Tenha sucesso na sala de aula com 4 dicas eficientes!

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 3 min de leitura

Um dos maiores desafios dos professores, dentro da sala de aula, é manter a motivação dos alunos durante todo o ano letivo. A falta de atenção e interesse pelos conteúdos aplicados é muito comum, principalmente quando está chegando o fim do período acadêmico. Mas o que fazer nesses casos? Como engajar os alunos durante as aulas?

Existem algumas estratégias que podem ser adotadas e que quando bem aplicadas, trazem resultados positivos tanto no desempenho dos alunos, quanto na qualidade do ensino. Se você quer descobrir quais são essas estratégias, continue lendo esse material! 

Saiba como sucesso na sala de aula com 4 dicas eficientes: 

Pesquisa de Conhecimento

Antes de começar a colocar a mão na massa e ensinar tudo o quanto foi planejado é importante que você conheça seu público, saber com que você vai trabalhar durante todo o ano. Isso permite com que você defina a forma como vai desenvolver determinados assuntos. E melhor que isso, te possibilita a entender como será a absorção do que será ensinado.

Por isso, produza formulários ou até mesmo atividades dinâmicas para conhecer seus alunos e entender a melhor forma de como eles aprendem. 

Mostre-os que acima de tudo você está interessado em quem eles são e consequentemente ensiná-los da melhor maneira! 

Atividades Interativas

Para não cair na mesmice, elabore aulas interativas que envolvam a participação de outras pessoas, disciplinas e até mesmo dos próprios alunos. Planeje desafios em grupos, faça lives, aplique o conteúdo em um outro espaço fora da sala de aula (pode ser no ginásio, no gramado, em laboratórios, entre outros), produza rodas de conversa, simule debates jurídicos e principalmente utilize os talentos dos alunos. Como assim?!

As turmas sempre são mistas, existem diversos talentos espalhados na sala de aula, identifique-os e peça aos alunos para trabalharem as atividades em torno deles. Quem sabe cantar pode utilizar esse meio como forma de explicar o conteúdo com uma paródia, quem tem facilidade para atuar pode fazer apresentações artísticas para tornar mais real o assunto ensinado, e dessa forma também pode ser feito com outros talentos! 

Não perca a oportunidade de desenvolver as habilidades dos alunos dentro da sala de aula, isso é fundamental para que eles engajem na disciplina.

Teoria e Prática

Se você é professor, com certeza já se deparou com essa pergunta: onde eu vou utilizar isso na minha vida? É muito comum que os alunos não percebam que tudo o quanto é ensinado pode ser aplicado em atividades simples do dia a dia. Fazê-los enxergar isso muda toda a percepção que eles têm sobre os assuntos repassados. 

Procure demonstrar de forma prática como eles podem utilizar o conteúdo e como isso vai influenciar na vida deles não só agora, mas também no futuro. Como por exemplo, a geografia pode ajudar ao aluno a localizar-se em qualquer lugar do mundo, a ciência fazê-lo entender como funciona o seu corpo e por que ele sente algumas coisas, entre outros.

Torne o conteúdo o mais próximo possível da realidade dos alunos, assim eles entenderão o porque e a importância de estudar determinado assunto. 

Feedbacks

Quem não gosta de ouvir feedbacks, não é mesmo?! Isso não é diferente entre os alunos. Como professor, é sempre importante reconhecer e validar cada participação dos alunos durante a aula, e até mesmo após ela, por que não? 

Para os alunos, os professores são vistos como pessoas que possuem muito conhecimento e são inspirações. Receber elogios ou críticas construtivas dessas pessoas, elevam a autoestima e o engajamento dos alunos durante as aulas, pois eles se sentem seguros e valorizados no ambiente em que estão inseridos. 

Observou algo positivo ou um ponto de melhoria? Não deixe de comentar com o aluno, isso pode mudar a forma como ele enxerga a sua disciplina. 

Ao planejar o próximo ano letivo utilize todas essas dicas e tenha a certeza que seus alunos estarão engajados e os resultados serão melhores! Viu como pode ser possível ter sucesso na sala de aula com essas 4 dicas eficientes!?

Gostou do conteúdo? Então, continue nos acompanhando por aqui e se mantenha sempre atualizado no mundo da educação! 

Colina Tech

02.12.2019