Gestão de Marketing Educacional para escolas: como utilizar a ferramenta de gestão da Activesoft para reter alunos

  • Colina Tech

  • 1 ano atrás

  • 7 min de leitura

imagem de mulher branca analisando painel com gráficos para ilustrar blogpost sobre gestão de marketing para escolas

Captar alunos é fundamental para a sustentabilidade das escolas, mas reter os que já estão na casa é tão importante quanto atrair novos estudantes. Nesse sentido, é importante dar atenção para a gestão de marketing da escola, desenvolvendo estratégias e ações para tornar a sua instituição de ensino cada dia mais atrativa para os alunos mais antigos.

O cenário de instabilidade no país mostra uma realidade difícil enfrentada pelos gestores de escolas da rede privada. É crescente o número de alunos que não permanecem mais que dois anos letivos na mesma instituição de ensino. 

Essa realidade é prejudicial aos estudantes, já que afeta o seu desenvolvimento acadêmico. É importante destacar que, quanto mais tempo o aluno permanece no mesmo ambiente educacional, mais facilidade na aprendizagem ele terá, além de colaborar para melhorar o relacionamento com outros colegas em sala de aula.

Infelizmente, a retenção de alunos não é considerada uma prioridade em muitas escolas. Essa é uma falha grave cometida por diversos gestores e que não faz o menor sentido, já que não adianta empregar esforços para trazer alunos para a instituição se não há estratégias para mantê-los na escola por um bom tempo.

É possível mudar esse cenário com ferramentas que estão ao seu alcance, como o sistema de gestão escolar. No conteúdo de hoje, você vai ver como a solução da Activesoft pode ajudar a sua escola nas ações de gestão de marketing para reter seus alunos. Boa leitura!

Retenção de alunos: o que você precisa saber para otimizar a gestão de marketing da sua escola

A retenção de alunos pode ser conceituada como um conjunto de práticas e metodologias aplicadas pelas escolas visando garantir que os alunos matriculados sigam a sua jornada acadêmica até o fim do curso e obter o seu certificado de conclusão.

Há algumas iniciativas que englobam o processo de retenção dos alunos, que podem variar conforme a metodologia de ensino aplicada pela escola, pois a instituição é avaliada por esse quesito.

O processo de retenção de alunos pode ser estruturado considerando os aspectos que afetam diretamente a continuidade do aluno na escola, os quais são:

Aspecto acadêmico

O aspecto acadêmico tem o objetivo de monitorar o desempenho escolar do aluno, analisando suas notas e frequências.

Esse ponto é essencial, já que notas baixas são vistas como um dos principais motivos para que os estudantes abandonem a escola ou migrem para outra instituição de ensino.

Aspecto financeiro

Essa dimensão é responsável por acompanhar o aspecto financeiro dos alunos, visando identificar os casos de adimplência, inadimplência, estudantes bolsistas e beneficiados por financiamento.

Da mesma forma que a baixa performance acadêmica, o fator financeiro é um dos principais agentes que impactam a retenção de alunos nas escolas. 

Assim, dar atenção a esse fator é de grande utilidade para as instituições de ensino, principalmente em cenários de instabilidade financeira.

Aspecto comportamental

O aspecto comportamental visa acompanhar a postura e proatividade dos alunos, avaliando o seu comportamento em sala de aula e em outros ambientes extraclasse, como as redes sociais e a ouvidoria da instituição.

É necessário dar toda a atenção possível a maneira como os alunos aplicam a sua comunicação, sentimentos e opiniões, especialmente durante a sua passagem pelo ensino básico, já que é um estágio da vida dos estudantes onde diversas mudanças e descobertas acontecem. 

Esse momento pode trazer sentimentos comuns da idade, como insegurança e questionamentos, refletindo nos resultados escolares.

Aspecto geográfico

Esse ponto tem o objetivo de observar quanto tempo o aluno leva para chegar até a escola. Assim como os aspectos anteriores, o geográfico também prejudica o desempenho dos alunos. Já eles podem perder o interesse em continuar os estudos em virtude do longo caminho percorrido diariamente para chegar à instituição de ensino.

Quais as vantagens para a gestão de marketing da escola em investir na retenção de alunos?

Existem benefícios evidentes da retenção de alunos para as escolas, graças aos esforços da gestão de marketing da instituição. 

Confira a seguir os ganhos que a sua escola pode obter ao priorizar a retenção de alunos:

Progresso dos alunos

Como já dito no início do texto, a troca frequente de ambiente escolar compromete o desempenho dos alunos por diversos fatores, como por exemplo, a diferença entre a forma de ministração do conteúdo e a metodologia de ensino das novas instituições. Sem falar que o processo de adaptação nessas escolas pode levar um tempo considerável.

Porém, a permanência duradoura numa mesma escola possibilita aos estudantes se habituarem ao método de ensino, à abordagem dos conteúdos e ao sistema de avaliação da instituição. 

O resultado é um melhor aproveitamento dos alunos, percebido através das notas, viabilizando a mensuração do aprendizado adquirido.

Maior interação entre professores e alunos

Outro benefício proporcionado pela retenção de alunos é uma maior aproximação entre professores e alunos. Com isso, os docentes saberão aproveitar o perfil de cada aluno, otimizando os aspectos cognitivos que refletirão nos resultados obtidos.

Ao longo do ano letivo, os professores serão capazes de reconhecer as necessidades e as habilidades dos estudantes, elaborando soluções individuais para que cada aluno consiga alcançar todo o seu potencial.

Clima da sala de aula

Quando os estudantes passam muito tempo na mesma instituição de ensino, eles conseguem interagir melhor uns com os outros. Isso promove o desenvolvimento de laços afetivos com outros alunos e também com os colaboradores da escola. 

Essa convivência estimula os esforços para o alcance de objetivos em comum, entendendo os obstáculos encontrados durante a jornada e desenvolvendo estratégias para vencê-los. 

Além disso, é possível notar a existência de um sentimento de pertencimento a uma equipe. Esse recurso é essencial para a melhoria constante dos processos internos da instituição e dos resultados de todos que fazem parte da comunidade escolar.

Integração dos pais e responsáveis

A retenção de alunos é uma excelente oportunidade para melhorar o relacionamento entre a família e a escola. Essa iniciativa permite integrar os pais e responsáveis à comunidade escolar através de eventos e outras ações semelhantes incluídas no calendário acadêmico da instituição.

A presença das famílias na escola possibilita que elas conheçam a estrutura do local e criem conexões umas com as outras, além de conhecer de perto os profissionais que trabalham para garantir o funcionamento da instituição.

Dessa forma, elas pensarão bem antes de levar os alunos para estudar em outras escolas, já que seus filhos estarão acostumados com o ambiente e deixar para trás essa relação sólida pode resultar em perdas significativas para os estudantes.

Confiança

A fidelização dos alunos é um hábito que deve ser priorizado nas escolas visando garantir a satisfação das famílias e dos estudantes. 

Essa relação de aprovação é crucial para elevar a credibilidade da instituição, consolidando a marca da escola, além de ser uma ação bem-sucedida da gestão de marketing para a atração de alunos.

Todo esse cenário é propício para a que o marketing boca-a-boca ganhe fôlego, já que é comum que pessoas satisfeitas com um produto ou serviço de uma marca tenham o hábito de indicá-la espontaneamente para outras pessoas, o que acaba sendo uma ação publicitária sem custos adicionais para a escola.

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Como o sistema de gestão escolar da Activesoft pode potencializar a gestão de marketing da sua instituição?

Até o momento, vimos a importância da gestão de marketing da sua escola focar na retenção de alunos através de pontos relevantes sobre o tema.

Alguns gestores escolares podem pensar nessa demanda como algo difícil de executar, sendo que esse argumento é incompatível com a realidade vivenciada por muitas instituições da rede privada.

É indiscutível como a tecnologia vem sendo uma grande aliada na rotina de milhares de pessoas em todos os aspectos. As soluções tecnológicas, cada vez mais avançadas, vêm transformando a realidade de diversas organizações de todos os segmentos e não seria diferente com as que atuam na área da educação.

Isso acontece graças à utilização de um software de gestão escolar eficiente. A ferramenta traz ferramentas  diversas capazes de potencializar toda a gestão da escola, ajudando a otimizar a rotina de todos os setores da instituição.

O recurso armazena informações diversas, como, por exemplo:

  • histórico escolar dos alunos;
  • cadastro dos inadimplentes;
  • alunos contemplados com ações de filantropia, através de concessão de bolsas de estudos e também de descontos comerciais; 
  • seleção e formação de turmas;
  • gerenciamento do fluxo de caixa;
  • incorporação dos pagamentos.

Os professores também são contemplados através do acesso do diário de classe online , além de utilizar outras soluções offline

Um software de gestão escolar promove benefícios diversos para os docentes e para a instituição no geral: indicadores educacionais, sistema de avaliações, a comunicação entre a escola e os pais e responsáveis, o gerenciamento da biblioteca, além de gráficos de desempenho escolar.

A retenção de alunos é primordial para a permanência de uma escola no mercado. Mas para mantê-la ativa, oferecendo um ensino de alta qualidade e prestando um serviço de excelência a toda a sociedade, é preciso investir em soluções efetivas que auxiliem as ações já realizadas pela instituição.

Com isso, faz sentido contratar um sistema de gestão escolar que tenha, entre outras funções, recursos que ajudem na gestão de marketing da sua escola com ações efetivas para melhorar os índices de retenção de alunos.

A Activesoft é referência no mercado de sistemas de gestão educacional. A nossa solução divide-se em três vertentes: gestão acadêmica, gestão financeira e gestão complementar. 

Um sistema completo, que abrange todos os setores da escola. Isso inclui oferecer todos os recursos para reforçar as ações de marketing visando elevar a retenção de alunos.

Uma das funcionalidades que o nosso sistema possui é o app Agenda Online. Através dele, é possível estabelecer uma comunicação objetiva e segura, sem qualquer falha entre os interlocutores.

Com essa ferramenta, a sua escola pode:

  • trocar mensagens com alunos, pais e responsáveis (semelhante ao WhatsApp);
  • fortalecer a comunicação escola-família (contato entre pais, responsáveis e a coordenação da instituição;
  • enviar notificações de ações variadas do sistema, como ocorrências registradas pelos gestores e lançamentos das entradas e saídas dos estudantes;
  • divulgar notícias, eventos e ações de marketing através de comunicados;
  • possibilitar o acesso aos alunos, pais e responsáveis a informações e arquivos importantes, graças à integração da Agenda Online com o Portal Web. Com isso, estarão disponíveis dados e documentos, como: boletim, agenda, 2 via de boletos, relatório de consumo na cantina, registro de entrada e saída dos alunos, etc.

Todas essas iniciativas ajudarão a melhorar a percepção que os alunos e seus familiares têm sobre a escola, já que será possível notar o cuidado da sua gestão através do uso da tecnologia, oferecendo diversas facilidades para acompanhar o desempenho dos estudantes e tratar de outros assuntos de forma prática e ágil.

Conclusão

Priorizar a retenção de alunos é tão importante quanto direcionar esforços para atrair novos para a sua escola. 

Criar estratégias para manter os mais antigos na instituição é fundamental para o sucesso de todos: dos estudantes, pelo seu desenvolvimento acadêmico e alcance de objetivos nesse âmbito e da escola, vista como um ambiente completo que oferece tudo o que os alunos necessitam.

Contar com a ajuda da tecnologia através de um sistema de gestão escolar para otimizar a gestão de marketing da sua escola e consequentemente alavancar os índices de retenção de alunos.

Se o conteúdo de hoje te ajudou a compreender a importância do investimento na retenção de alunos através da gestão de marketing da sua escola, fale com um especialista da Activesoft agora mesmo e saiba o que mais o nosso sistema de gestão escolar pode fazer para ajudar aumentar a permanência dos estudantes por um longo tempo na sua instituição. 

Colina Tech

16.01.2023