Avaliação escolar: como ser assertivo nesse processo

  • Activesoft

  • 2 anos atrás

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avaliação escolar

Durante os últimos anos, a forma de aprendizagem dos estudantes vem mudando. Com isso, a avaliação escolar também precisa passar por algumas mudanças para se adequar ao novo formato de ensino. 

Algumas escolas e professores preferem utilizar a prova convencional para medir o desempenho dos alunos e se eles aprenderam os conteúdos transmitidos no ambiente escolar. Já outros, experimentam novas metodologias como forma de analisar o aprendizado e também para inovar no ensino.

Entretanto, existem alguns métodos alternativos em relação à avaliação tradicional. Eles podem indicar como está sendo construído o desenvolvimento do aluno, além de oferecer uma visão mais ampla do processo de ensino-aprendizagem ao professor.

Fazer uma boa avaliação escolar em sala de aula é fundamental. Observar a participação pode dizer não apenas do desempenho do estudante nas disciplinas, mas, também, sobre o seu bem-estar no ambiente escolar.

Afinal, quando ele não está adequado, o processo de aprendizagem pode ficar comprometido.

Por isso, é preciso fazer uso de meios eficientes para que a análise seja feita da melhor maneira e, assim, o aluno obtenha avaliação correta.

Para te ajudar, separamos algumas dicas de como trabalhar a avaliação escolar e ir além do tradicional, inovando assim nesse processo. 

Confira! 

Apresentações

Aparentemente simples, mas muito necessária, as apresentações motivam e ajudam os estudantes a aprenderem o conteúdo melhor, já que eles podem se preparar com tempo para pesquisar e repassar aos colegas todo o conhecimento adquirido.

Além disso, ainda na sala de aula é possível que os alunos desenvolvam sua oratória, habilidades de apresentação e comunicação, se preparando assim para os desafios enfrentados para além da sala de aula. 

Avaliação escolar entre alunos

Nesse método, são os próprios alunos que avaliam os trabalhos dos outros colegas de turma. Contudo, o professor precisa oferecer o apoio necessário para a realização dessa tarefa, assim como falar sobre os feedbacks que deverão ser dados, ou seja, cada ponto necessário para a avaliação.

É interessante que antes de aplicar esse tipo de avaliação seja feito um mini treinamento com os alunos para ensiná-los como deve ser feito esse processo.

Autoavaliação

Estimular os alunos a fazerem uma auto avaliação sobre determinada matéria é um dos métodos de avaliação que fornece ao professor uma maneira de analisar o que e como melhorar seu processo de ensino.

Além disso, os estudantes têm a oportunidade de desenvolverem seu senso crítico e refletirem sobre os temas em que precisam se esforçar mais em aprender.

Definição de objetivos

Por meio dessa proposta, o professor estabelece as metas de ensino, a fim de definir, claramente, o que os alunos irão aprender, as habilidades que serão desenvolvidas e as atitudes que eles precisam tomar para alcançar tais metas. 

Feito isso, o professor exibe um mapa para que todos façam sugestões de mudanças e melhorias no que será ensinado. Dessa forma, os alunos também estão atuando de forma proativa no seu processo de ensino-aprendizagem. 

Avaliações atreladas a elementos do cotidiano

Para preparar os estudantes para lidar com problemas reais, é importante que as avaliações façam sentido dentro do contexto em que ele vive. Incorporar elementos do dia a dia aos processos ajuda os alunos a conectarem o conteúdo à sua realidade e geram a percepção de sentido às atividades.

Neste contexto, considerar tarefas desenvolvidas fora da sala de aula também podem ser uma alternativa. Isso não só é motivador, mas também dá aos alunos a oportunidade de construir ligações entre o que eles aprenderam e sua vida real.

Relatório individual

O relatório individual nada mais é que uma redação produzida pelo aluno ao final de alguma atividade ou projeto desenvolvido. É por meio desse texto que o professor consegue medir com exatidão o grau de absorção do conteúdo do aluno.

Assim, é possível realizar uma reorientação de todo processo, já que ele é um ótimo indicador da compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula e o professor pode planejar novas práticas de ensino, conforme a dificuldade apresentada nos relatórios.

Avaliação escolar por competência

Na avaliação por competência, cada aluno pode possuir um conjunto de habilidades a serem avaliadas. Esta flexibilidade permite que em cada disciplina e etapa o aluno possa ter sua avaliação personalizada.

Não existe cálculo ou verificação automática das metas para determinar se o aluno será ou não aprovado. Este critério sempre será da escola.

Avaliação por relatório 

Esse tipo de avaliação é utilizada para descrever textualmente o desempenho e a evolução do aluno em cada disciplina a cada ciclo, por parte do professor, diferente do relatório individual que citamos mais acima.

Esse tipo de avaliação atende a uma grande demanda da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino fundamental.

Avaliação escolar por meio de um software

Nessa proposta, o objetivo é fornecer ao professor uma variedade de recursos tecnológicos para ajudá-lo na avaliação e administração de informações diárias. 

As últimas avaliações que citamos fazem parte de um conjunto de avaliações que disponibilizamos por meio de nosso sistema e tem sido adotada por mais de 1000 escolas em todo o país. 

Com esse tipo de ferramenta, o professor poderá otimizar seu tempo na escola, o que lhe garantirá maior qualidade no desenvolvimento das suas funções.

Assim, para ser assertivo no processo de avaliação escolar é necessário que a escola adote algumas dessas estratégias e sobretudo um sistema de avaliação, para que cada vez mais os alunos sejam avaliados de forma eficiente.

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