Ter uma equipe disciplinar e pedagógica qualificada e engajada é fundamental para qualquer instituição de ensino. Dessa maneira, é possível atender pronta e eficientemente alunos e também, de alguma maneira, os pais. Por isso, é fundamental investir no treinamento dos professores.
Porém, da mesma forma que, em sala de aula, o processo de aprendizagem dos alunos acontece contínua e gradualmente, com a equipe não poderia ser diferente. É nesse contexto que o treinamento dos professores faz-se tão fundamental.
Você já implementa esses treinamentos em sua gestão escolar? Entenda agora mesmo 4 razões para investir nisso! Boa leitura!
1. Melhor engajamento com a instituição
Em primeiro lugar, o treinamento dos professores possibilitará que se integrem de forma mais adequada e natural à instituição. Assim, eles poderão entender sobre a cultura do lugar, o que é esperado de seu trabalho, como proceder em cada situação e, até mesmo, perante os alunos.
Essa é uma maneira de aproximá-los da missão, da visão e dos valores da instituição, além de evidenciar para eles a linha de pensamento e a metodologia vigentes. Tudo isso sem contar a redução de custos, uma vez que o alinhamento minimiza os riscos de erros.
2. Aumento da qualidade de ensino
Os treinamentos podem dizer respeito a conhecimentos técnicos, pedagógicos ou, até mesmo, fatores emocionais (temos como exemplo a importância da inteligência emocional). Quando esses alinhamentos são feitos, o professor se torna mais seguro e autônomo em seu trabalho.
Todos esses fatores passíveis de treino são fundamentais para aumentar a qualidade do ensino, tornando as aulas mais atraentes e promovendo engajamento dos alunos com os conteúdos e com os profissionais. Pode-se citar ainda o favorecimento da imagem da instituição no mercado.
3. Atualização constante
Conforme mencionamos, é imprescindível ter uma equipe qualificada, é verdade. Porém, em um mundo em constante mudança, ter profissionais atualizados torna-se obrigação. Novas descobertas, tendências tecnológicas e inovadoras são exemplos de fatores que merecem acompanhamento e atualização de conhecimentos.
Considerando o fato de que o professor é a principal ferramenta motriz do ensino, investir em seu treinamento, sua qualificação e na atualização é sinônimo de aprimorar a atuação da instituição como um todo, gerando valor para alunos, pais e sociedade.
4. Implementação de novas técnicas e ferramentas
As constantes mudanças as quais citamos dizem respeito, em grande parte, à inserção da tecnologia no dia a dia. Isso porque, na educação, ela também está bastante presente e pode (e deve) ser usada como uma ferramenta em favor da maior qualidade de ensino.
Além de promover o engajamento dos alunos, essa é uma maneira de otimizar o processo de aprendizagem. Torna-se possível, por exemplo, fazer demonstrações com vídeos e consultar informações em tempo real. Sendo assim, ao realizar treinamento dos professores, não deixe de inserir conteúdos e práticas que envolvam o uso desses meios.
Uma gestão educacional e acadêmica estratégica, que valoriza a qualificação e o aprimoramento de seus profissionais, tende a obter melhores resultados. Afinal, lembre-se de que os professores são os principais pontos de contato do aluno com a instituição.
Assim, investir no treinamento dos professores é um passo importante para melhorar o engajamento não só do profissional, mas também dos alunos com o ambiente escolar.
Você já faz uso de algum tipo de treinamento recorrente dos professores em sua instituição? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco.