Relacionamento família e a escola: otimize a sua comunicação interna!

  • Colina Tech

  • 2 anos atrás

  • 5 min de leitura

Escola trabalhando com o relacionamento entre a família e a escola

Um ponto primordial para manter o relacionamento entre a família e a escola é aprimorar a comunicação educacional como um todo.

Pode parecer amplo, mas existem meios e estratégias comunicacionais que facilitam este processo e proporcionam uma experiência interessante para ambas as partes.

Deseja saber um pouco mais sobre o assunto? Continue lendo este conteúdo.

Tenha uma ótima leitura!

A importância da comunicação para o relacionamento entre a família e a escola

A comunicação escolar deve ocorrer entre todas as partes do ambiente escolar – direção, funcionários, pais e alunos. No entanto, para que tudo funcione efetivamente fora da direção, o primeiro passo é a comunicação interna e o alinhamento.

Não adianta querer passar a informação para o público externo, sem nem mesmo as pessoas que trabalham na escola terem noção do que está acontecendo lá. Nesse sentido, uma comunicação interna bem elaborada torna o trabalho mais eficiente e conecta funcionários e gestores.

Além disso, ela define muito sobre o planejamento escolar, determinando atividades e metas durante o ano letivo. Para tornar a comunicação interna eficaz, sempre viabilize reuniões conjuntas, com toda a equipe, mantendo todos na mesma página.

Definir metas e agendas juntos, estando sempre abertos a feedbacks também é uma ótima sugestão. Uma boa gestão da comunicação escolar é construída com todos os membros do ambiente institucional.

As vantagens da tecnologia na comunicação e no relacionamento entre a família e a escola

Hoje, é impossível falar em comunicação sem mencionar os avanços tecnológicos da área. Quando se trata de um relacionamento família-escola, ambas as partes podem se beneficiar de um sistema integrado de informações. Com um aplicativo de gestão, cada departamento poderia receber facilmente os dados mais relevantes para suas atividades, sem se preocupar em expor detalhes sensíveis para o público externo.

Por exemplo, pais de alunos poderiam receber informações sobre o aprendizado e desempenho de seus filhos diretamente de seu celular, fechando uma das maiores lacunas na gestão escolar. Por meio de recursos como o Portal do Aluno, podemos atender às necessidades de professores, alunos e pais ao mesmo tempo. Quando aliado a uma estratégia de marketing, o sistema de comunicação escolar torna-se um fator metodológico único.

Como aplicar estratégias de comunicação no ambiente escolar

Para melhorar a comunicação nas escolas, é importante olhá-la de várias perspectivas. Como melhorar a comunicação entre os professores? E entre os responsáveis? Cada um requer um meio. Abaixo, listamos algumas dicas que vão tornar seu processo de comunicação mais fácil do que você imagina.

1. Memorando pode ser uma boa opção

O memorando parece carregar o fardo burocrático, mas pode ser um ótimo companheiro para agendamentos simples. Durante a semana, recebemos muitos e-mails, mensagens, cartas, etc. Os memorandos são uma maneira de organizar todos os assuntos importantes.

Em suma, todas as informações mais básicas e acionáveis ​​podem ser colocadas em um memorando. Em pouco tempo, você estará se concentrando no que é importante: metas para a semana, insights importantes, observações, prazos e um calendário.

Um memorando pode ser criado para todas as segundas-feiras, por exemplo, e colocado em um ambiente visível onde todos o lerão. Por isso, prestar atenção nele se tornará um hábito da equipe. Além disso, você pode escrever seu texto em um tom despreocupado. Assim, ficará livre do fardo da comunicação burocrática.

2. Simplifique com reuniões informais

As reuniões formais são as mais importantes, mas a criação de reuniões informais, como o chá semanal com os professores, pode ser uma excelente alternativa. Em vez de ficarem presos à formalidade, eles trazem a discussão para um relacionamento pessoal. Os cafés podem facilitar a comunicação e permitir a discussão de questões menos importantes, mas vitais para melhorar o ambiente escolar.

3. Utilize informes através de e-mails

O e-mail é uma das formas de comunicação mais antigas da era digital, por isso não deve ser jogado fora. Em vez disso, a ferramenta pode ser útil para criar projetos, agendar, carregar arquivos e solucionar problemas. As escolas podem ter uma política educacional que promova o bom uso do e-mail nas comunicações escolares, mesmo envolvendo os alunos.

4. Use e-learning na comunicação escolar

O Ensino a Distância (EAD) é uma das facilidades que surgiram após a revolução impulsionada pela Internet. A tendência é que o ensino a distância ocorra cada vez mais nos ambientes escolares.

A conexão com essa tecnologia é fundamental para garantir que mais recursos estejam disponíveis para auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. Por exemplo, enquanto fazem o dever de casa, se tiverem alguma dúvida, podem entrar em contato diretamente com o professor.

5. Seja transparente em seu site

É importante manter as principais informações sobre a escola no site institucional. Além de apresentar a estrutura da escola e os métodos de ensino, esses sites também podem fornecer serviços de consulta e resolução de problemas.

Portanto, pais e parceiros podem resolver algumas dúvidas sem precisar entrar em contato diretamente com a escola. Além disso, os próprios professores podem criar sites e projetos web para suas aulas, melhorando a comunicação na gestão da classe.

6. Use mídias sociais

A mídia social é uma espécie de “espelho social” que as escolas devem manter. Por exemplo, Facebook, Twitter e LinkedIn são ferramentas muito úteis para a instituição estabelecer uma comunicação direta da escola com o mundo, e não devem ser desperdiçadas.

7. Facilite com o WhatsApp

Desde o advento do WhatsApp, diversas empresas têm explorado a ferramenta devido à sua facilidade de comunicação e até mesmo de gerenciamento de projetos. Os grupos são importantes para manter a equipe unida e caminhando em direção ao objetivo. Problemas simples podem ser resolvidos rapidamente com um smartphone. Esses grupos, inclusive, podem auxiliar professores, equipes, orientação e até aulas.

8. Canais para comunicação com os pais

Nos negócios, as empresas precisam fornecer meios de comunicação rápidos e eficientes. Especialmente nos dias de hoje, as pessoas querem soluções e respostas rápidas de problemas. A mesma situação se reflete com uma escola. Dar aos pais uma maneira de se comunicar rapidamente pode ser uma grande jogada. Você pode fazer isso usando canais em seu site e softwares eficientes, sobre os quais falaremos mais adiante.

9. Realize pesquisas internas

As pesquisas são sempre uma excelente ferramenta para melhorar o gerenciamento. Além de fornecerem informações geralmente não disponíveis para a liderança, elas mostram a perspectiva de alguém além dos muros da instituição. Elas podem ser aplicadas semestralmente ou anualmente, abordando os problemas mais diversos e em diferentes setores. Uma pesquisa com os pais, outra com os estudantes e uma última com professores e funcionários, por exemplo.

10. Automatize com um software de gestão escolar

Todas as recomendações aqui são importantes para melhorar a comunicação dentro da escola, mas essa é a principal delas. Como um software pode integrar os mais diversos recursos, muitas de nossas recomendações apresentadas acima podem ser facilmente aplicadas através dele.

Um software de gerenciamento escolar melhorará a comunicação por meio da integração e de processos de gerenciamento. Por exemplo, pais e alunos podem acessar informações importantes, como notícias ou boletins, por meio de um site ou de um aplicativo.

As vantagens não param por aí: com módulos EAD e sistemas de comunicação mais eficientes, uma maior rapidez e eficiência contribuem no trabalho daqueles relacionados ao processo escolar. Isso porque a gestão acadêmica é realizada de maneira automática, com a geração de relatórios, boletins, declarações e históricos. Inclusive, por que não adicionar uma agenda escolar digital?

Também existem benefícios no gerenciamento de fluxo de caixa. Com a relação de devedores em mãos, o gestor consegue reduzir bastante as taxas de inadimplência escolar, aplicando correções e estudando as melhores formas de cobrança.

Conclusão

Conseguimos perceber neste conteúdo, que a comunicação vai muito além de uma escolha, e sim, uma decisão que precisa ser realizada pela escola como um todo, tanto o relacionamento interno quanto o externo.

A organização e o planejamento são pontos primordiais para que tudo funcione como o combinado, lembrando que, imprevistos acontecem e saber lidar com eles também faz parte do processo.

Nós, da Activesoft estamos sempre buscando aprimorar os nossos processos usando a comunicação ao nosso favor, pois entendemos que ela é essencial para uma ótima gestão educacional. Esperamos que ela também proporcione experiências satisfatórias para você.

Caso queira saber um pouco mais sobre o assunto, ou saber como podemos te ajudar com isto, entre em contato com a nossa equipe. Iremos adorar te ajudar!

Colina Tech

14.10.2022