O que são trilhas de aprendizagem e como aplicá-las na escola?

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 5 min de leitura

trilhas-de-aprendizagem

Todas as pessoas são diferentes, e cada uma delas aprende mais de determinada forma. Por essa razão, os tradicionais treinamentos podem não ser efetivos para todos os profissionais de uma escola. É nesse sentido que é possível perceber a necessidade de se adotar métodos mais eficazes, como as trilhas de aprendizagem, que são caracterizadas como ações que otimizam e personalizam a forma de aprender.

Tal ferramenta proporciona grandes vantagens para a transposição do conhecimento. Com as trilhas de aprendizagem, o desenvolvimento dos profissionais em treinamento fica mais diversificado e fácil, aprimorando ainda mais suas habilidades e suas competências.

Quer saber o que são as trilhas de aprendizagem, como funcionam e de que forma podem potencializar os resultados de suas capacitações? Continue acompanhando o texto e aproveite! 

O que são e como funcionam as trilhas de aprendizagem?

Podemos dizer que as trilhas de aprendizagem são simplesmente sequências de atividades de capacitação que um funcionário precisa realizar para conquistar determinado conhecimento.

Vale lembrar-se de que tal sequência é estabelecida por um gestor e que precisa conter todos os requisitos necessários para que o colaborador consiga desenvolver-se dentro de uma temática específica.

O objetivo principal dessa estratégia é contribuir para o desenvolvimento contínuo do colaborador, garantindo melhores resultados para a escola. Os seguintes recursos podem ser empregados no processo de aprendizagem das trilhas: livros, artigos, vídeos, podcasts, aulas, games, questionários, grupos de discussão, entre outros.

Elas têm como base a teoria de competências e, por isso, relacionam conhecimento prático e teórico para atingir um objetivo final. Dessa forma, a associação entre teoria e prática vai possibilitar um grande conhecimento final para o aluno.

O processo envolvido nas trilhas de aprendizagem não tem preocupação restrita somente com a aquisição do conhecimento, pois ele também se preocupa com a pré e com a pós-aprendizagem, sobretudo, com relação à aplicação prática do aprendizado.

Isso quer dizer que, ao usar trilhas de aprendizagem, o colaborador vai absorver o conhecimento e praticá-lo durante todo seu desenvolvimento.

Quais são os seus benefícios?

As trilhas de aprendizagem, devido às suas características próprias, podem gerar grandes vantagens para a escola e seus colaboradores. Veja, a seguir, as principais!

Promovem a autonomia do colaborador

As trilhas de aprendizagem, por permitirem que o colaborador escolha o melhor caminho para se desenvolver, colocam-no como um protagonista do seu processo de aquisição do conhecimento. Dessa forma, ele passa a ter a responsabilidade principal pelo seu conhecimento e por sua capacitação dentro da escola.

Dessa forma, a equipe ganha autonomia durante todo o processo de capacitação. Isso, é claro, aumenta a motivação e o engajamento de cada pessoa, potencializando a produtividade, a aprendizagem e os resultados da escola.

Alinham os objetivos da escola e do funcionário

Ao utilizar as trilhas de aprendizagem, é possível oferecer várias ferramentas para que o profissional desenvolva mais de uma competência. Desse modo, ele pode escolher quais trilhas deseja realizar.

A partir de então, o colaborador começa a unir suas aspirações de carreira e profissionais com as da escola. Isso aumenta sua satisfação e, consequentemente, sua produtividade. Afinal de contas, ele desenvolve as habilidades necessárias para realizar suas funções, ao mesmo tempo que consegue capacitar-se nas áreas em que tem maior interesse.

Desenvolvem o profissional de maneira mais individualizada

As trilhas de aprendizagem permitem que o profissional adapte todos os métodos de desenvolvimento ao seu próprio perfil. Ou seja, o colaborador tem a possibilidade de escolher a melhor maneira de cruzar cada uma das trilhas — e, obviamente, isso individualiza seu progresso, o que aumenta o impacto para ele e para a instituição.

Permitem a generalização

As trilhas permitem uma generalização de comportamentos. Pois, as competências adquiridas pelos colaboradores serão empregadas dentro dos diferentes setores da instituição de ensino. Então, o funcionário melhora a qualidade e a produtividade do trabalho entregue nas variadas funções que exerce.

OUTRO CONTEÚDO PARA VOCÊ: ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO NOVO ENSINO MÉDIO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Quais são os tipos de trilhas de aprendizagem?

Quanto aos modelos de organização dos módulos de aprendizagem (os passos que vão ser completados ao longo da trilha), existem dois tipos de trilhas de aprendizagem: as lineares e as agrupadas. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas!

Linear

No modelo de organização por módulos os objetos de aprendizagem possuem uma sequência. Asso, é importante finalizar um para começar outro. Dessa forma, criador da trilha direciona o percurso do aluno. A trilha linear funciona para aprendizagens lineares. Ou seja, que possuem uma sequência lógica estabelecida.

Com exemplo podemos citar a aprendizagem das operações matemáticas. Pois, a compreensão do conteúdo depende da aplicação bem estabelecida da sequência pelo instrutor. Se o aluno não dominar o processo da adição, não vai conseguir aprender a multiplicação, a subtração e, menos ainda, a divisão.

A aquisição de um conhecimento nesse modelo de organização é ligada a um conhecimento anterior, o qual é útil para ser uma sustentação para construir um novo conhecimento. Os módulos em sequência levam o estudante em direção ao objetivo final, conforme o planejamento da trilha, e sem ter qualquer desvio.

Agrupado

As trilhas de aprendizagem agrupadas agrupadas em módulos não têm uma ordem predeterminada, somente um número mínimo de módulos de aprendizagem a ser concluído.

O estudante tem muito mais autonomia no seu processo de aprendizagem e vai poder escolher os módulos que considerar mais significativos, além da ordem de execução e muito mais.

É possível trabalhar um assunto que tenha diversas ramificações nesse modelo agrupado, já que não existe a necessidade de seguir determinada ordem. Afinal, os profissionais decidirão quais recursos disponibilizados pelo criador da trilha de aprendizagem irão utilizar.

É fundamental saber que, para que esse tipo de organização dê certo, os usuários precisam ter uma maturidade para lidar com a autonomia.

Os recursos de aprendizagem dos módulos não possuem ordem específica. Desse modo, os alunos podem escolher como consumir o conteúdo.

CONFIRA: IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR?

Como aplicar uma atividade de capacitação a partir das trilhas de aprendizagem 

O passo inicial para aplicar uma atividade de capacitação por meio das trilhas de aprendizagem é identificar os pontos críticos da escola, ou seja, o que precisa ser fortalecido em relação ao capital humano e as competências necessárias para que a instituição de ensino possa crescer. É preciso perguntar-se: quais habilidades e quais conhecimentos meus profissionais precisam desenvolver?

Com os profissionais em mente, antes de definir o que vai ser abordado nas trilhas de aprendizagem, é importante reconhecer, a partir de sondagens, os conhecimentos e as habilidades que eles já têm em relação ao ponto crítico que se quer fortalecer.

Podemos chamar esse exercício de reconhecimento de assessment, que é muito importante, pois busca evitar treinamentos desnecessários e repetitivos, ao agrupar os profissionais em níveis de conhecimento.

Com isso em mãos, o passo seguinte é “quebrar” o conteúdo em pequenas partes. Vamos a um exemplo: se o seu objetivo é formar um time em marketing educacional, é fundamental dividir esse conteúdo em módulos menores, como:

  • marketing de produto;
  • marketing digital;
  • outbound marketing.

Feito isso, para completar um módulo, é comum pedir ao participante para que faça uma prova, que vai garantir que ele sabe todo o conteúdo e que está realmente apto para colocá-lo em prática.

Vale destacar que as trilhas de aprendizagem podem ser estruturadas em atividades, como participações em workshops e eventos, seminários, mas também podem ser feitas de forma online: por meio de uma plataforma EAD, por exemplo.

Ao desenvolver os profissionais da escola de maneira contínua, a instituição de ensino vai desenvolver, também, sua capacidade de se adaptar a um ambiente que está em constante processo de mutação.

Além disso, para melhorar ainda mais o desempenho de toda sua equipe de colaboradores é muito importante contar com um sistema escolar que otimize tempo e reduza o retrabalho. Assim, os professores podem focar no que mais importa: educar!

Colina Tech

23.07.2020