fbpx

Como se preparar para as matrículas e o que deve mudar

20/07/2020 Por Marketing Activesoft

A crise que se instaurou com a pandemia de Covid-19 está modificando um dos nichos de negócios que mais cresceram no país nos últimos tempos: a educação. Além de impulsionar a inadimplência, as mudanças podem influenciar bastante as novas matrículas.

Nessa perspectiva, vamos explicar como as instituições de ensino devem se preparar para o período de matrículas para atenderem às expectativas dos pais e alunos.

Saiba como focar nos diferenciais como segurança, comodidade e conveniência e promover a captação de novos alunos. Boa leitura!

O que muda no processo de matrícula pós-pandemia de Covid-19?

Quem é mantenedor ou gestor na área de educação viu a necessidade de buscar novas estratégias com a finalidade de manter a sustentabilidade da instituição. Em linhas gerais, grande parte dos empreendedores tiveram que se reinventar nesse período de pandemia.

Nesse cenário de crise, quem apostar nas possibilidades tecnológicas estará um passo à frente da concorrência e com mais chances de manter seus propósitos. Entre as diferentes questões que influenciam a adequação ao “novo normal”, destaca-se o uso da tecnologia no processo de ensino e avaliação da aprendizagem.

É preciso, pois, adequar-se a essa nova conjectura mediada pelo uso da tecnologia no universo escolar. A cada dia mais, essa é uma realidade muito presente — e necessária — em todos os setores das instituições de ensino.

Tanto no âmbito pedagógico quanto no administrativo, apostar nesse recurso flexibiliza soluções, otimiza o tempo, além de demonstrar que a instituição está em consonância com os avanços do mercado.

Desse modo, a gestão escolar precisa lidar com essas mudanças, apostar na inovação e desenvolver uma visão voltada à tecnologia nas rotinas da instituição. Logo, a utilização de ferramentas específicas pode ser a chave para a superação dos desafios exigidos para atender a expectativa de toda comunidade escolar, sobretudo nas próximas matrículas.

Como a escola pode se organizar para captar mais alunos?

Mesmo antes da pandemia da Covid-19, a ineficiência operacional e a má gestão dos processos internos sempre foram um dos maiores entraves ao crescimento das instituições de ensino. Se não sanados, esses problemas podem tomar proporções exponenciais e comprometer todo o investimento feito em marketing, infraestrutura e na contratação de pessoal.

Logo, é necessário um trabalho criterioso, mudanças operacionais, reavaliação do planejamento e um olhar mais contextualizado sobre as questões que impedem a evolução da escola. Esse é o momento de se preparar para a próxima etapa de matrículas, o que exige a adoção de medidas mais eficazes para assegurar a captação de novos alunos.

Mediante esse momento de incertezas, a gestão precisa apostar em estratégias que proporcionem maior solidez a esse processo de convencimento dos pais e estudantes de que a sua instituição é a melhor opção.

10-dicas-negociacao-de-mensalidadesPowered by Rock Convert

E isso pode ser feito com a ajuda de um bom sistema de gestão educacional! Afinal, organizar, planejar e planificar soluções são tarefas que exigem mediação de ferramentas tecnológicas.

Assim, por meio desses recursos, será mais fácil utilizar métricas e indicadores para perceber a projeção daqueles alunos candidatos à evasão escolar, por exemplo. Por isso, se o setor responsável fizer essa análise previamente, será possível antecipar soluções e reduzir os números de desistentes. Há softwares específicos que otimizam dados e informações e ajudam na hora de tomar decisões importantes.

Como a tecnologia pode ajudar a gestão escolar?

Quando finalmente for superada, essa pandemia terá deixado alguns importantes aprendizados. Um deles é em relação à quebra de paradigma sobre a relação entre alunos e professores e o modo de realizar atividades a distância. Enquanto isso, o ideal é desenvolver habilidades como a paciência, o otimismo e a resiliência para vencer os principais desafios impostos por essa crise.

Uma das vantagens da tecnologia é melhorar a organização da escola, integrar os sistemas e aperfeiçoar a comunicação entre colaboradores, professores, pais e alunos. Manter um bom relacionamento entre a comunidade escolar é um fator preponderante na hora do estudante e seus pais tomarem a decisão por continuar na escola. 

Para alcançar os objetivos traçados no planejamento pedagógico será necessário uma reestruturação do modelo de atividades a fim de seguir a tendência de ensino online. A escola que está mais adaptada a esse processo terá, certamente, mais possibilidades de atingir seus objetivos e conquistar mais alunos quando recomeçarem as matrículas.

Além desses benefícios, há, ainda, muitas, funcionalidade específicas para auxiliar a liderança e o corpo docente nesse período crítico marcado pela instabilidade nos setores educacionais. Um exemplo clássico é o Google For Education, plataforma que pode facilitar a resolução das atividades e contribuir com o EAD.

Para incentivar a participação dos educandos e tornar a experiência deles mais positiva, a escola deve investir em recursos que favoreçam o melhor engajamento. Oferecer atividades extra-classe exige metodologias específicas, mas o ideal é focar no desenvolvimento do raciocínio, no impulso da criatividade e no estímulo à integração social, mesmo à distância.

Por que apostar em um software de gestão?

Investir nas soluções tecnológicas da Activesoft pode simbolizar um diferencial competitivo para a sua unidade de ensino. As funcionalidade de nosso sistema de gestão otimiza as tarefas de rotinas e possibilita o acompanhamento dos diversos processos exigidos para alcançar o sucesso e promover o crescimento da instituição.

Trabalhar de maneira eficiente e organizada ajuda a perceber quais os gargalos que exigem soluções mais urgentes. Vale destacar que é necessário solucionar esses entraves que podem colocar em risco sustentabilidade dos negócios e focar em ações que preparem a escola para a realização das matrículas.

Como você pôde notar, o bom uso dos recursos tecnológicos será o diferencial entre a quantidade de alunos ingressantes nas próximas matrículas. No entanto, a boa notícia é que ainda há tempo de investir em ferramentas — como o software Activesoft — para modernizar a sua escola e torná-la um referência de sucesso, inovação e gestão do conhecimento.

Agora é com você: entre em contato com a Activesoft e conheça nossas soluções em sistema de gestão escolar!