fbpx
avaliação da aprendizagem

Avaliação da aprendizagem do aluno de forma virtual

17/06/2020 Por Conteudistas

Estamos vivenciando momentos de mudanças no cenário educacional, em que escolas terão que reestruturar a gestão e seu projeto político pedagógico em suas várias dimensões, para garantir a aprendizagem dos alunos nesses novos tempos.

O momento de aulas remotas trouxe ao educador um tema bastante complexo, a Avaliação da Aprendizagem. Uma vez que o distanciamento social entre educadores (mediadores) e alunos (protagonistas), dificultou esse processo, considerando nesse contexto os novos espaços de aprendizagem.

São constantes as perguntas de professores. A principal delas: como avaliar o aluno de forma virtual? 

Antes de tudo é necessário entender o real sentido da avaliação, para depois traçar os objetivos e os caminhos a seguir. Sendo assim, a mesma deverá estar em conexão com a proposta pedagógica da escola e com os objetivos de aprendizagens que o educador deseja atingir para esse período.

Esse é um momento de ressignificar as formas e os instrumentos que serão utilizados para se avaliar. Dessa forma, o professor deve estabelecer parâmetros como exemplo: entender onde o aluno está e onde ele deverá chegar.

Tipos de avaliação a serem aplicados na aprendizagem virtual:

Avaliação diagnóstica, registra seus pontos fortes e fracos de forma contínua, de modo a oferecer orientação no seu desenvolvimento e suprir as necessidades, por exemplo.

10-dicas-negociacao-de-mensalidadesPowered by Rock Convert

Outra forma é trabalhar na perspectiva da Avaliação formativa, que tem como função acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, no intuito de verificar se estão alcançando os objetivos propostos pela disciplina e por meios também de evidências adquiridas, que norteará o percurso a seguir e as ações a serem tomadas.

A autoavaliação é uma ferramenta importante para esse tipo de avaliação.

Avaliação por participação os professores devem engajar os alunos, estimular a interação, presença, além da participação e colaboração deles em sala de aula, nos momentos síncronos e assíncronos, entre alunos e professores.

Instrumentos que poderão ser realizados no momento virtual de avaliação:

● Aplicação de atividades e lista de exercícios, por meio de fóruns de discussão, mensagens diretas e comentários durante as aulas -Desenvolvimento de projetos – Elaboração de formulários ou quizzes -Pesquisas – Portfólios com fotos e produções – Resumo de capítulos.

ANDRÉA ALVES – Mestranda em Gestão e Organização de Centros Educacionais; Especialista em Inspeção Educacional; Pós graduanda em Direito Educacional; Consultora Educacional e Gestora da Anctec- Consultoria, treinamentos e cursos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert