Retenção de alunos: estratégias de marketing para aumentar

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 4 min de leitura

A retenção de alunos tem sido um assunto cada vez mais presente nas instituições de ensino. A crise desencadeada pelo novo coronavírus tem exigido das escolas um alto teor de flexibilidade e adaptação ao chamado “novo normal”.

Nesse sentido, as estratégias de marketing têm ganhado reforço, a fim de reter os alunos e ainda proporcionar uma boa experiência com a escola, mesmo com as atividades acontecendo a distância.

Quer saber como as estratégias de marketing podem aumentar a retenção de alunos? Então continue a leitura!

Qual é a importância de um plano de marketing?

Um plano de marketing educacional é um roteiro de todas as ações que serão realizadas para comunicar os objetivos da marca e as diretrizes da escola. Para que ele seja realmente eficiente, precisa levar em consideração o público-alvo, o momento da escola, o orçamento e os canais de divulgação. Com todos esses pontos bem alinhados, fica mais fácil atingir os objetivos propostos pela escola.

Logo, a importância de um plano de marketing dá-se devido à sua capacidade de informar, influenciar e encantar pessoas para os objetivos traçados.

Alguns pontos são essenciais para a construção de um plano de marketing efetivo. Entre eles, deve-se conhecer:

  • o mercado em que sua escola está inserida;
  • o perfil dos alunos e pais;
  • as necessidades deles;
  • o diferencial que a escola vai oferecer.

Tendo essas questões em mente, é possível traçar um plano de ação para divulgação e reforço das comunicações da escola, com objetivos bem-definidos.

Como funciona um plano de marketing para a retenção de alunos e como fazer?

O plano de marketing para a retenção de talentos deve ser focado nas necessidades de comunicação da marca e nas expectativas de pais e alunos. Nesse sentido, vale a pena traçar, por meio do plano de marketing, uma série de ações coordenadas, a destacar as seguintes.

Considere uma presença digital

Apesar de as mídias tradicionais, como jornais, revistas e até mesmo outdoors, terem o seu lugar no plano de divulgação da marca, com o isolamento social, a internet tem ganhado cada vez mais força.

Nesse cenário, o seu plano de marketing digital deve contemplar uma boa presença na web, incluindo redes sociais, um bom site com plataforma de ensino integrada.

Além de um espaço para pais e alunos poderão tirar as suas principais dúvidas, anúncios patrocinados no Google e uma série de outras ações, que incluem também parceria com a sua rede de fornecedores e associados.

Assim, uma presença forte na web garante, ainda, que a marca da escola seja vista por potenciais novos alunos, contribuindo também para a atração de novos estudantes.

Fortaleça a comunicação interna

Para aumentar a retenção de talentos, é primordial garantir uma boa comunicação interna. Isso pode ser feito com o uso de redes sociais internas e de aplicativos, assim como envio de comunicados dentro do próprio site do colégio.

Além disso, vale considerar o envio de materiais para a residência de pais e alunos, a exemplo de mala direta, entre outras ações.

Assim, é possível produzir e enviar vídeos explicativos, a fim de elucidar as pessoas sobre o que de mais importante acontece na escola. Com isso, fica mais fácil elevar o engajamento e a motivação da comunidade acadêmica, o que aumenta as chances de retenção de talentos.

Faça pesquisa de satisfação

Para definir ações de marketing mais acertadas, é fundamental mensurar a satisfação de pais e alunos. O feedback deles dará as diretrizes necessárias para melhorar o que precisa e ajudará a equipe de marketing a identificar as potencialidades da escola.

Além disso, depoimentos de pais e alunos satisfeitos com os serviços da instituição reforça o que a escola tem de melhor, gerando uma autoridade de ensino altamente positiva.

Separe recursos

Para conseguir viabilizar as ações de marketing, é preciso separar um valor do faturamento da escola todos os meses. Essa quantia deve fazer parte do planejamento financeiro, o que vai garantir a periodicidade das ações, que é fundamental para o alcance dos resultados desejados.

Quais são os benefícios de se investir em marketing?

Muitas pessoas podem pensar que investir em marketing em plena crise é um investimento desnecessário. No entanto, esse é um grande erro, já que esses investimentos contribuem para a formação de uma imagem institucional sólida, além de reter e atrair mais alunos.

Isso acontece porque, quando pais e alunos veem que a escola está empregando esforços para se manter em contato com eles e com a comunidade em que está inserida, eles tendem a se sentir mais seguros e confiantes no trabalho realizado pela instituição.

Outra vantagem é que, com um bom conceito no mercado, a captação de novos alunos é facilitada, ainda mais com a validação positiva de quem já faz parte da escola. Além disso, nessa condição, a escola precisa investir menos em recursos financeiros para marketing, já que sua imagem é fortalecida no mercado.

Aumentar a retenção de alunos é possível, mesmo em tempos desafiadores como o que estamos vivendo com o advento da pandemia causada pela Covid-19.

Para isso, as ações de marketing estruturadas e coordenadas são necessárias para desenvolver as melhores estratégias. Ou seja, àquelas capazes de suprir as necessidades de informações do público de relacionamento, além de engajar e motivar.

Logo, as ações bem-estruturadas para captar talentos podem garantir, ainda, a retenção de novos alunos. Desse modo, colaborando também para o fortalecimento da marca da instituição no mercado.

Inclusive, quer saber como conseguir mais matrículas em 2023? Baixe agora o seu Kit Matrícula e aprenda a captar mais alunos, alavancando os seus resultados com os nossos materiais. É só clicar aqui:

Colina Tech

20.07.2020