fbpx
importância do planejamento financeiro

Qual a importância do planejamento financeiro para instituições de ensino?

25/05/2020 Por Marketing Activesoft

O planejamento financeiro é um importante instrumento, que permite a gestão financeira escolar executar todos os processos inerentes ao controle do capital da instituição de ensino. A sustentabilidade das entidades depende da competência do efetivo, de um bom planejamento escolar e da elaboração de um plano de investimentos bem estruturado.

Nesse contexto, a proposta deste artigo é mostrar por que cuidar da parte financeira de uma instituição é tão importante, sobretudo, diante de um cenário de incertezas e de instabilidade econômica.

Entenda o que é esse planejamento, para que serve e como funciona. Confira, ainda, como o uso de recursos tecnológicos, focados em gestão escolar, podem ajudar na criação e na execução do planejamento financeiro. Boa leitura!

Qual a importância do planejamento financeiro?

A boa gestão financeira de uma instituição escolar é imprescindível para a execução de todas as etapas que permitem exponenciar a rentabilidade e o controle do fluxo de caixa, a fim de assegurar que todos os recursos disponíveis sejam bem empregados.

Desse modo, a elaboração de um plano financeiro eficaz torna-se o pilar para o sucesso da entidade de ensino.

Assim como a escolha do processo pedagógico e das metodologias de ensino, priorizar um planejamento financeiro deve ser parte integrante da organização escolar. Na área educacional, esse é um instrumento de extrema relevância para a continuidade dos projetos da gestão.

Por meio desse plano de investimentos, é possível estabelecer prioridades e prever tudo o que poderá ser executado durante o ano letivo. Como parte importante desse processo, os líderes financeiros poderão traçar metas e propor ações que objetivem maior economia, além de identificar despesas desnecessárias. 

Vale ressaltar que um planejamento financeiro eficaz deverá envolver toda a equipe que atua direta ou indiretamente com os setores responsáveis pelas compras, despesas fixas e folha de pagamentos. Quando há integração dessas atividades, a gestão percebe o reflexo positivo na produtividade de todas as tarefas essenciais ao bom andamento da instituição. 

Quais as vantagens do planejamento financeiro para uma instituição de ensino?

Priorizar a organização do setor de finanças facilita a execução dos planos e projetos de uma instituição de ensino, além de evitar vários problemas. Elencamos algumas das principais vantagens da elaboração e execução de um planejamento financeiro para a sua unidade escolar. Veja quais são!

Otimização dos processos

Os gestores escolares precisam otimizar os processos internos e integrar todos os setores para obter resultados mais satisfatórios nas atividades de rotina.

Mas todo o trâmite pode se tornar inviável, caso haja falhas no orçamento ou atrasos de pagamentos de mercadorias, como livros, apostilas e outros insumos necessários. 

Na prática, esse é apenas um simples exemplo, que demonstra que o desempenho de qualquer setor da entidade de ensino depende da qualidade dos serviços prestados pela gestão financeira.

Redução de custos

Mesmo na atual conjectura econômica, resultante dos impactos da Covid-19 sobre a economia global, é possível perceber que a adoção de um plano de investimentos pode possibilitar bons resultados para as organizações de diferentes nichos.

No setor educacional, essa realidade não é diferente, visto que a gestão pode aplicar o plano financeiro de forma estratégica e experimentar uma considerável redução de custos. 

Ainda, pode-se melhorar, significativamente, a eficiência dos processos e minimizar erros recorrentes que colocam em xeque a qualidade dos serviços.

Além disso, diminuir custos operacionais, como de manutenção de equipamentos, de materiais de limpeza e mesmo com despesas fixas, por exemplo, taxas de água e de energia, farão grande diferença nas contas da instituição de ensino no final do mês.

Projeção dos investimentos futuros 

Além de influenciar a execução dos projetos educacionais, o planejamento financeiro ajuda a direcionar as tomadas de decisões quanto aos investimentos futuros.

10-dicas-negociacao-de-mensalidadesPowered by Rock Convert

Logo, utilizar esse recurso é importante na escolha das atividades mais adequadas à realização dos planos pedagógicos, o que eleva o nível de satisfação de alunos e professores com a experiência naquela instituição.

Assim, investir na elaboração de um planejamento financeiro mais completo possibilita abranger maior número de atividades propostas pela instituição de ensino.

Ao utilizar o plano de investimentos como base, a gestão de finanças pode propor novas ações de melhoria para a retenção de alunos.

Além disso, é possível elaborar relatórios, acompanhar os resultados e compará-los aos principais objetivos da entidade.

Redução da inadimplência

Reduzir a inadimplência e manter um saldo mais favorável à possibilidade de novos investimentos sem ter que se preocupar com as contas futuras é o sonho de todo gestor escolar.

Mas isso pode ser possível por meio da elaboração de um planejamento eficaz e de acordo com a real situação da instituição.

Controlar os impactos da inadimplência escolar é um grande desafio à organização, pois gera muita insegurança em relação às decisões sobre investimento em ações de melhoria para a instituição.

Logo, é preciso planejar cada detalhe da situação financeira para manter a sustentabilidade dos negócios, sem comprometer as atividades mais importantes.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como a tecnologia pode ajudar na execução do planejamento financeiro?

Independentemente do ramo de atuação, todos os empreendimentos precisam investir em sistemas de gestão financeira que utilizam softwares específicos. Assim, a gestão escolar não pode ter medo de apostar nas novas possibilidades tecnológicas, pois, do contrário, será absorvida pela concorrência.

Além do mais, sem esses programas, a instituição de ensino terá muita dificuldade em otimizar serviços e processos essenciais.

Por meio de um software de gestão, a liderança pode flexibilizar os compromissos, dedicar mais tempo às atividades acadêmicas ou, até mesmo, participar de ações e eventos que promovam a interação com os estudantes.

Somado a isso, o uso da tecnologia também ajuda a dinamizar o planejamento financeiro e pedagógico da instituição.

Outro aspecto favorável ao trabalho da administração é a possibilidade de explorar as ferramentas tecnológicas para facilitar os serviços de contas a pagar e a receber.

Esses softwares disponibilizam recursos diferenciados para integrar a entidade às instituições bancárias, o que facilita bastante as tarefas do setor financeiro.

Por fim, pode-se concluir que o sucesso dos empreendimentos no setor educacional tem relação direta com a criação e execução do planejamento financeiro.

Assim, quando bem aplicado, é possível integrar todo o sistema aos objetivos da gestão escolar, o que representa maior competitividade, fortalecimento da marca e maior solidez de mercado.

Precisa de consultoria especializada em Gestão Educacional? Então, entre em contato com a Activesoft e conheça todas as soluções!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert