Captação de alunos: 5 dicas criativas e econômicas

  • Activesoft

  • 5 anos atrás

  • 6 min de leitura

Um dos períodos mais importantes para as instituições de ensino particulares é a época de captação de novos alunos, seja para aumentar o número de estudantes ou para preencher vagas que ficaram abertas. O êxito do desafio anual enfrentado por gestores de todo país garante a continuidade e o crescimento das escolas no mercado cada vez mais competitivo.

Para atingir o sucesso desejado, o processo de planejamento e execução da campanha de divulgação das vagas deve ser feito de forma estratégica, a fim de garantir que a meta estabelecida pela instituição seja alcançada, sem que a escola passe por transtornos. 

Toda a ação deve ser pensada de forma que assegure que, com a visita do pai à instituição, o aluno seja efetivamente matriculado. O sucesso da campanha será mensurado pelo número final de estudantes inscritos na instituição.  Afinal, o mantenedor investiu recursos financeiros com o objetivo de fechar contratos. 

No processo, o gestor pode adotar mecanismos práticos, criativos e econômicos Esse é o momento de garantir que a escola supere as expectativas dos pais, mostrando os diferenciais e começando a trabalhar a estratégia de fidelização ainda no momento da venda.  

Para ajudar o gestor nesse desafio, preparamos cinco dicas eficazes e econômicas para facilitar a captação de alunos. 

Confira abaixo 5 dicas de como captar alunos de forma eficaz, criativa e econômica.

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Para atingir o sucesso desejado, o processo de planejamento e execução da campanha de divulgação das vagas deve ser feito de forma estratégica, a fim de garantir que a meta estabelecida pela instituição seja alcançada, sem que a escola passe por transtornos. 

Toda a ação deve ser pensada de forma que assegure que, com a visita do pai à instituição, o aluno seja efetivamente matriculado. O sucesso da campanha será mensurado pelo número final de estudantes inscritos na instituição.  Afinal, o mantenedor investiu recursos financeiros com o objetivo de fechar contratos. 

No processo, o gestor pode adotar mecanismos práticos, criativos e econômicos Esse é o momento de garantir que a escola supere as expectativas dos pais, mostrando os diferenciais e começando a trabalhar a estratégia de fidelização ainda no momento da venda.  

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Confira abaixo 5 dicas de como captar alunos de forma eficaz, criativa e econômica.

 1. Indicação 

Uma das formas mais eficazes para conseguir novos alunos é a indicação. É natural que as pessoas procurem ouvir recomendações de alguém próximo sobre determinado produto ou serviço. Se um pai recomenda a escola para um colega de trabalho, por exemplo, essa indicação possui muito mais relevância no momento de definir onde matricular a criança do que possíveis descontos ou maiores benefícios que possam ser oferecidos pela concorrência. 

No marketing, a prática é conhecida como “prova social”. Especialistas em comunicação direcionada à venda defendem que as pessoas sempre vão buscar a opinião de outras pessoas para ter garantia e segurança de que o serviço é realmente bom. Independente do que a marca diga e de quantos anúncios o responsável possa ver, sem uma recomendação positiva de um conhecido, ele fica receoso em fechar o contrato. 

É para isso que existem os serviços de avaliação. Afinal, todo consumidor pode avaliar todos os serviços e produtos comprados.

Outra forma de fazer isso é disponibilizar depoimentos de pais satisfeitos com os serviços prestados pela instituição. Para conseguir o material, o gestor pode convidar alguns responsáveis que estejam dispostos a falar sobre a relação positiva deles com a escola.

Esse tipo de conteúdo contribui para que os pais que estão com dúvidas em relação a entidade se sintam mais confiantes em realizar a matrícula. 

Além dos depoimentos, que podem ser divulgados nas redes sociais da instituição e na página destinada à realização de matrículas online, o mantenedor pode criar campanhas de indicação que geram desconto ou até mesmo prêmios para os pais interessados em indicar. A prática de incentivo traz resultados muito positivos na captação de alunos.

2. Promoção de eventos  

Para que a escola seja vista e conhecida entre os pais, o gestor pode promover eventos de apresentação na instituição e disponibilizar descontos aos pais que participarem do momento.

Além disso, para tornar o encontro mais atrativo, além da oferta de abatimento no valor da matrícula, o mantenedor pode disponibilizar drinks e petiscos para os participantes, fazendo do cenário um espaço propício à construção do início da relação. 

Uma alternativa semelhante é a possibilidade de desenvolver um tour criativo para apresentar as instalações da instituição para os pais e os alunos. Assim, a equipe que acompanhar a visita poderá ressaltar os atrativos da escola. 

Outros eventos que podem ser promovidos pela instituição são as gincanas educativas e os aulões pré-ENEM abertos ao público.

Dessa forma, a escola pode, ainda, utilizar os eventos da agenda escolar que acontecem no final do ano, como a feira de ciências, também aberta ao público, para iniciar as ações de captação de alunos.

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3. Marketing Digital 

As ações de captação de alunos devem estar presentes também no ambiente digital, espaço no qual os resultados de todo o investimento em campanhas patrocinadas pode ser mensurado. Sendo essa uma das grandes vantagens do marketing digital. 

Diferente dos modelos de divulgação offline como outdoors, panfletos e cartazes, que não geram resultados reais sobre o desempenho da campanha da instituição, o marketing online possibilita exibir o anúncio apenas para o público-alvo, ou seja, os pais que têm o perfil de cliente da escola.

Dessa forma, os investimentos devem estar em consonância com as metas do administrador, evitando desperdício de receita.

Outra vantagem do marketing digital é a possibilidade de direcionar o anúncio não só pelo perfil de público mas, também, pela localização.

Assim a publicação poderá atingir somente os pais que se encaixem na descrição de clientes da escola, em bairros próximos à sede da instituição, evitando que recursos sejam desperdiçados para mostrar o anúncio a pessoas que moram muito distante e por esse motivo não fariam a matrícula dos filhos na escola. 

Além de tudo isso, o gestor ainda pode usar as informações sobre os alunos e os responsáveis para criar filtros ainda mais precisos e garantir a maior assertividade na entrega dos anúncios.

Informações como os bairros onde a maioria dos alunos moram, a profissão dos pais e o perfil etário dos responsáveis e dos alunos, por exemplo, fazem com que a ferramenta renda os melhores resultados possíveis. 

4. Divulgação das novidades

A escola precisa aproveitar de todos os recursos que tem para se divulgar durante o processo de captação de alunos. Esse é o momento de mostrar a linha do tempo da instituição. Enfatizar as transformações mais significativas e as novidades da instituição para o novo ano letivo.

Para isso, é possível fazer um vídeo, montar uma apresentação ou condensar as informações em uma publicação e impulsioná-la nas redes sociais.

O propósito é mostrar para o maior número de clientes em potencial o quanto a escola se desenvolveu e se preocupa em sempre investir em novos recursos para aprimorar a educação dos pequenos. 

Para divulgar o material, a equipe pode consultar o banco de dados dos clientes que já entraram em contato mas ainda não fecharam o contrato e disparar e-mails e mensagens nas redes sociais com o conteúdo.

Um aliado nesse processo é o sistema de gestão escolar. Assim, com a ferramenta o processo de armazenamento dessas informações sobre os contatos e o disparo das mensagens é feito de forma otimizada e eficaz. 

5. Ferramenta de captação de alunos

Com o recurso o gestor pode centralizar os cadastros dos interessados em realizar a matrícula; identificar os perfis das melhores oportunidades de venda; automatizar o envio de mensagens para esse público; entre muitas outras funcionalidades.

Assim, o módulo de captação de alunos possibilita que a escola ofereça um atendimento personalizado e assertivo. Isso, por meio de um sistema inteligente que identifica as necessidades de cada aluno e aponta as melhores ofertas para cada responsável. 

Além disso, o recurso ainda viabiliza, por exemplo:

  • o registro de histórico de contato, captando e armazenando as informações dos pais que entraram em contato durante o período de renovação da matrícula;
  • o acompanhamento de visitas, para ter o controle do processo e identificar possíveis falhas na comunicação dos responsáveis pela apresentação da escola;
  • e a análise e acompanhamento da jornada de decisão por etapas, para assim poder identificar e tratar possíveis obstáculos no processo que resultaram no não fechamento do contrato. 

Esse recurso é um dos mais diversos que o sistema de gestão integrada da Activesoft disponibiliza para impulsionar o crescimento da sua instituição. 

Dessa forma, além da ferramenta de captação de alunos, o software de gestão oferece recursos para otimizar a gestão financeira e acadêmica da escola.

Assim, independente do tamanho da sua escola, a nossa equipe terá o serviço ideal para indicar.