fbpx
desafios na gestão escolar

Desafios na gestão escolar: quais são e como superá-los

25/05/2020 Por Marketing Activesoft

São grandes os desafios na gestão escolar brasileira sob a responsabilidade da direção participativa, democrática e crítica nas instituições de ensino. O papel do gestor e seus obstáculos levam-nos à liderança pedagógica.

Esse conceito inclui o que se espera do diretor, as ações que devem ser tomadas, as relações a serem mantidas com os colegas, os alunos, as autoridades de ensino e a comunidade, além das decisões a se tomar diante das necessidades da escola.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender o panorama da educação no Brasil, os principais desafios da gestão escolar e como um software de gestão pode auxiliar na solução de problemas. Boa leitura!

Panorama da educação no Brasil

Nas últimas décadas, a educação no Brasil teve avanços, mas ainda está longe do cenário ideal. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, foi um grande marco para o desenvolvimento da educação, pois aborda os mais diversos temas, do Ensino Infantil até o Superior.

A nova diretriz foi o ponto de partida para a criação de ferramentas de avaliação do ensino, como o Censo Escolar e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O aumento na demanda pela educação de qualidade exigiu a adequação da grade curricular, a construção de novas escolas e a capacitação de professores e gestores.

O relatório Panorama da Educação mostra que o percentual da população brasileira que frequenta a escola diminui com o avanço da idade. Além disso, os valores são baixos em comparação com outros países, que apresentam, em geral, números superiores a 90% para os jovens de 16 e 17 anos. No Brasil, apenas 74% da população de 17 anos frequenta a escola.

O desempenho dos estudantes brasileiros avaliado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostrou que o estado do Ceará lidera a evolução em aprendizagem no Ensino Fundamental. Esse avanço ocorreu principalmente na quantidade de alunos que têm nível adequado de aprendizado em Matemática e Português.

Principais desafios da gestão escolar

Não são apenas as mudanças nos métodos de ensino-aprendizagem que trouxeram desafios aos gestores. Antigos problemas da rotina administrativa escolar e mudanças nas necessidades da sociedade exigem novas formas de gerenciar.

Conheça os principais desafios da gestão escolar.

Evasão escolar

Existem muitos motivos que levam o estudante a deixar a escola, como falta de identificação com a instituição, dificuldade de aprendizagem e problemas financeiros. Por isso, é fundamental entender a razão que levou ao abandono e pensar em soluções para resolver o problema.

Uma opção é oferecer aulas extras ou de reforço. Outra estratégia interessante é divulgar exemplos de alunos que frequentaram a escola e foram bem-sucedidos, aproveitando para ressaltar os diferenciais da instituição.

A fidelização também é um ponto importante, pois a evasão pode ocorrer ao final do ano escolar. Nesse caso, o investimento deve ocorrer em campanhas para rematrícula que ofereçam descontos ou outros benefícios que motivem os estudantes.

Inovações tecnológicas

Em tempos de novas tecnologias e formas de acesso à informação, é fundamental que a escola esteja atenta às inovações. Afinal, os avanços tecnológicos também fazem parte do mercado de trabalho.

10-dicas-negociacao-de-mensalidadesPowered by Rock Convert

O uso de metodologias ativas é uma excelente opção. A proposta dessa ferramenta é que o estudante seja o protagonista do seu processo de aprendizagem, orientado pelo professor. Dessa forma, também é possível trabalhar o desenvolvimento de novas competências e habilidades.

O objetivo da tecnologia é tornar a sala de aula realmente estimulante e interativa, de forma a captar a atenção dos alunos, respeitar suas diferenças e melhorar a assimilação do conhecimento.

Comunicação

Uma boa gestão escolar deve ser baseada em colaboração e comunicação. Sem diálogo, certamente existem insatisfações e expectativas desconhecidas pelos gestores. Por isso, o sistema de comunicação escolar deve ser eficiente e facilitar a relação entre todos os envolvidos para otimizar a experiência educacional dos alunos.

Alinhar a comunicação interna otimiza os processos acadêmicos e administrativos, de forma que a escola se torna mais competitiva. Além disso, é importante reconhecer os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem e o que eles têm a dizer.

Não busque o diálogo apenas quando há problemas. A escola deve manter canais abertos que facilitem a comunicação com os públicos interno e externo.

Software de gestão na solução de problemas

O software de gestão escolar é um programa capaz de apoiar e otimizar as atividades diárias das instituições de ensino, facilitando a tomada de decisão. Para isso, ele deve ser capaz de integrar todos os setores da escola, liberando as pessoas de burocracias e possibilitando que foquem em assuntos estratégicos, como a análise da metodologia de ensino.

Entre as principais funcionalidades do programa, estão:

  • simplificar o processo de matrículas;
  • fazer o lançamento de notas e faltas;
  • realizar a cobrança automática de inadimplentes;
  • criar fluxos de caixa.

Com esse sistema, é mais fácil e rápido executar tarefas antes demoradas e complexas. Entenda como o software de gestão auxilia na solução dos principais desafios educacionais.

Aumenta a captação e retenção de alunos

O sistema permite ter um maior controle sobre o número de matrículas. Com isso, é possível fazer a automação do envio de e-mails com datas e informações importantes, permitindo que pais e alunos acompanhem a rotina escolar. Isso ajuda a reter os estudantes na instituição.

Otimiza as atividades internas

O software de gestão escolar ajuda a reduzir erros, o que aumenta o desempenho da equipe. A automação dos trabalhos burocráticos também permite a otimização dos processos internos.

Facilita a comunicação

Com a possibilidade de acessar as informações online, a escola tem um canal muito mais transparente de comunicação. Dessa forma, é possível fazer uma intervenção rápida quando houver qualquer problema com o desempenho escolar dos alunos.

Expande a produtividade da equipe

Um bom software de gestão é capaz de reduzir o tempo na realização das atividades diárias. Como a instituição passa a utilizar processos inteiramente eletrônicos, a melhoria da produtividade dos setores é garantida.

Diante de tantos desafios na gestão escolar, os sistemas educacionais são ferramentas fundamentais para o engajamento dos processos da escola. Quando utilizado corretamente, o software tem influência positiva sobre a produtividade da equipe. Além disso, contribui para a excelência educacional, pois aprimora a visão dos gestores sobre os pontos fortes e fracos da instituição.

Se você se interessou por esse sistema, entre em contato conosco e invista em uma opção confiável. Nossa equipe está pronta para solucionar qualquer problema!

Powered by Rock Convert