Implementação do Novo Ensino Médio: como a tecnologia pode ajudar?

  • Colina Tech

  • 2 anos atrás

  • 6 min de leitura

O processo de implementação do novo ensino médio começou a ser posto em prática em escolas de todo o Brasil em 2022. As mudanças propostas no novo formato visam a oferta de um modelo de ensino mais eficiente, que atenda as necessidades e os anseios dos jovens que estão na última etapa do ensino básico. 

A dinâmica foca no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, por meio da flexibilização da grade curricular e da oferta dos itinerários formativos.  Dessa forma, no novo ensino médio, os alunos poderão escolher a área do conhecimento e as práticas com que mais se identificam para cursar durante os três últimos anos da educação básica. 

Com essa transformação, as escolas precisaram desenvolver estratégias para se adaptarem ao novo modelo, garantindo a competitividade. Por isso, as instituições que recorreram à tecnologia, saíram na frente, usufruindo de ferramentas que facilitam a adaptação da grade curricular e o gerenciamento das novas disciplinas

Para ilustrar os cenários nos quais o recurso se faz necessário para o processo de implementação do novo ensino médio e gestão do modelo, fizemos uma lista com os principais desafios enfrentados no processo e as ferramentas que auxiliam a superar os principais obstáculos. Confira!

  1. Fortaleça a comunicação com os alunos e suas famílias.
  2. Defina os itinerários formativos, trilhas de aprendizagem e disciplinas eletivas.
  3. Gerencie e ofereça os itinerários, trilhas de e eletivas com um software.
  4. Faça a matrícula na grade comum, itinerários e trilhas.
  5. Facilite o processo de alocação dos alunos nas turmas.
  6. Ofereça itinerários e práticas extracurriculares em instituições parceiras. 
  7. Otimize seu processo de aplicação e correção de atividades.
  8. Facilite a emissão virtual de documentos. 

Como se preparar para a implementação do Novo Ensino Médio?

Na implementação do novo ensino médio, as escolas precisam de ferramentas tecnológicas que auxiliem na implementação e gestão das práticas e disciplinas, matrícula, disponibilização da grade de horários e assegure a autonomia dos alunos no processo de matrícula, incentivando o protagonismo juvenil.

Confira: Novo Ensino Médio: tudo que você precisa saber

Implementação do Novo Ensino Médio: como a tecnologia pode ajudar?

1. Fortaleça a comunicação com os alunos e suas famílias 

É fundamental estabelecer um canal de comunicação seguro e eficiente com a comunidade escolar durante a transição para o novo formato. Nesse sentido, todas as mudanças precisam ser comunicadas de forma direta e assertiva, evitando ruídos e até mesmo possíveis problemas para a escola. 

Desse modo, um aplicativo de comunicação se torna um item essencial para escola  e o recurso ainda pode agregar valor à mensalidade, quando utilizado para reforçar o que a escola tem como diferencial.

2. Defina os itinerários formativos e trilhas de aprendizagem na implementação do Novo Ensino Médio

Quando o MEC instituiu o novo ensino médio, definiu como obrigatória a oferta das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os itinerários formativos e o aumento da carga horária das escolas. Todavia, o órgão regulamentador deu liberdade para as instituições definirem a distribuição e a oferta das práticas.

Dessa forma, as instituições que já contavam ou aderiram aos sistemas de ensino digital sentiram o impacto da nova grade curricular com menos intensidade.

Afinal, o recurso ajudou a suprir a demanda lançando novas funcionalidades para atender a proposta do novo ensino médio, com adaptações viabilizaram a construção dos itinerários formativos, disciplinas eletivas e trilhas de aprendizagem, facilitando a condução dos novos conteúdos pelas equipes pedagógicas.

Veja também: Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio: tudo o que você precisa saber

3. Gerencie e ofereça os itinerários, trilhas de aprendizagem e disciplinas eletivas com um software 

Depois de definir os itinerários, trilhas e práticas extracurriculares que serão ofertados para os estudantes, o novo desafio da escola é encontrar um modo eficiente e prático para organizar e disponibilizar as grades para os alunos. 

Nesse sentido, é importante ter em mente que, sem o auxílio de um recurso que facilite a disponibilização das formações, a organização pode perder dinheiro e competitividade. 

Com uma ferramenta de gestão acadêmica, as instituições garantem flexibilidade para oferecer, além de grade curricular comum, trilhas de aprendizagem, itinerários formativos e disciplinas eletivas. Desse modo, todas as grades podem ser disponibilizadas no site da instituição, facilitando também o processo de divulgação da novidade para toda a comunidade escolar.

4. Faça a matrícula na grade comum, itinerários e trilhas

Depois de definir e disponibilizar as novas grades, a escola precisa de um sistema ágil e descomplicado que auxilie na realização do processo de matrículas. Nesse sentido, é essencial ter uma ferramenta que garanta a celeridade e a organização dos profissionais da secretaria para otimizar o processo.

Com a ferramenta, a matrícula na grade comum curricular e itinerários formativos pode ser feita pela secretaria e a escola também tem a opção de liberar o acesso ao sistema para que o jovem se matricule nas trilhas e disciplinas eletivas de forma independente. A flexibilidade oferece a autonomia ao aluno, garantindo que ele seja protagonista da própria jornada.

5. Facilite o processo de alocação dos alunos nas turmas na implementação do Novo Ensino Médio

A mudança na grade e na carga horária dificultou o processo de matrícula dos estudantes, aumentando o volume de trabalho da secretaria. No novo modelo, além de alocar os alunos nas turmas da grade curricular comum, a escola precisa criar novas turmas e fazer um processo de alocação de acordo com a escolha feita pelo estudante no momento da matrícula. 

Visualizando o problema, desenvolvemos um recurso que auxilia no processo de enturmação, facilitando a criação e organização das turmas. Assim, a funcionalidade contribui para o aumento da produtividade e oferece segurança no armazenamento e gestão dos dados acadêmicos dos estudantes.

Veja também: Guia completo para a Implementação do Novo Ensino Médio

6. Ofereça itinerários e práticas extracurriculares em instituições parceiras  

As escolas podem optar por oferecer itinerários, trilhas e práticas extracurriculares  por meio de instituições de ensino parceiras. Contudo, a ideia de descentralizar as informações acadêmicas dos estudantes pode representar dores de cabeça para a organização. 

Desse modo, é necessário contar com uma ferramenta flexível e personalizável para fazer a oferta com tranquilidade e segurança.

Assim, o recurso permite que a escola adicione na grade as disciplinas que serão cursadas em outros locais e realize o acompanhamento acadêmico do estudante cadastrando as notas repassadas pela instituição parceira na plataforma de gestão.

7. Otimize seu processo de aplicação e correção de atividades

O acréscimo de disciplinas e práticas representa o aumento no número de provas para aplicar e corrigir, tornando o período de avaliação um verdadeiro caos. Nesse sentido, as escolas que não se prepararem para o fechamento do ciclo de atividades podem sofrer com a sobrecarga dos profissionais e, por consequência, ter um maior número de falhas no processo de correção das provas. 

Por isso, investir em um sistema de gestão de provas é uma boa alternativa para as instituições que desejam manter a eficiência, a agilidade e a segurança no período de avaliação.

A ferramenta viabiliza a aplicação, a fiscalização e a correção de provas presenciais e online. Além disso, o sistema ainda viabiliza a digitalização e leitura automatizada de folhas de respostas, permitindo a elaboração de relatórios de desempenho dos alunos.

O sistema oferece recursos de áudio e vídeo para o acompanhamento dos estudantes durante a aplicação das provas e também facilita a leitura de gabaritos. Assim, adquirir a ferramenta significa também otimizar os investimentos da instituição e acabar com as falhas no processo de correção das atividades.

8. Facilite a emissão virtual de documentos 

Readequar documentos como boletins, históricos e atas de resultados finais para atender às novas necessidades estabelecidas pelo MEC demanda tempo e pode comprometer a produtividade da equipe pedagógica.

Afinal, além de estar se adaptando ao novo formato, o time ainda sofrerá com a sobrecarga no período de volta às aulas.

Nesse sentido, garantir uma ferramenta que automatize a geração de documentos, já adaptados ao novo formato e que permita a emissão de um boleto unificado, significa ganhar tempo e garantir a fluidez do processo de avaliação e acompanhamento de desempenho dos jovens. 

Implementação do Novo Ensino Médio: como a tecnologia pode ajudar?

Conclusão

Enfrentar esses obstáculos sem o auxílio da tecnologia pode atrasar o processo de implementação do novo formato nas escolas. Resultando, dessa forma, em danos financeiros e até mesmo judiciais para as instituições. 

Por isso, as instituições que já compreenderam a essencialidade de contar com ferramentas como sistemas de ensino e softwares de gestão passaram por esse processo com o suporte e a segurança necessários

Compreendendo essa necessidade, desenvolvemos uma ferramenta para ajudar as escolas a implementarem o novo ensino médio com agilidade, eficiência e fluidez. Assim, instituições de ensino por todo o Brasil aderiram a nossa solução e saíram na frente na oferta do novo formato. 

O sistema, simples e intuitivo, otimiza a gestão acadêmica da instituição, oferecendo praticidade e segurança para os gestores e todo o time acadêmico.

Facilitando, dessa forma, o processo de oferta e gerenciamento dos itinerários; matrícula na grade comum, trilhas e eletivas; disposição de grade de horários e, além disso, a solução ainda assegura a autonomia do aluno no momento da matrícula.

Centenas de escolas, alunos e famílias já aprovaram a ferramenta da Activesoft para o novo ensino médio. Não perca tempo. Garanta já o recurso que vai garantir a competitividade da sua escola!

Colina Tech

09.02.2022