Tão importante quanto conseguir novos alunos é mantê-los na sua instituição. A arte da retenção de alunos é criar uma experiência acadêmica enriquecedora que os encoraje a permanecerem conosco por um longo período.
Neste post, confira 7 dicas para melhorar a retenção na sua entidade. Conheça os passos mais relevantes para tornar a sua instituição reconhecida e promover a sustentabilidade de seu negócio. Aproveite a leitura!
1. Comece a retenção de alunos na captação
Entre os fatores mais relevantes do processo de retenção de alunos, destaca-se o trabalho qualificado no momento da captação. Nesse sentido, a gestão deve investir no relacionamento com o estudante e seus familiares, a fim de construir uma relação de confiança mútua. Para tanto, conhecer o perfil do aluno e suas expectativas é essencial para fortalecer o vínculo.
Vale destacar, ainda, que o processo de captação deve englobar mais do que a atenção ao novo aluno. É necessário analisar também o perfil dele, suas necessidades e expectativas em relação à nova instituição.
Por meio dessa observação, a gestão poderá investir em estratégias que favoreçam a conquista e a fidelização de novos estudantes.
2. Renegocie as pendências financeiras
Um dos aspectos mais importantes da retenção de alunos é conseguir manter a estabilidade financeira do negócio para superar a crise atual que há em nosso país. Devido ao momento econômico, a inadimplência atingiu muitas instituições.
Entretanto, a gestão escolar precisa buscar formas de ajudar as famílias a reequilibrar a situação para eliminar a pendência.
Por essa razão, procure renegociar as dívidas e evitar a transferência e/ou perda do aluno. Para tanto, analise o histórico de pagamentos, considere o desempenho acadêmico do estudante e o interesse da família em resolver o problema.
Com essas informações em mãos, será mais fácil encontrar soluções para que o aluno permaneça na instituição.
3. Conheça o seu público
No universo institucional, existe uma enorme diferença entre a forma como a gestão escolar, a equipe pedagógica e os demais colaboradores pensam que os alunos são e como eles são realmente.
Por isso, conhecer o seu público ajuda no direcionamento de ações que possibilitam a satisfação de suas necessidades e a motivação necessária para continuarem na entidade escolar.
Assim, fazer essa análise de forma mais criteriosa, envolvendo diferentes aspectos, pode gerar soluções mais acertadas. A direção deve avaliar questões inerentes à qualidade do ensino, mas mesclar essas ações com outras que ofereçam vantagens em relação ao custo-benefício para o aluno.
Ainda, talvez seja interessante fazer uma pesquisa ou elaborar um questionário de matrícula, com dados mais completos sobre o aluno e sua família. Para conhecer melhor o perfil de seus estudantes, inclua, por exemplo, informações que possam estabelecer uma integração mais segura entre família e a escola particular.
O ideal é saber onde eles moram, seus hobbies, atividades de esporte e lazer, faixa etária e a condição social da família. Igualmente relevante, descubra se vivem com os pais ou com apenas um deles, além de outros dados que achar pertinente para ajudar na retenção.
4. Ouça seus alunos
Independentemente da modalidade de ensino, das características da instituição e da faixa etária, os alunos apresentam um aspecto em comum: eles esperam ser ouvidos e ter suas indagações solucionadas. Por essa razão, a gestão deve investir em canais de comunicação para que os estudantes exponham suas ideias, críticas e sugestões.
5. Analise as transferências e ofereça soluções
Por melhores que sejam, a administração e a estrutura da escola, pedidos de transferência sempre serão solicitados. Sendo assim, exceto por razões de mudança de cidade, convém avaliar esses pedidos e conferir as razões que estão motivando a saída do aluno.
Além de ser uma excelente oportunidade para rever os pontos de melhoria, analisar as transferências abre possibilidades de renegociação de permanência.
6. Use o marketing a seu favor
Além de disponibilizar canais de comunicação e estimular a interação entre alunos e instituição pelas mídias sociais, as campanhas de marketing também são excelentes estratégias para favorecer o seu negócio.
Então, busque a valorização do seu empreendimento por meio do estímulo a uma visão mais positiva de sua entidade.
Aqui, a administração da escola deve ter em mente que o aluno ideal é aquele que começa e conclui o curso em sua instituição.
Nesse sentido, você pode explorar diferentes formas de mídias e propor um diálogo aberto em fóruns, chats e grupos online para discutir propostas de melhoria e temas de interesses dos estudantes.
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7. Aposte na tecnologia
Nas últimas décadas, o planeta experimentou uma grande revolução tecnológica. Essas transformações favoreceram a criação de diferentes aplicativos, um grande número de dispositivos com uma infinidade de recursos.
Consequentemente, tais inovações influenciaram significativas mudanças no comportamento, nas formas de relacionamento e no estilo de vida das pessoas.
Por conta disso, os gestores escolares devem centrar as principais atividades de rotina em um universo digital que permita uma integração mais eficaz com seu público.
Ainda, todo esse aparato tecnológico deve ser explorado para criar ambientes saudáveis, ofertar soluções, aproximar os alunos e proporcionar um ensino de qualidade.
Dessa forma, o investimento em novas tecnologias, voltadas para a área educacional — como a da Activesoft — pode ser a saída mais plausível para promover a retenção de alunos em sua unidade. Dessa forma, o material digital disponibilizado pela equipe pedagógica também deve ser utilizado para diversificar a rotina dos estudantes e a realização de trabalhos em grupo.
Além disso, possibilitar essa interação influencia a troca de ideias e de experiências que fortalecem os vínculos e ajudam na decisão pela permanência em sua escola particular.
Vale ressaltar, por fim, a importância de buscar, constantemente, por novas formas de melhorar a retenção de alunos em sua instituição de ensino.
Mesmo que pareça clichê, convém lembrar que pouco adianta matricular muitos alunos e não utilizar estratégias adequadas para conquistá-los e fidelizá-los.
A utilização de um sistema de gestão educacional como o da Activesoft permite que as escolas acompanhem de perto o progresso e as necessidades individuais de cada aluno.
Isso não só ajuda a identificar áreas que precisam de atenção, mas também cria um canal de comunicação efetivo entre professores, alunos e responsáveis. Assim, garantindo um suporte contínuo ao desenvolvimento educacional do aluno.
É importante ressaltar que, ao adotar soluções tecnológicas avançadas como as da Activesoft, as escolas estão investindo na transformação da experiência educacional. O nosso compromisso com a inovação assegura que as instituições estejam sempre alinhadas com as melhores práticas e tecnologias de ponta.
E aí, gostou de conhecer mais sobre a Activesoft e como ela pode transformar a gestão educacional? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outros a compreenderem a importância de inovar na educação!