Melhore a retenção de alunos na sua escola particular

  • Activesoft

  • 4 anos atrás

  • 4 min de leitura

A retenção de alunos é uma das questões que todo gestor escolar deve ficar atento. Isso porque, manter as matrículas está diretamente relacionado à saúde financeira da escola enquanto negócio, mas também é fator fundamental para a formação de uma imagem institucional forte e crucial para a atração de novos estudantes.

Quando a escola é nova no mercado, essas questões merecem ainda mais atenção, pois a evasão escolar, nesse caso, pode estar relacionada à má gestão de alguma das áreas, seja pedagógica, financeira ou de infraestrutura.

Para ajudar você a descobrir como melhorar a retenção de alunos em sua instituição de ensino, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é retenção de alunos?

Trata-se da sequência de ações destinadas a manter os estudantes motivados e engajados com a escola, desde o instante da matrícula até a conclusão do curso. Para tanto, essas ações podem estar relacionadas à abordagem do conteúdo, com tutoriais especializados, até ações de marketing e intervenções financeiras, como descontos na mensalidade.

Quais os maiores desafios da retenção de alunos?

A gestão escolar deve estar atenta para compreender a realidade do aluno e quais são suas necessidades. Nesse contexto, é preciso observar algumas questões. Confira a seguir!

1) Financeiro

Quando se trata de instituições de ensino privadas, as questões financeiras, recorrentemente, são fatores que podem afastar o aluno da sala de aula.

Quando o estudante trabalha para pagar os seus estudos, em determinado momento, ele pode ser vencido pelo cansaço e optar por suas atividades laborais. Já quando depende dos responsáveis, o desemprego pode ser um forte motivo para a evasão escolar.

2) Locomoção

Outro motivo da evasão escolar é a falta de transporte ou, no caso de alunos do ensino fundamental, de um responsável para levar e buscar as crianças.

Essa é uma questão geográfica que, infelizmente, a gestão escolar não tem tanto domínio, mas que pode ser identificada em uma pesquisa de marcado, antes mesmo da abertura da instituição, o que possibilita ajustes ainda no planejamento da nova IE.

3) Compatibilidade de valores

A compatibilidade de valores entre alunos e responsáveis pode ser uma causa para a evasão escolar. Assim, é preciso estar atento e posicionar a marca da escola de maneira estratégica, principalmente no início das atividades.

4) Desconfiança

Se a sua escola é nova, é normal as pessoas sentirem uma certa desconfiança. Afinal, a instituição de ensino não tem ainda uma história para ser analisada.

Mas essa também pode ser uma grande vantagem, já que por um lado, não existe nada positivo sobre a marca, por outro, também não há nada negativo. Logo, é possível tirar proveito disso investindo em boas estratégias de marketing.

Como trabalhar a retenção de alunos?

Focar em ações de relacionamento melhora a retenção de alunos em sua nova instituição de ensino. Além disso, é possível apostar em outras estratégias, como veremos agora!

Invista em tecnologia

Os jovens da atualidade, da chamada geração Z, são nativos digitais e altamente conectados. Nesse sentido, para aumentar a retenção de alunos, aposte em ferramentas digitais de ensino, com jogos e outros recursos interativos para manter os estudantes motivados.

Além disso, é possível usar recursos gratuitos, como aplicativos de idiomas, a exemplo do Duolingo, para ensinar línguas estrangeiras. Use a imaginação e invista em infraestrutura — computadores, salas, internet — para oferecer uma experiência diferenciada aos estudantes.

Adote medidas ativas de aprendizagem

Contar com metodologias com comprovadas e eficientes também ajuda a atrair e manter os alunos na sua nova instituição de ensino.

Para isso, aposte em técnicas de aprendizagem ativas, ou seja, aquelas nas quais o aluno aprende fazendo. Dessa forma, você eleva o nível de motivação e engajamento deles, aumentando as chances da retenção de alunos.

Acompanhe o desenvolvimento individual

Cada ser humano é único e tem suas particularidades, e em sala de aula essa questão se torna ainda mais evidente. Nesse sentido, para melhorar a retenção de alunos, treine os professores e demais membros da equipe pedagógica para atuar de forma ativa, tendo como foco as necessidades dos alunos. É claro que quanto maior a turma, maiores serão os desafios.

Mas usando a criatividade, é possível vencê-los. Tira-dúvidas online, mentorias, aulas de reforço e o envolvimento dos responsáveis —  no caso do ensino básico —  são fundamentais para garantir o rendimento do aluno e a sua permanência na escola.

Ajuste as finanças

Para evitar a evasão escolar devido à questão financeira, o melhor a fazer é negociar com os responsáveis. Nesse sentido, parcelamentos e ajustes de valores podem ser feitos, a fim de conseguir chegar a um acordo razoável para ambas as partes.

Para isso, o setor financeiro da entidade deve estar preparado e já contar com uma certa taxa de inadimplência, principalmente no início das atividades da nova instituição de ensino, quando ela ainda não tem um histórico das atividades.

Trabalhe os valores da escola

Para evitar a incompatibilidade de valores com a marca, é possível fazer, antes do lançamento, uma pesquisa de mercado para validar a aceitabilidade da missão, visão e valores da instituição.

Com esses dados, você também pode ajustar as estratégias para elevar a retenção de alunos, ao atrair aqueles com maior compatibilidade com os objetivos da entidade de ensino, por exemplo.

Aposte em estratégias de marketing

As ações de marketing podem ser usadas para elevar o valor da marca e incentivar o sentimento de pertencimento dos alunos à instituição de ensino. Para isso, é preciso alinhar a comunicação com os interesses dos estudantes.

Como vimos, é possível melhorar a sua retenção de alunos na nova instituição de ensino. Para isso, você precisa entender o contexto social e econômico dos seus estudantes, criar boas estratégias de marketing, investir em tecnologia, entre outras questões.

Além disso, é necessário algum esforço da escola para se adequar à realidade de seus alunos, afinal, eles são a razão da entidade existir.

Quer continuar descobrindo como melhorar a gestão da sua escola particular? Fale conosco!