Fortalecimento da comunidade escolar na pandemia

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 4 min de leitura

Fortalecimento da comunidade escolar na pandemia

O desenvolvimento e o bem-estar dos alunos depende da interação de alunos, pais e colaboradores do núcleo escolar. Por isso, é essencial que a escola desenvolva estratégias contínuas para promover o fortalecimento da comunidade escolar. 

Desse modo, os responsáveis e os colaboradores estarão sempre alinhados com as necessidades dos alunos, garantindo que o processo de aprendizagem seja rico e proveitoso.

Pensando nessa necessidade, preparamos este artigo com seis dicas práticas para colaborar com o fortalecimento da comunidade escolar da sua instituição de ensino. 

Confira as nossas dicas para fortalecer o laço entre os integrantes da comunidade escolar!

1. Envolva os pais e colaboradores nas mídias sociais 

As mídias sociais são ótimas ferramentas de interação e comunicação com o público. Assim, é imprescindível que as instituições de ensino estejam presentes nessas plataformas. 

Nesse sentido, além de funcionar como vitrine para promover a instituição e reforçar a marca da escola, as mídias sociais contribuem, também, para envolver os pais e colaboradores nas atividades da instituição. 

Desse modo, é fundamental estar presente em plataformas como Facebook, Instagram, Linkedin e YouTube, que agregam ao processo de comunicação externo da escola. 

Para se conectar com os pais, a instituição pode mostrar, por exemplo, o dia a dia dos alunos, divulgar avisos e informações, compartilhar promoções e ações da escola. 

Além disso, a instituição pode criar grupos e comunidades com os pais para enviar comunicados e avisos, dentro dessas plataformas. 

Sob o mesmo ponto de vista, a escola pode trabalhar a aproximação com os colaboradores os envolvendo na produção de conteúdo para divulgar nas plataformas digitais. 

Assim, será possível produzir artigos para blogs e Linkedin, por exemplo, além de vídeos para o YouTube. Todavia, o crédito deve ser dado ao profissional que engajar nos projetos, tornando o processo de fortalecimento da comunidade estudantil mutuamente proveitoso. 

2. Inclua a família no processo de aprendizagem

Com a rotina acelerada e a falta de tempo, é comum que muitos pais não participem ou se envolvam minimamente no cotidiano escolar dos filhos.

Desse modo, é importante que a escola busque mecanismos que permitam o acompanhamento e a participação dos pais na vida acadêmica dos jovens.

Todavia, a tecnologia viabiliza a interação dos responsáveis. Com recursos com a plataforma de aula online, Google for Education, por exemplo, os pais podem ter acesso às informações sobre o rendimento dos filhos.

Além disso, os professores podem desenvolver dinâmicas que envolvam os pais ou  aproximar a família dos alunos promovendo reuniões periódicas. 

Nos encontros, a equipe pedagógica pode promover discussões sobre o comportamento dos jovens e abrir espaço para que os pais falem sobre os filhos. 

Assim, a troca pode ser benéfica para os pais, que podem encontrar apoio na comunidade acadêmica; para a escola, que será inteirada sobre a situação de cada aluno e reforçará o laço com as famílias; e para os próprios alunos, que terão o suporte das duas entidades. 

3. Adote um sistema de feedbacks

O recurso já é utilizado por muitas empresas tanto internamente, com os funcionários, quanto para avaliar o desempenho junto ao público. 

Geralmente, as ferramentas de avaliação disponibilizam pesquisas e formulários que podem ser respondidos por meio de links no e-mail. 

Assim, a escola abre espaço para os pais avaliarem o desempenho da instituição, compartilhando, também, feedbacks, sugestões de melhorias e elogios. 

Da mesma forma, a instituição pode usar o recurso para avaliar a satisfação dos funcionários com a empresa, viabilizando, assim, a implantação de melhorias. 

VEJA TAMBÉM: 10 DICAS PARA PLANEJAR REUNIÕES ONLINE COM OS PAIS!

4. Promova eventos 

A instituição precisa buscar, constantemente, formas de interagir com os pais e a promoção de eventos é uma ótima alternativa para reunir pais e gestores. 

Todavia, a instituição não precisa promover grandes eventos para atrair os pais. Com a pandemia, a escola pode produzir lives com temas voltados para os cuidados com a saúde emocional dos jovens, por exemplo. 

O evento pode ser transmitido pelas redes sociais ou pelo canal da instituição no YouTube. Os convidados para as palestras podem ser pedagogos ou psicólogos, que falem com propriedade sobre o tema.

5. Ofereça capacitação

As mudanças nas modalidades e metodologias de ensino deixaram os professores desassistidos. Afinal, muitos docentes ainda não tinham ministrado aula de forma online.  

Assim, para contribuir com o desempenho dos profissionais, o gestor pode oferecer treinamentos, cursos, eventos e workshops que auxiliem no processo de capacitação dos docentes

Do mesmo modo, a escola pode oferecer minicursos de gestão de tempo e produtividade para os funcionários dos setores administrativo e de recursos humanos por exemplo. 

LEIA TAMBÉM: AS VANTAGEM E BENEFÍCIOS DE UTILIZAR UM APLICATIVO ESCOLAR!

6. Utilize a tecnologia para facilitar a comunicação

As instituições que desejam otimizar o processo de comunicação com os pais podem adotar o aplicativo Agenda da Activesoft. A ferramenta viabiliza a troca de informações de forma assertiva, prática e sem ruídos, entre a escola e as famílias dos alunos.

Com o recurso, os responsáveis podem acompanhar mais de perto as principais atualizações sobre o comportamento e rendimento dos filhos, direto do celular. Aproximando assegurando, assim, o fortalecimento da comunidade escolar.

Confira as principais funcionalidades do aplicativo Agenda: 

  • troca de mensagens com pais e alunos;
  • comunicação facilitada com os diferentes setores da instituição; 
  • notificações de ocorrências com os alunos;
  • acesso aos registros de entrada e saída dos estudantes;
  • envio de comunicados, notícias e eventos da instituição. 

Além disso, a ferramenta é integrada ao sistema de gestão da Activesoft e viabiliza o acesso aos boletins acadêmicos e a emissão de boletos. Recursos que otimizam o trabalho dos setores administrativo e financeiro.

Essas foram as nossas dicas para incentivar o fortalecimento da comunidade escolar da sua instituição de ensino

As práticas podem ser empregadas individualmente ou em conjunto, para garantir resultados ainda melhores para a instituição. 

Todavia, os gestores que desejam otimizar todo o processo e aderir a um recursos que viabilize a comunicação instantânea com a família dos alunos, podem adotar o aplicativo Agenda. 

O recurso é completo e possibilita o envio contínuo de informações e comunicado para os pais e os alunos. 

Para tirar dúvidas e saber mais sobre o aplicativo, fale com um dos nossos especialistas!

Colina Tech

19.07.2021