Inadimplência escolar: 7 dicas essenciais para reduzir

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 4 min de leitura

A inadimplência escolar é um problema que assombra gestores de diversas instituições de ensino, independentemente do porte, desde o ensino infantil até o ensino superior. Afinal, o atraso nos pagamentos de mensalidades pode afetar consideravelmente o funcionamento das escolas e, ainda, interferir na qualidade do ensino oferecido. 

Para lidar com esse contratempo, o ideal é prevenir-se e adotar boas práticas desde cedo para evitar que o fluxo de caixa seja comprometido. Se o assunto desperta seu interesse, continue a leitura deste artigo até o final.

A seguir, compartilhamos sete dicas imperdíveis para fugir da inadimplência escolar e garantir o equilíbrio das finanças em sua escola. 

Acompanhe agora!

1. Facilite o pagamento

Umas das maneiras mais simples de evitar a inadimplência escolar é diversificar a forma de pagamento das mensalidades, pois essa flexibilidade permite que as famílias consigam se organizar melhor de acordo com suas necessidades e demandas. Cartão de crédito, débito e transferência bancária são alguns meios de pagamento comumente utilizados.

A emissão de boletos também é uma alternativa para instituições de ensino, afinal, os boletos podem ser pagos em qualquer agência bancária ou por meio do internet banking, evitando deslocamentos e perda de tempo em filas. Bom, não é mesmo?

2. Utilize diversos canais de comunicação

A inadimplência escolar muitas vezes ocorre simplesmente porque pais e responsáveis esquecem de efetuar o pagamento da mensalidade. Por isso, além de enviar lembretes e boletos pelos Correios, vale a pena apostar na tecnologia e utilizar, além do portal do aluno, e-mails e SMS.

Saiba que existem softwares de gestão escolar que facilitam a comunicação da instituição de ensino com a comunidade. Pois, os programas são capazes de enviar avisos instantâneos sobre pagamentos, vencimentos, ocorrências pedagógicas e outros comunicados importantes.

3. Defina regras para pagamento

Para evitar a inadimplência escolar, é fundamental estabelecer regras bem claras para pagamento das mensalidades. Formas de pagamento aceitas, prazos de vencimento, juros e multas por atraso, por exemplo, devem estar especificadas minuciosamente no contrato para quem não ocorram mal entendidos.

Além disso, certifique-se de que sua equipe escolar reforçará essas informações no ato da matrícula dos alunos. Pois, essa é uma maneira de resguardar a instituição de ensino e permitir que pais e responsáveis efetuem um planejamento financeiro com cuidado e antecedência.

Aliás, é importante consultar um especialista em contratos para assegurar que os direitos e as obrigações de ambas as partes estão bem especificados no documento. Isso evita problemas no futuro, tanto para a instituição de ensino como para os pais e responsáveis dos estudantes.

4. Crie descontos de adimplência

O que acha de premiar os bons pagadores? Para estimular o pagamento das mensalidades em dia, é possível criar um programa de benefícios com descontos exclusivos para pais e responsáveis adimplentes.

Confira, então, alguns exemplos de ações que podem ser realizadas:
  • isenção de taxa de matrícula;
  • desconto para pagamento antecipado;
  • sorteios de cursos, livros, 50% de desconto em mensalidades etc.;
  • gratuidade em passeios, cursos e outras atividades;
  • descontos na próxima matrícula.

5. Renegocie as dívidas

A renegociação de dívidas viabiliza a quitação de débitos sem prejudicar o rendimento escolar dos alunos. Essa também é uma forma prática e justa de garantir que a instituição receberá o valor devido, mesmo que seja em parcelas e conforme a condição financeira dos devedores.

Aqui vai uma dica valiosa: busque sempre solucionar os problemas de inadimplência escolar de maneira amigável, conversando e averiguando as particularidades de cada caso. Lembre-se de que é importante adotar uma postura mais compreensiva diante essas situações, mostrando que a escola está disposta a renegociar as mensalidades.

6. Elabore roteiros de cobrança

É preciso ter cuidado na hora de realizar a cobrança das mensalidades atrasadas, pois cada caso necessita de uma abordagem diferente. Então, para não gerar problemas de relacionamento ou até constrangimentos, recomendamos que elabore um roteiro de cobrança que estabeleça quais medidas devem ser adotadas para cada tipo de situação.

Além disso, o ideal é ter uma equipe preparada para efetuar as cobranças pessoalmente, por telefone e e-mail. Desse modo, converse com todos antecipadamente e aproveite para reforçar a esses colaboradores os procedimentos que devem ser seguidos e as soluções que a escola pode apresentar.

Nesse sentido, também é importante preparar a equipe. Afinal, o passo fundamental para garantir a redução da inadimplência escolar.

7. Automatize os processos

Com um software de gestão escolar, é possível automatizar processos do setor financeiro e controlar as pendências bem de perto. Saiba que esse programa facilita o dia a dia de gestores e toda a equipe escolar, pois centraliza as informações financeiras sobre os alunos em um mesmo local.

O software de gestão escolar também contribui para a diminuição da inadimplência escolar. Com ele, é possível consultar a situação financeira de um determinado aluno com rapidez, sempre que necessário. Além disso, a tecnologia padroniza processos, reduzindo consideravelmente o tempo gasto com tarefas burocráticas.

Confira, abaixo, mais benefícios de um software de gestão escolar:

  • segurança de informações e dados;
  • visão ampla da realidade financeira da escola;
  • organização e otimização do fluxo de caixa;
  • emissão de boletos bancários;
  • diminuição de erros manuais;
  • consulta rápida de pais e responsáveis com impedimento no SPC/SERASA;
  • controle de concessão de descontos diversos e bolsas de estudo;
  • possibilidade de modernizar processos burocráticos;
  • diminuição da evasão escolar;
  • auxílio na tomada de decisões para gestores;
  • envio rápido e automático de boletos para pais e responsáveis;
  • cobrança de inadimplentes por SMS, e-mail, portal do aluno etc.

Além disso, nesse processo é importante contar com parceiros que garantam 100% da renda da sua instituição e que organizem todo processo financeiro, como é o caso do Isaac.

Gostou de conhecer sete dicas para lidar com a inadimplência escolar? Agora que você já sabe mais sobre o assunto, saiba que é importante continuar buscando novas maneiras para lidar com o problema. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada para contornar essa situação.

Afinal, o sistema de gestão escolar viabiliza o acompanhamento das finanças para não prejudicar o fluxo de caixa da instituição

Você conhece mais alguma prática essencial para reduzir a inadimplência escolar? Então, aproveite a visita em nosso blog e compartilhe suas experiências nos comentários abaixo! 

Colina Tech

06.11.2020