Marketing educacional: o que é e como funciona

  • Activesoft

  • 4 anos atrás

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Assim como em qualquer outro empreendimento, as instituições de ensino (IE) também precisam atrair e reter clientes — no caso, os alunos. Para isso, valem-se do marketing educacional, que consiste em técnicas de atração e retenção de alunos, conferindo às escolas credibilidade e confiança.

Para alcançar esse objetivo, as IEs usam diversos recursos, que vão das mídias online às offline. Por ser um setor fundamental para a sociedade, o mercado de marketing educacional é muito fomentado, principalmente nos períodos de matrícula, ou seja, nos meses de janeiro e junho.

Assim como qualquer outro nicho comercial, o marketing educacional também tem as suas próprias particularidades.

Ao longo desta leitura, você confere o que é marketing educacional, como funciona e como planejá-lo. Acompanhe!

O que é marketing educacional?

Trata-se de um conjunto de estratégias direcionadas para IEs, com a finalidade de atrair mais estudantes e aumentar a taxa de fidelização. É possível usar diversos canais para criar experiências positivas aos alunos e engaja-los nas ações online e também presenciais.

Diante disso, fica evidente que o conceito de marketing educacional está relacionado a estratégias de marketing empregadas no contexto dos negócios das IEs, o que inclui cursos profissionalizantes, escolas, cursinhos, faculdades, sistema de ensino a distância (EAD), entre outras.

Ao contrário do que acontece no comércio, por exemplo, existe uma relação muito próxima e diária entre a instituição de ensino e o aluno. É por essa razão que o marketing em IE não é utilizado somente para atrair novos alunos. Essa estratégia é usada, principalmente, para manter bons relacionamentos com os alunos já matriculados.

Qual é a importância do marketing educacional?

O marketing educacional é responsável por garantir o preenchimento de grande parte das matrículas, por cultivar a boa imagem da instituição e fidelizar pais e alunos.

Para isso, é necessário realizar ações a fim de proporcionar a melhor experiência para todos os públicos de relacionamento da instituição. Separamos algumas dessas ações a seguir. Conheça!

1- Comunicação com o público certo

O marketing educacional é o responsável por intermediar o diálogo entre a instituição e o seu público-alvo. Veja, por exemplo, a questão do marketing de conteúdo para instituições de ensino. Com essa estratégia, é possível utilizar o Google para levar usuários para o blog da instituição.

Essa é uma ótima oportunidade para gerar valor para essas pessoas, esclarecer dúvidas e, consequentemente, transformá-las em alunos.

Uma das vantagens desse tipo de comunicação é que você passa a lidar apenas com aquelas pessoas que revelam interesse nos serviços prestados pela instituição. Com isso, você otimiza os recursos financeiros destinados ao marketing, economizando dinheiro.

Isso ocorre porque, ao invés de se comunicar com todos os tipos de público, você os segmenta. Dessa forma, é possível elevar as taxas de matrículas, já que somente as pessoas interessadas terão acesso à oferta de conteúdo.

2- Posicionamento no mercado

Quem atua no segmento educacional sabe que esse mercado está cada vez mais acirrado. Isso porque o posicionamento da IE depende de forma direta da decisão dos pais dos alunos ou do próprio estudante.

Nesse cenário, gerar valor é muito importante para colocar a instituição como sendo de credibilidade e referência em seu segmento. Para isso, podem ser usadas estratégias tanto nos meios digitais quanto presenciais. Isso possibilita a criação de uma imagem positiva diante do público desejado.

Com um posicionamento de mercado adequando, a instituição de ensino conquista uma marca respeitável, ganhando alcance, lucro e rentabilidade, fatores indispensáveis para o sucesso da escola.

3- Escalabilidade

Quando se trata de mídias online, a escalabilidade do marketing educacional é muito significativa. Isso acontece porque esse tipo de estratégia tem acesso a uma enorme quantidade de informações.

Um post no Instagram, por exemplo, revela muitos números relacionados a alcance, engajamento, desempenho e uma série de outros dados.

De posse dessas métricas, é possível comparar a performance e também fazer os ajustes necessários para o alcance de melhores resultados, o que ajuda a otimizar os investimentos.

Como o marketing educacional funciona?

É possível fazer estratégias de marketing no ambiente online e também fora dele. No offline, é comum as ações de divulgação de matrículas em empresas (no caso de faculdades), shoppings, praças e outros estabelecimentos de grande circulação de pessoas. Jornais e revistas impressos também podem ajudar a fortalecer a marca e reforçar as campanhas de matrícula. O mesmo acontece no rádio e na televisão.

Porém, embora haja exceções, o público do marketing para escolas de modo geral é bastante jovem, e, por conta disso, grande parte dos esforços de captação e fidelização de alunos está no ambiente online. Além disso, devido ao contato permanente desse público com a tecnologia, as estratégias usadas são focadas no digital e adequadas às novas realidades, tendo como característica ações flexíveis e bastante mutáveis.

Por esse motivo, diversas IEs possuem seus próprios aplicativos, investem em blogs, interagem nas redes sociais, além de investirem em links patrocinados e muitas outras ações na internet. Dessa forma, utilizando os recursos tecnológicos, toda a comunidade acadêmica aproxima-se cada vez mais, tendo a instituição de ensino como o grande pilar das ações.

Como planejar o marketing educacional?

O planejamento do marketing educacional segue o mesmo padrão dos demais segmentos. Veja, a seguir, como fazer esse planejamento na sua escola!

1- Estipule o orçamento

Primeiro, é preciso ter em mente os objetivos da instituição e também um orçamento, com público bem definido. Além disso, tendo em vista que as ações de marketing digital educacional estão muito ligadas às estratégias digitais, é necessário entender que essas ações online merecem atenção.

2- Defina a persona

Toda estratégia relacionada ao marketing digital tem ligação com a persona. De forma resumida, trata-se de um personagem criado para representar o cliente ideal da instituição de ensino. Essa persona possui nome, sobrenome, costumes, problemas e outras características que se mostram relevantes para o momento da aplicação das ações.

No entanto, quando a questão é o marketing educacional, muitas vezes, é comum ficar confuso sobre quais pessoas atingir. Afinal, as ações são para os estudantes ou para a família? Identificar o tomador de decisões de acordo com o seu negócio é fundamental para que você obtenha sucesso nas suas estratégias.

Até o ensino médio, é provável que o seu público decisor sejam os pais ou responsáveis. Já em faculdades e instituições de pós-graduação e MBA, esse tomador de decisão é, provavelmente, o estudante.

Caso você ainda fique em dúvida sobre qual é o seu público ideal, é possível fazer pesquisas de mercado para chegar à conclusão de quem é a pessoa que toma a decisão final na hora de escolher uma instituição de ensino. Você também pode trabalhar com duas personas diferentes e verificar qual delas traz melhores resultados. O importante é adequar a linguagem da comunicação para cada caso, a fim de colher os melhores resultados.

3- Segmentação

Segmentar o público nada mais é do que personalizar as mensagens da instituição para públicos específicos. Mas você pode estar se perguntando: como segmentar o público da minha instituição de ensino? Bem, uma aluna da quinta série, de modo geral, não possui os mesmos problemas de um jovem do segundo ano. Assim, ao invés de enviar um comunicado a todos os estudantes da escola, é muito mais efetivo divulgar essa comunicação apenas com os de cada classe.

Esse é somente um exemplo para você visualizar o que é uma segmentação, mas existem diversas outras situações, e você pode adaptar de acordo com a sua realidade. Ao segmentar as suas mensagens de acordo com o público, seja ele interno ou externo, você eleva as chances de fidelização e engajamento com o seu público de interesse.

Quais são as melhores práticas de marketing educacional?

O marketing educacional deve levar em consideração o seu público, além de zelar pela boa reputação da empresa. Para isso, deve investir constantemente em ações institucionais, a fim de reforçar a missão e os valores da instituição. Além disso, com o mundo cada vez mais digital, a escolha dos canais mais eficientes também se faz necessária. Veja, agora, as melhores práticas de marketing educacional!

1- Omnichannel

Como já adiantamos, a ferramentas online estão em alta, o que contribui para que o cliente da atualidade seja cada vez mais omnichannel — ou seja, ele faz as suas pesquisas na internet antes de tomar a sua decisão de compra de um bem ou serviço.

A estratégia omnichannel interliga diferentes canais para a aquisição de novos alunos. Contudo, as estratégias offline de captação de alunos não devem ser abandonadas. Na verdade, o objetivo dessa estratégia é fazer com que sejam estreitadas as relações entre os canais tradicionais (mídia impressa, TV, ações presenciais) à captação online.

Portanto, a ideia é fazer com que um canal complemente o outro, fortalecendo, assim, a relação da escola com os alunos. Isso porque, para o público de relacionamento da instituição de ensino, o que será avaliado é a experiência como um todo.

Para tanto, faz-se necessário que a equipe de comunicação e marketing da escola esteja preparada para fazer o gerenciamento dos diversos canais de comunicação. Além disso, é preciso treinar o público interno para que ele esteja apto para conceder as informações corretas para, por exemplo, os fechamentos de matrícula.

2- Produção de conteúdo

Quando a questão é marketing educacional online, a produção de conteúdo tem se mostrado uma forma eficiente de atrair e reter alunos. Já falamos dos artigos otimizados para o Google — considerado uma das ações mais efetivas para atrair visitantes para um blog e fazer a conversão desses para clientes. No entanto, a produção de conteúdo tem um potencial muito maior e é utilizada em diferentes formatos com objetivos distintos, podendo abranger também trilhas de aprendizagem.

Cada conteúdo gerado atrai alunos interessados em conteúdos que agreguem no conhecimento e ajudem a alcançar os seus objetivos. Nesse sentido, um ebook com o título “10 passos para fazer uma redação nota 100 no ENEM” pode atrair um grande número de visitantes que pleiteiam entrar em uma faculdade.

Assim, a produção de conteúdo oferece muitas oportunidades de acordo com os interesses da instituição, e todo esse potencial pode ser explorado para o alcance dos resultados esperados.

3- Conteúdo em vídeo

Entre as melhores práticas para marketing educacional está o conteúdo em vídeo. Além de ser fundamental para os cursos a distância, ele pode ser usado como estratégia de marketing para atrair novos alunos.

Nesse cenário, videomarketing é usado para convencer e persuadir o público de interesse da instituição, facilitando o engajando, para, por exemplo, visitas ao site da instituição, colaborando para o aumento do tráfego orgânico. Conforme pesquisa da Single Grain, as landing pages com vídeos possuem grandes chances de conversão, elevando em 800% vezes. Isso acontece porque os videomarketing fazem com que os visitantes fiquem 88% mais tempo no site.

4- Marketing de experiência

O marketing de experiência vem ganhando espaço em todos os segmentos e também pode ser usado no marketing educacional para criar diferenciais e revelar o valor do serviço. As aulas experimentais, por exemplo, podem ser usadas para que os estudantes conquistem mais confiança na IE.

Brindes e bons conteúdos distribuídos de forma gratuita são alternativas para aumentar a experiência do usuário. Nesse cenário, as escolas que utilizam esse recurso de maneira ativa conquistam a preferência de alunos e pais interessados na melhor experiência de ensino.

Essa também é uma boa estratégia para elevar o valor dos serviços, contribuindo para a conquista de mais matrículas. O marketing de experiência também é usado para elevar o valor dos serviços, já que os alunos e os pais passam a enxergar um custo-benefício importante na imagem da instituição.

5- Conteúdo gerado pelo usuário

O marketing de recomendação está ganhando novos contornos com as redes sociais ao trazer conteúdos gerados por alunos e ex-alunos. O grande diferencial desse formato é que ele é atrativo e, também, criativo. Se usados de forma estratégica, esses conteúdos podem ajudar a dinamizar todas as ações de marketing.

De acordo com o User Generated Content (UCG), o marketing de indicação pode aumentar em 90% a permanência do visitante no portal de ensino e, ainda, elevar as chances de os usuários retornarem ao site.

Caso a sua escola já possua um blog, por exemplo, você pode utilizar depoimentos dos estudantes para conferir uma perspectiva altamente qualificada e confiável à escola. Outra ação possível é estimular a geração de conteúdo pelos estudantes. Com isso, você cria momentos para que eles possam compartilhar experiências do dia a dia na instituição.

Quais erros de marketing educacional podem ser evitados?

Otimizar as ações de marketing é fundamental para a captação de alunos. Mas, para garantir o sucesso é preciso evitar uma série de erros que separamos para você. Confira, a seguir!

1- Desconhecer a persona

Quando você desconhece o seu público e, mais especificamente, a sua persona, torna-se muito difícil identificar as características dos potenciais estudantes. Isso é muito prejudicial para as ações de marketing, reduzindo de forma drástica a efetividade das ações.

Desse modo, é necessário personalizar as mensagens. Com isso, tornam-se menos efetivas para as pessoas certas. Portanto, dedique tempo para traçar o perfil do seu cliente ideal e, assim, otimizar os seus resultados!

2- Não estipular metas para captação de alunos

Ter metas é essencial para o sucesso de qualquer negócio, e isso inclui as IEs. É preciso saber qual é o número de matrículas esperado por mês e como esses objetivos podem ser alcançados.

Nesse sentido, a inexistência de metas claras prejudica o desempenho da equipe de captação de alunos e, consequentemente, os resultados da instituição. Outro fator é que, sem metas, a equipe pode ficar desmotivada. Logo, um grande erro no marketing escolar é trabalhar sem um número de matrículas que deseja atingir no mês.

3- Ignorar o potencial da internet

Como já abordamos ao longo desta leitura, as estratégias de marketing online são fundamentais para o sucesso das IEs. No entanto, ainda são muitas as escolas que ignoram a produção de conteúdo e não procuram engajar seguidores nas redes sociais. Com o crescimento da popularização das redes sociais e o aumento no tempo médio de navegação do usuário, ignorar o potencial da internet é um grande erro.

Quais são as principais ferramentas de marketing educacional?

Separamos as principais ferramentas de marketing para você usar na sua IE.

1- E-mail marketing

Essa ferramenta é um meio de comunicação muito eficiente para falar com pais de alunos e também estudantes de nível universitário, possibilitando uma boa troca de experiência do aluno, que é o foco das ações. Logo, esse recurso é considerado de baixo custo e ainda se apresenta como um forte aliado para aproximar a instituição de ensino de seu público, ajudando a idealiza-lo.

2- Redes sociais

Dentro das estratégias de marketing, as redes sociais são aliadas de grandes e pequenas empresas . Elas atingem, principalmente, os jovens, mas estão ganhando a preferência de públicos mais maduros também.

Elas se apresentam como uma solução eficiente e de baixo custo para se manter em contato com o público. Um dos grandes diferenciais das redes sociais é o engajamento. Isso significa uma oportunidade real de estreitar as relações com o público, seja ele de estudantes ou outro de relacionamento. Asque estão em alta no Brasil são:

  • WhatsApp;
  • YouTube;
  • LinkedIn;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter.

Utilizando as redes sociais mais aderentes ao seu público, você aumenta o alcance dele, favorecendo o engajamento.

3- Mídia paga

No ambiente online, o método mais conhecido de mídia paga são os links patrocinados, como o Google Ads. De modo geral, os links patrocinados são posicionados antes do ranking orgânico. Os recursos contribuem para conquistar os melhores resultados com o menor investimento possível.

4- Inbound marketing

O inbound marketing, também conhecido como marketing de entrada — a base do funil de vendas — diz respeito a uma série de estratégias no ambiente online para atrair e converter clientes, além de idealizá-los. Essa estratégia de marketing educacional é bastante eficiente, no entanto, não é imediata. A estratégia funciona com fluxos de automação que fazem a maior parte das tarefas de forma espontânea.

Qual é a importância da tecnologia para o marketing educacional?

A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e também das organizações. Por isso, é preciso estar atento às mudanças e principais tendências para elevar a capacidade de alcance das ações que têm por objetivo elevar a reputação da sua IE, gerando confiança e confiabilidade, fatores que são indispensáveis para a captação de alunos.

Para otimizar as suas ações, você vai precisar de um bom software de gestão escolar. Com ele, além de gerenciar de forma estratégica setores como financeiro, secretaria, compras, biblioteca, entre outros, você tem acesso a dados para fazer uma gestão mais estratégica. Além disso, pode contar com recursos avançados para melhorar a comunicação com pais e alunos, o que é imprescindível para um bom relacionamento com pais e alunos.

Como a Activesoft pode ajudar?

Com o software de gestão escolar da Activesoft, você tem acesso a recursos para gestão acadêmica, gestão financeira e gestão complementar, que vão alavancar as suas ações de marketing, a destacar:

  • otimização na comunicação com os pais;
  • novas formas de captar alunos;
  • maneiras inovadoras de realizar processos tradicionais.

Além disso, pode contar com uma equipe altamente capacitada para auxiliar na implantação do sistema e após esse processo, com assessoria contínua.

Como vimos ao longo desta leitura, o marketing educacional é uma ferramenta eficiente para a captação de alunos.

Para que as ações sejam bem-sucedidas, é indispensável marcar presença no ambiente online, contando com estratégias como as de inbound marketing, capazes de elevar, cada vez mais, os resultados. Nesse cenário, contar com um bom software de gestão é fundamental para otimizar as ações.

Aqui, eu concluo minha explanação. Se você gostou deste artigo sobre marketing educacional, entre em contato para conhecer as nossas soluções da Activesoft!