Importância do Business Inteligence

Qual a importância e como usar o Business Inteligence na tomada de decisão?

11/05/2020 Por Marketing Activesoft
Powered by Rock Convert

Gestores atualizados utilizam Business Inteligence na tomada de decisão de sua instituição por já compreender a importância de usar Business Inteligence na tomada de decisão.

Essa é uma inovação que vem sendo adotada em diversas empresas, de forma crescente, ao longo do tempo. Nos últimos anos, pesquisas mostraram o aumento na adesão de BI. A Qlik e a Forbes Insights divulgaram um estudo global com mais de 400 profissionais, que aponta resultados muito significativos ou significativos, utilizando BI, segundo os entrevistados.

Decisões qualificadas, previamente calculadas, por meio de análises inteligentes: é isso que um gestor deve ensejar. E essa assertividade só é possível utilizando metodologias como o Business Inteligence. No entanto, é preciso compreender bem o funcionamento, antes de aplicá-las.

Quer entender melhor o BI? Confira os detalhes neste artigo!

O que é o Business Intelligence?

Muitos não entendem o que é BI, porque olham para esse processo como uma ferramenta. Na verdade, Business Inteligence é um importante método de melhoria na gestão. Ele se utiliza de ferramentas que coletam, analisam e organizam dados, para aplicar as melhores soluções para uma instituição.

A Inteligência de Negócios (em tradução livre), tem um nome autoexplicativo e, inclusive, curioso. Afinal, todos querem um modelo de negócio inteligente. E é por isso que o segredo do BI não está em seu objetivo, mas nas técnicas utilizadas para implementá-lo.

Saber o momento exato para atingir a pessoa certa, com uma informação adequada ao contexto, é o foco. Para isso, nada melhor do que explorar os dados e tudo o que eles podem oferecer. Porém, não é a quantidade de dados que conta para o Business Inteligence, e sim a qualidade. Logo, são os softwares e sistemas aplicados para extraí-los e compreendê-los que farão a diferença nos resultados da instituição.

Por que usar BI na sua instituição?

A educação é uma área que exige modernização. Uma instituição de ensino que não está alinhada aos processos mais modernos pode ser vista como obsoleta e nem figurar entre as opções de contratação — ou, pior ainda, ser deixada por outra mais moderna. Portanto, abra os olhos para as tecnologias que podem auxiliar a gerir sua marca.

Todos os dias, seus alunos e responsáveis geram uma grande quantidade de dados sobre seus comportamentos, seus desejos, seus problemas, entre outras questões. O mesmo acontece com seus parceiros, fornecedores e colaboradores. E se você não sabe como significar essas informações, não pode dar um passo adiante rumo a uma gestão mais qualificada.

A Inteligência de Negócios traz como vantagem maior essa otimização no trabalho como um todo. E isso pode ser percebido por meio de pequenos benefícios durante o processo.

Dados contextualizados

Quando os dados são organizados dentro de cada contexto a que pertencem, fica muito mais fácil agir — por isso a importância atribuída ao BI na tomada de decisão. Contextualizar as informações permite criar uma linha de pensamento mais clara entre os objetivos empresariais e as metas a serem atingidas pela instituição de ensino.

Compreensão do mercado

A partir do momento em que você compreende o mercado, está um passo à frente. É preciso entender cada posicionamento dos seus concorrentes para decidir como agir na sequência, e esse é um auxílio que o BI pode te dar.

Previsibilidade

Quando você conhece todos os envolvidos no cenário em que atua, identifica tendências comportamentais. Dessa forma, otimiza seu tempo e processos, ficando mais fácil prever decisões positivas e negativas tomadas por eles. Antecipando-se dessa maneira, sua instituição pode se preparar para reagir com rapidez a qualquer infortúnio.

Organização institucional

Aplicando a Inteligência de Negócios em sua instituição, você vai perceber como os procedimentos ficam mais organizados. Isso porque cada equipe saberá porque está realizando tal ação. Essa certeza traz segurança para você, como gestor, e para toda a equipe.

Inovação

Quem utiliza BI na tomada de decisão tem mais facilidade em inovar. O motivo é simples: você já conhece e compreende o que está acontecendo ao seu redor. Portanto, a lógica te impele e o próximo passo só pode ser para frente. Lembre-se: “criatividade é a arte de conectar ideias”, como disse Steve Jobs. Então, permita-se ter um processo criativo e inovador por meio da conexão de dados.

Importância do Business Inteligence na competitividade

Obviamente, quem fez um levantamento do mercado em que está inserido e analisou minuciosamente as informações encontradas se destaca. Aplicando o Business Inteligence, você se coloca entre as instituições de ensino mais modernas e tem chances reais de captar mais alunos e ser referência entre seu público.

Qual a relação entre BI, Sistemas de Gestão Empresarial e Big Data?

Há muita confusão sobre Business Inteligence. É o mesmo que Big Data? Tenho que escolher entre BI e um Sistema de Gestão Empresarial? Na verdade, eles não são excludentes, mas sim complementares.

O Big Data apresenta uma série de dados que a equipe da instituição não pensaria em buscar e que podem ser muito úteis. Nesse caso, o volume de informações e os padrões que podem ser encontrados são o principal.

Os sistemas utilizados para Gestão Empresarial, também conhecidos como ERPs (Enterprise Resource Planning), se apresentam como uma ferramenta. Por meio de um software, é possível armazenar os dados fornecidos pelos alunos e demais atores do mercado, processá-los e analisá-los.

O diferencial do gestor é saber aplicar a Inteligência de Negócios, utilizando tanto o Big Data quanto um bom sistema de ERP. Assim, sua instituição de ensino será tecnologicamente equipada e estará pronta para as necessidades futuras dos alunos.

Como aplicar BI na tomada de decisão?

Portanto, compreendendo o significado exato do BI e seus benefícios, fica mais fácil de aplicá-lo. Para isso, basta seguir algumas etapas.

Preparação da equipe

Explique para sua equipe a transformação digital realizada por meio dos dados e a importância dessa utilização para a instituição. Delegue a qual time caberá cada etapa e se encarregue de que todos tenham compreendido a metodologia.

Escolha das ferramentas

Analise os softwares disponíveis, considerando agilidade e eficácia. Considere que um bom sistema de ERP traz diversos recursos, para que você escolha quais são os mais adaptáveis. Quanto mais o trabalho for automatizado ou terceirizado, melhor, para que a sua equipe possa se dedicar ao restante.

Importância do Business Inteligence na análise dos dados

A ERP escolhida deve entregar os dados em um layout fácil de analisar. Logo, o time escolhido para interpretar as informações terá mais tempo para focar no conteúdo. Ele deve ser catalogado e separado por grupos criados previamente. Por exemplo, dados de comportamento do público, dados financeiros e dados estruturais.

Importância do Business Inteligence na tomada de decisão

A partir disso, é o momento da gestão agir. Você deve se reunir com líderes de confiança para decidir quais os próximos movimentos da instituição em meio à concorrência. Vai ampliar a oferta de vagas? Desenvolver novas formas de ensino? Mudar a abordagem de marketing? É com você.

As decisões de gestores da educação precisam ser assertivas. São elas que determinam para o mercado a credibilidade e a segurança da instituição de ensino. Com a aplicação de BI na tomada de decisões, aliada ao Big Data e a um bom sistema de ERP, você poderá se destacar, por meio de análises dos dados de forma segmentada, campanhas feitas com base em tendências e monitoramento de resultados.

O importante é começar já a implementação de um bom Business Inteligence com as ferramentas necessárias! Veja dicas para ajudar na contratação de um software de gestão!