A importância do relacionamento entre pais e escola

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 2 min de leitura

Os processos educacional e de aprendizagem de crianças e adolescentes é resultado de um esforço conjunto entre pais e escola. O desenvolvimento dos indivíduos não está restrito a um ou outro ambiente, sendo possibilitado nas diversas vivências, por isso, a importância do relacionamento entre pais e escola. 

Nesse sentido, é fundamental o estabelecimento de uma relação sólida e saudável entre os pais e a instituição, para que a formação da criança aconteça de maneira plena, valorizando principalmente sua individualidade.

Faça reuniões periódicas

A complexidade das nossas emoções e dos nossos comportamentos faz com que situações que acontecem no ambiente familiar possam exercer alguma influência na forma como a criança lida com alguns fatores dentro da instituição de ensino.

Tal influência pode ter repercussão no relacionamento com os colegas, com os professores e no processo de aprendizagem. De maneira semelhante, situações do ambiente escolar também podem gerar comportamentos específicos dentro de casa.

Por isso, a comunicação entre pais e escola é tão importante. Ela é o princípio primordial para um bom relacionamento e para o acompanhamento adequado da criança. Deve-se abranger questões como dia a dia, projetos em andamento, relação com colegas e professores e desempenho escolar.

Disponha de variados canais de comunicação

É importante lembrar-se de que os pais não estão ali, vivendo o dia a dia dos filhos na escola e, enquanto responsáveis, precisam ter clareza sobre o que acontece. Mas como fazer isso?

Bom, há diversas formas de tornar essa comunicação efetiva, e elas evidenciam também a importância de haver uma variedade de canais. É verdade que os famosos bilhetes na agenda, os comunicados por escrito e telefonemas mostraram-se efetivos por muito tempo.

Porém, em um mundo cada vez mais tecnológico, considerar essas tendências na comunicação entre pais e escola é fundamental. Afinal, se elas já fazem parte da vida da maioria das pessoas, tornam mais fácil a comunicação e a aproximação entre a instituição e os responsáveis pelos alunos.

Promova eventos escolares

Os eventos escolares são ótimas oportunidades de promover o relacionamento entre pais e escola. Eles são a chance ideal dos pais conhecerem o ambiente institucional, conversar com professores e ver de perto projetos e apresentações dos filhos.

Essa é uma maneira, inclusive, de incentivar o estudante, que se sente empolgado em mostrar para os pais as atividades que realiza na escola. Sendo assim, não deixe de promover feiras científicas, comemorações de datas especiais, como dia dos pais e dia das mães, exposições, peças teatrais e apresentações artísticas diversas.

O sucesso do relacionamento entre pais e escola depende de proatividade e interesse de ambos os lados.

Você tem o costume de fazer ações de melhoria no relacionamento entre a instituição e os pais dos alunos? Então, deixe seu comentário aqui!

Colina Tech

10.07.2020