Aulas online: como oferecer após a pandemia? Entenda aqui

  • Activesoft

  • 3 anos atrás

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A pandemia do novo Coronavírus (covid-19), entre seus mais variados aspectos, contribuiu para expandir a presença da tecnologia na educação brasileira, já que tornou o isolamento social obrigatório. Nesse contexto, as instituições de ensino tiveram que aprender a como oferecer aulas online de forma muito ágil.

Afinal, o cenário de emergência exigiu que as instituições de ensino partissem de um modelo tradicional para uma modalidade nova, uma em que a tecnologia passou a ser indispensável para a apresentação de conteúdo. A alteração, por sua vez, requereu um grande esforço dos professores, alunos, pais e demais membros da comunidade escolar.

Quais são os fatores considerados para a oferta de aulas online? Por que investir em inteligência para atingir bons resultados no método de ensino? É o que vou tratar neste blog post. Confira!

Veja como oferecer aulas online de maneira interessante

Há muitas vantagens para uma instituição de ensino em apostar na tecnologia. A primeira delas é disponibilizar conteúdo de alta qualidade. Outro benefício é estar mais próxima do dia a dia dos alunos que, na maioria dos casos, utilizam dispositivos móveis e computadores com frequência. Posso listar também como ponto positivo a simplificação da comunicação entre estudantes, pais e colégio — afinal, a tecnologia centraliza tudo e torna a troca de informações mais práticas.

Quer que seu colégio aproveite esses e outros benefícios de forma plena? Vou destacar aspectos que ajudam a empregar o avanço tecnológico corretamente no aprendizado. Acompanhe!

1- Conheça o público

Por mais que a instituição de ensino tenha boa vontade em assimilar as técnicas de como oferecer aulas online, um estudo do público-alvo é fundamental para atingir os objetivos propostos. A recomendação é fazer uma análise dos alunos para verificar a melhor forma de usar a tecnologia.

É o primeiro passo que deve ser dado por uma instituição de ensino para disponibilizar o conteúdo de maneira digital. Isso porque não basta usar tecnologia, é preciso entender como ela vai ser recebida pelos estudantes e professores.

Todos precisam estar cientes, por exemplo, de como um software deve ser usado para assistir às aulas ou para fazer exercícios e entregar avaliações. Se isso não for desenvolvido com base no perfil dos alunos e docentes, o risco de haver grandes dificuldades na implantação será alto.

2- Estruture o conteúdo

Depois de identificar o perfil dos estudantes, a segunda tarefa é organizar a montagem do conteúdo a ser apresentado. É uma iniciativa vital para facilitar a adaptação dos alunos e ajudá-los a alcançar um melhor desempenho.

O ideal é pensar em um tempo de aula para professores e estudantes não ficarem muito cansados. Dependendo da idade dos alunos, ficar uma hora direto na frente do notebook, por exemplo, pode ser prejudicial para o aproveitamento.

Além do fator tempo, deve haver um período da aula para tirar dúvidas. Assim, o professor tem um contato mais próximo com os estudantes, o que colabora para haver uma maior interação e tornar a atividade mais dinâmica.

Outra ferramenta interessante, ao avaliar boas práticas de como oferecer aulas online, consiste no uso de vídeos. Todavia, é preciso bom senso para a utilização as ferramentas de forma estratégica e deixar o ensino mais divertido e produtivo.

3- Incentive a participação dos alunos

Se, no modelo tradicional, o monólogo do professor torna a aula pouco interessante, isso se torna ainda mais evidente nas aulas online. A prática pode deixar o aluno entediado e sem vontade de acompanhar devidamente o conteúdo.

Por isso, é indispensável adotar meios para incentivar a participação dos estudantes. Desse modo, o professores pode pedir para o aluno responder as questões durante a correção das atividades, por exemplo. Outra maneira é solicitar a opinião dos alunos, após a leitura de um texto.

Além disso, é necessário reservar tempo para a revisar atividades e retirar de dúvidas. Envolver os estudantes deve ser uma prioridade do professor, pois é uma alternativa necessária para enriquecer o aprendizado.

4- Priorize a postura dos professores

É necessário capacitar os docentes para as aulas online antes de investir em ferramentas tecnológicas. Afinal, eles precisam ter segurança para usar os recursos digitais (dispositivos móveis, sistemas etc.) para apresentar as informações de maneira adequada.

Além disso, é relevante conscientizar o professor de que a aula online deve ser feita com o máximo de profissionalismo possível. Mesmo que não esteja na instituição de ensino, o docente deve manter uma postura correta.

Em outras palavras, deve usar linguagem, roupas e postura corporal adequadas para o momento. Desse modo, é importante se portar bem. Afina, isso influencia no comportamento do estudante durante as aulas.

Saiba investir em recursos tecnológicos

Mesmo que haja uma grande dedicação de gestores e docentes, disponibilizar aulas online ainda pode ser desafiador, afinal, são muitos detalhes que precisam ser avaliados com bastante atenção. O principal deles, talvez, envolve o uso de mecanismos para a transmissão das aulas ser feita com boa qualidade. O que fazer nesse sentido?

Câmeras e microfones

As câmeras viabilizam a reprodução e gravação de imagens de forma correta. Outro fator importante é a questão do áudio — os alunos precisam ouvir o professor com clareza, e sem isso a aula não será boa. Assim, se o docente puder utilizar um bom microfone, facilita muito a compreensão das informações repassadas.

Plataforma de aulas

É necessário que haja cuidado na escolha da plataforma de disponibilização das aulas. Afinal, o software precisa ser eficaz. Assim, o risco de haver interrupções durante as aulas será bem menor, o que é vital para envolver os alunos e garantir um bom aprendizado.

Por fim, ressalto: a instituição de ensino precisa usar uma ferramenta que seja de fácil acesso e uso pelos professores e estudantes. Além disso, deve contar com um suporte adequado para resolver eventuais problemas no software rapidamente. Dessa forma, vai contribuir para todos os membros da comunidade escolar ficarem mais tranquilos e seguros ao adotar o modelo digital de ensino.

O planejamento e o bom senso são fundamentais para não haver erros na hora de como oferecer aulas online. Ao adotar boas práticas ligadas ao uso estratégico da tecnologia, o colégio aumenta as chances de engajar professores e alunos.

Se deseja acompanhar dicas sobre o uso da tecnologia na educação, vale a pena nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube). Afinal, o conhecimento nos ajuda a visualizar novos horizontes.