaboradores devem ser instruídos para que a equipe realmente possa praticar os valores e princípios de uma escola 5.0.

Adotar um sistema de gestão educacional

A tecnologia oferece milhares de facilidades para o mercado educacional e os sistemas de gestão são soluções mais do que necessárias para organizar a rotina escolar. O controle da parte financeira e acadêmica é uma das maiores vantagens de poder contar com uma ferramenta automatizada.

Além disso, a comunicação é facilitada e todos os dados ficam seguros. Quando as atividades são manuais, existe um risco maior de perda e confusões no dia a dia. Sem falar que os softwares conseguem melhorar o rendimento operacional e otimizar recursos valiosos, como o tempo dos profissionais.

Melhorar o relacionamento com os alunos e suas famílias

Como o aspecto socioemocional tem grande relevância no contexto da educação 5.0, não podemos ignorar a parte de relacionamento da escola. É cada vez mais importante que essa seja uma preocupação das instituições de ensino, o que contribui para a captação e fidelização de clientes.

Aliás, um dos “segredos” nesse sentido é perceber que o foco não está apenas nos alunos, mas também na interação com seus pais ou responsáveis. Manter a família conectada é uma atitude muito positiva, que estimula o aprendizado e o desenvolvimento do estudante.

Mais uma vez, a tecnologia pode ser usada para favorecer essa aproximação e estreitar as relações. No fim das contas, podemos considerá-la como a base para transformar a educação, garantindo melhores resultados no ensino, gestão e comunicação em geral.

E aí, o que você achou de conhecer melhor o conceito de escola 5.0? A missão de preparar crianças e jovens para o futuro é uma responsabilidade e tanto. Por isso, é importante que todos os profissionais e instituições que atuam nessa área estejam sempre em busca de melhorias.

Uma maneira de fazer isso é mantendo-se informado! Então, para continuar acompanhando todas as dicas e conteúdos do nosso blog, siga o perfil da Activesoft nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e também no YouTube com vídeos exclusivos.