tecnologia em sala de aula

Entenda a importância da tecnologia em sala de aula e saiba como implementá-la

27/04/2020 Por Marketing Activesoft
Powered by Rock Convert

A tecnologia em sala de aula já é uma necessidade incontestável. Como todas as áreas estão se adaptando a um mundo online e automatizado, a educação não poderia ficar estagnada. Afinal, esse é um setor que guia os demais, já que todos os profissionais precisam de uma instituição de ensino para se desenvolverem em suas especialidades.

Uma pesquisa da Cetic.br apontou que 76% dos professores entrevistados buscavam se atualizar tecnologicamente. Porém, alguns gestores da educação ainda têm dificuldades em compreender a importância dessa adesão. O mesmo levantamento identificou que ainda é um grande desafio a implementação de infraestrutura para acesso à tecnologia nessa área.

Então, que tal entender a importância da tecnologia em sala de aula e como implementá-la? Vou explicar, agora!

Por que utilizar tecnologia em sala de aula?

Não é fácil coordenar uma instituição de ensino, não é mesmo? Mas uma das principais características de um gestor dessa área deve ser a capacidade de perceber o todo. Nesse caso, identificar soluções para professores, alunos, pais e para a própria instituição. E é pensando dessa forma que a tecnologia se apresenta como uma facilitadora para todos esses agentes do campo educacional.

Os benefícios das ferramentas tecnológicas contemplam cada um desses públicos de maneira distinta. Consequentemente, o processo todo se torna mais qualificado. Entender de que forma a tecnologia auxilia em específico a um público é o primeiro passo para essa transformação.

Professores

É inegável que um bom profissional da educação está sempre buscando melhorar. E, atualmente, esse ensejo acaba cruzando o caminho tecnológico de uma forma inevitável. Em sala de aula, o método tradicional de ensino diz que os alunos devem deixar celulares e tablets de lado para prestarem atenção ao conteúdo. No entanto, professores modernos perceberam que esse formato afasta as matérias da realidade de quem está aprendendo.

Com a utilização correta de tecnologia em sala de aula, o professor atrai novamente a atenção do aluno. Ferramentas tecnológicas possibilitam aulas exploratórias, exemplificadas e interativas. Dessa forma, o profissional se sente mais motivado e relevante no dia a dia dos estudantes.

Alunos

Impactar a criança e o jovem, atualmente, parece um desafio muito maior do que há décadas. Afinal, a tecnologia está nos jogos com os quais se divertem, na interação com amigos e até na própria comunicação diária com os pais. Por isso, é tão importante que a instituição de ensino esteja incluída nesse contexto.

Mas não basta entregar tablets e celulares para os estudantes. Eles se beneficiam quando conseguem se sentir envolvidos pelo método de aprendizagem e, realmente, compreendem o conteúdo, com ajuda da tecnologia. Ferramentas tecnológicas também facilitam a personalização da atenção a cada aluno.

Pais

Quais os desejos de um responsável quanto à instituição de ensino do estudante? Quando você se coloca nesse lugar, percebe que o principal é a sensação de que cada investimento vale a pena. E é nesse ponto que a tecnologia é vista como um recurso eficiente.

Quando a instituição investe em ferramentas tecnológicas, demonstra que está atenta ao aluno e ao que ele necessita. Isso é considerado fundamental para um pai. Não parece mais provável que ele vai querer seu filho estudando em um local moderno?

Instituição de ensino

Para o gestor de ensino, o principal benefício da adesão a novas ferramentas é a otimização do trabalho. Implementar tecnologias impede que seja despendido tempo em análises de papéis, arquivos, atualizações de dados e contabilidade.

Além disso, recursos tecnológicos facilitam a interação com pais, alunos e professores. Seria ótimo poder resolver uma questão simples sem demandar tempo de reuniões presenciais, não é? Esse é um dos exemplos da facilitação propiciada pela tecnologia.

Como implementar tecnologia na educação?

Esses benefícios só podem ser alcançados com implementações tecnológicas no dia a dia das instituições. Como fazer? Vou indicar os principais passos!

Invista em recursos tecnológicos

A primeira etapa é a busca por softwares e ferramentas que auxiliem a rotina da instituição. O objetivo é encontrar recursos que integrem o trabalho que é feito em sala de aula com a tecnologia. Opte por um serviço com muitas possibilidades, que já esteja pronto, bastando adaptar à sua realidade.

Qualifique professores

Sabendo da vontade dos professores em serem referência de qualidade, inclua-os no processo de modernização. Esclareça o quanto isso será benéfico para a própria carreira dos profissionais e exemplifique como utilizarão essas alternativas na prática. É muito importante que a instituição disponibilize treinamentos e capacitações para auxiliar na introdução dessa metodologia.

 Acompanhe todas as etapas

É muito importante estar por perto ao longo da implementação do planejamento. O gestor tem papel fundamental no suporte aos profissionais envolvidos, sejam externos ou internos. Você deve compreender como funciona cada recurso e fazer com que a equipe entenda a relevância desse processo de modernização para o todo.

Integre materiais impressos e digitais

Não é preciso abrir mão totalmente do material impresso em sala de aula. Mas é essencial, nesse novo formato de atuação, que ele também esteja disponível digitalmente. Seus professores podem pensar em projetos que se complementem no impresso e no online. Um texto que seja trabalhado em aula, por exemplo, na versão digital, pode ser ilustrado por vídeo ou fotos.

Quando começar a usar tecnologia?

Quem entende a importância de trabalhar com tecnologia em sala de aula percebe a urgência de aplicar essa evolução em sua instituição. Quem mais retém e encanta alunos é o serviço de educação moderno e eficiente. Por isso, não adie a implementação de ferramentas tecnológicas na rotina de seus estudantes e profissionais.

Para que você possa iniciar esse processo rapidamente, uma ótima dica são as empresas que disponibilizam softwares prontos, com diversos recursos. Com uma parceria qualificada e de credibilidade, sua instituição de ensino pode sair à frente sem que você precise despender tempo na sua adaptação tecnológica.

Atualizar-se é necessidade no ramo da educação e, se você percebeu isso, corra para colocar em prática! Seu diferencial só poderá ser percebido se a instituição não estiver muito atrás da concorrência entre as opções dos responsáveis pelo aluno.

Agora que você já conhece em detalhes os benefícios de implementar a tecnologia em sala de aula e como fazê-lo, é hora de agir. Então, assine nossa newsletter e descubra tudo sobre como otimizar a gestão da sua instituição de ensino!