Como promover a formação continuada de professores?

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 7 min de leitura

Antes de falarmos sobre a formação continuada de professores, um breve contexto: a evolução da internet e dos dispositivos móveis tornou o acesso e o compartilhamento de informações mais democrático, fácil e rápido.

Esse novo cenário passou a exigir dos profissionais de todas as áreas, além da qualificação formal, a busca contínua por formação, para se manterem atualizados. Entretanto, mesmo com a quantidade de dados circulando, para que essa massa de informação se torne conhecimento, ela precisa ser organizada e associada a algum sentido.

Nesse cenário, as instituições de ensino seguem tendo o papel de estruturar as informações para construírem o conhecimento dos alunos. A formação continuada de professores permite que esses profissionais melhorem as suas práticas pedagógicas.

Neste artigo, você entenderá quais são os objetivos da formação continuada e como implementar na instituição de ensino. Boa leitura!

O que é a formação continuada de docentes?

Podemos definir a formação continuada de professores como um processo de adição de novos conhecimentos que ampliam o desempenho do profissional dentro da sala de aula. Esses conhecimentos podem ser adquiridos por meio de cursos complementares e podem ser turbinados com a leitura de livros especializados, participação em workshops, reuniões etc. 

O conceito de formação continuada passou a vigorar no país no ano de 1996, com a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A lei define que os professores de todas as modalidades de ensino, da pré-escola ao ensino superior, têm o direito de fazer cursos de atualização para ampliar o seu escopo de atuação.

Para exercer o magistério, é preciso ser bem qualificado. Por isso, promover formação continuada para os professores é uma medida que se faz cada vez mais necessária nas instituições de ensino brasileiras.

As áreas de conhecimento estão em constante evolução e atualização de seus estudos. Portanto, a formação continuada é muito importante para manter o profissional em dia com sua área de conhecimento e com o mundo.

Isso porque as gerações mais jovens estão acostumadas com os meios digitais, e com as novas formas de consumir inúmeros tipos de conteúdos virtualmente. Sendo assim, o fluxo de ensino e aprendizagem também acaba sofrendo modificações.

Nesse sentido, as escolas precisam se adequar a novas práticas pedagógicas, incentivando o aperfeiçoamento contínuo de seu corpo docente.

Por que a formação continuada ganhou destaque nos últimos anos?

Embora a formação continuada tenha sido inserida na legislação de Diretrizes e Bases da Educação há mais de duas décadas, nos últimos anos, o termo passou a ganhar mais corpo. Isso porque a evolução da tecnologia mudou radicalmente o processo de ensino-aprendizagem. 

A clássica imagem de um professor em uma sala de aula, diante de um quadro-negro e utilizando livros para explicar matéria está ultrapassada e não dialoga com a realidade dos alunos da nova geração — afinal, eles nunca viveram em um mundo analógico e são expostos a informações em profusão.

Nesse cenário, a formação continuada vem ganhando cada vez mais destaque, tornando-se determinante para o bom aproveitamento e para a formação dos professores. Mesmo os docentes mais experientes precisam adquirir conhecimento sobre as novas tendências pedagógicas e as principais novidades de ensino.

Com o ensino a distância isso ficou mais fácil inclusive para os professores que não estão em grandes centros se especializarem no uso de novas tecnologias, que dão ferramentas para que sejam implementados novos métodos de ensino. Quando o professor alia o bom conteúdo com a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis, o processo de ensino se torna mais atrativo.

Além de elevar a qualidade do trabalho dos professores, a formação continuada garante que os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, com um ambiente de aprendizagem mais dinâmico. Isso aumenta a satisfação de pais e contribui para a construção de uma boa imagem da instituição, que ganha um diferencial de mercado.

Como realizar a formação continuada de professores?

Agora que já entendemos o conceito de formação continuada de professores e como a transformação digital trouxe esse conceito à tona nos últimos anos, vamos entender como é possível atingir esse objetivo. Veja abaixo alguns dos principais caminhos para a realização da formação continuada.

Cursos presenciais

A rotina de um professor é cansativa, com o volume de aulas e atividades diárias. Entretanto, é importante que o profissional encontre um horário para realizar a sua formação continuada. 

Nesse cenário, cabe aos diretores, coordenadores e orientadores buscarem soluções e alternativas para que os docentes incrementem o seu currículo e conhecimento. 

Para isso, os gestores deverão fazer uma avaliação dos cursos presenciais de aprimoramento. É preciso incentivá-los e facilitar o acesso deles a essas formações.

Cursos EAD

Já que estamos falando de transformação digital e adoção de novas ferramentas para o ensino, não podemos esquecer dos democráticos cursos a distância (EAD). 

São esses cursos que permitem que professores de todos os cantos do país, de instituições públicas ou particulares, possam aprimorar os seus processos de transmissão de conteúdo. 

Os cursos EAD cobrem uma série de temas, permitindo o aprimoramento de técnicas pedagógicas, da capacidade de decisão, da resolução de problemas, entre outros pontos. Os cursos também podem trazer atualizações sobre a disciplina que o professor ensina com novos conceitos e métodos que ampliam o leque do ensino.

Além dos cursos livres de qualificação, a formação continuada pode ser realizada por meio de cursos de pós-graduação. Desse modo, as instituições podem incentivar os professores com o financiamento de parte da mensalidade, por exemplo.

Lembrando sempre que não estamos falando de um custo, mas de um investimento, pois um professor qualificado eleva o padrão de qualidade da instituição.

Troca de experiências

A humanidade evoluiu com a troca de experiências entre pessoas com culturas e conhecimentos diferentes. Muito do aprendizado de um professor vem da vivência e da implementação de ideias em sala de aula.

Nesse cenário, o implemento de inovações pode ou não ocorrer de maneira bem-sucedida. E por isso, acaba funcionando como um processo de tentativa e erro, o que resulta em melhorias contínuas.

Quando os professores fazem de maneira periódica reuniões e discussões, podem compartilhar os desafios que encontram no dia a dia e as soluções que utilizaram para superá-los. Desse modo, um absorve as soluções do outro, acelerando a evolução do ensino na instituição como um todo.

Workshops

Workshops são cursos com viés prático, que permitem o engajamento dos professores em atividades passíveis de implementação em sala de aula. Diferentemente dos cursos mais amplos, que buscam uma formação mais robusta ao longo das aulas, os workshops são diretos, para aplicação de técnicas específicas.

Trata-se de uma excelente oportunidade para que os gestores da instituição de ensino acelerem a evolução do seu corpo docente, ampliando as diversas competências da equipe.

Vantagens da formação continuada para os professores

Além dos benefícios citados no tópico anterior, é válido destacar que quando os educadores adquirem mais conhecimentos para sua bagagem profissional, fica ainda mais fácil engajar e transmitir conteúdos para os alunos. 

Muitos professores aproveitam a formação continuada para expandir suas áreas de conhecimento e aplicar a transdisciplinaridade no ensino.

Um professor que domina o uso da tecnologia pode utilizá-la para trazer mais dinamicidade às suas aulas. Isso torna os estudantes mais participativos e interessados no conteúdo que está sendo apresentado. 

Dentre outras vantagens estão: 

1. Melhoria na qualidade dos conteúdos ensinados

Quando a instituição de ensino investe na qualificação profissional dos professores, os conteúdos ministrados em aula também sofrem melhorias. Dessa forma, os educadores somam novos conhecimentos para o preparo das aulas. 

Assim, é possível melhorar a qualidade do ensino na escola com novas temáticas, práticas pedagógicas e metodologias que contribuem para um aprendizado ainda mais rico por parte dos alunos.

Com a formação continuada, o professor está apto a extrair o melhor de suas turmas, promovendo resultados satisfatórios que refletem positivamente a imagem de uma instituição de ensino preocupada em proporcionar o melhor para sua comunidade.

2. Planos de aula adequados às competências da BNCC

Independentemente do método pedagógico utilizado, fazer um bom plano de aulas é fundamental para garantir o sucesso em sua instituição de ensino. Afinal, este é um planejamento necessário tanto para professores quanto para gestores, já que permite colocar em prática as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e do Projeto Político Pedagógico da instituição.

No contexto da BNCC, a base irá compreender 10 principais competências que devem ser trabalhadas ao longo da formação acadêmica e pedagógica dos estudantes. Portanto, ter uma boa formação continuada é primordial para assumir uma nova postura. 

Isso fará com que o ensino não seja apenas expositivo, mas com que os professores sejam capazes de tornar os alunos protagonistas da própria aprendizagem por meio de técnicas modernas aliadas à tecnologia.

3. Estudantes cada vez mais engajados

Uma outra vantagem de promover a formação continuada para os professores é aumentar o engajamento e retenção dos estudantes da instituição, além da possibilidade de captar interessados pelos seus serviços. 

Com a formação contínua, os professores são capazes de compreender as demandas atuais de seus alunos, buscar falar a mesma linguagem e utilizar ferramentas adequadas à realidade deles – tornando possível aumentar o interesse em aprender os conteúdos. 

Assim, o educador torna-se mediador do conhecimento, incentivando mais autonomia por parte das crianças, jovens e adolescentes. 

Vale lembrar que uma equipe de professores preparada faz com que os responsáveis sintam confiança em matricular seus filhos, pois saberão que a escola se preocupa em ter os melhores profissionais para exercerem a função de ensinar.   

4. Profissionais motivados e atentos às novidades do setor

Capacitar os professores é uma estratégia para mantê-los motivados e cientes das novidades relacionadas ao setor educacional. Essa, por sua vez, é uma ação necessária para que o ambiente escolar esteja sempre saudável e eficiente. 

É importante que o professor esteja em constante aprendizado, repensando seus conhecimentos e descobrindo coisas novas sobre o próprio papel enquanto profissional. Esta medida é importante para motivar seus funcionários, fazendo com que ele se sinta útil e produtivo, e dando liberdade para que ele explore novas formas do saber. 

5. Facilidade para identificar falhas de ensino e aprendizagem 

É preciso reconhecer os gargalos que podem ocasionar em erros e pontos de melhorias. Logo, a formação continuada é uma oportunidade para identificar o que precisa ser solucionado.

No caso dos estudantes, o aprendizado contínuo por parte do professor é capaz de fazê-lo enxergar com mais clareza o que gera problemas de empenho, de competências pessoais e dificuldades de aprendizado, por exemplo. 

Desse modo, você pode identificar esses fatores para ajustar o que for necessário e auxiliar os alunos de maneira efetiva.

Outro ponto importante ao manter o professor atualizado é a possibilidade que ele encontra para colaborar com a revisão do currículo, escolha dos materiais didáticos mais atualizados e de qualidade, etc.

Conclusão

A formação continuada dos professores contribui não apenas para o aumento da capacidade profissional, mas também para a fidelização dos alunos e a credibilidade da instituição. 

Para que a escola consiga mapear as melhores oportunidades de aprimoramento para o seu corpo docente, uma boa gestão é primordial. Assim, pode-se dizer que a adoção de um bom sistema de gestão também contribui para a formação continuada de docentes.

Gostou do post e quer saber como melhorar os seus resultados com um sistema de gestão integrado e eficiente? Fale conosco!

Colina Tech

12.04.2021