Campanha de rematrícula: 5 dicas essenciais para ter uma de sucesso

  • Activesoft

  • 4 anos atrás

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Quando os últimos meses do ano chegam, a gestão escolar passa a ter um desafio a mais: elaborar planos e estratégias para uma campanha de rematrícula de sucesso. Esta etapa sempre exigiu muito esforço, criatividade e determinação.

Tendo isso em vista, vamos apresentar dicas para a sua escola planejar uma campanha mais eficiente e centrada na captação de alunos. Veja, então, a importância de estruturar, corretamente, a campanha de rematrícula para obter bons resultados e fortalecer a imagem de sua instituição perante a concorrência.

Por que investir na campanha de rematrícula da sua instituição?

Um campanha de matrícula escolar um processo que precisa ser dinâmico e envolver toda a comunidade escolar. Assim como os administradores, a equipe pedagógica, funcionários e parceiros devem estar alinhados com os projetos da escola. Internamente, é necessário fazer uma análise do número de vagas conforme os cursos, turmas e períodos.

Igualmente relevante é associar essas vagas a oportunidades de rematrículas, mas considerar as taxas de transferências e as possíveis evasões. Focar esses aspectos é importante para a gestão estabelecer as metas que pretende alcançar, e também para definir uma estratégia de marketing que englobe esses propósitos.

Investir na campanha de rematrícula exige uma avaliação criteriosa da situação interna e recursos para que a escola possa divulgar as vagas e os diferenciais que julgar atrativos. Assim, um planejamento eficaz é aquele centrado em ações favoráveis à captação, mas que considera a possibilidade de enfrentar eventuais cancelamentos de matrícula. 

Outro aspecto relevante é que essa campanha também pode ser considerada como chance de contatar os pais, melhorar o relacionamento com eles e usar esse período para resolver inadimplências. Ofereça descontos, renegocie dívidas e transforme esse momento em uma real oportunidade de captação e retenção de alunos.

Quais as melhores 5 práticas para otimizar a campanha de rematrícula? 

Selecionamos as 5 maiores estratégias para que a gestão consiga alcançar seus objetivos e preencher todas as vagas disponíveis. Veja quais são!

1. Trace objetivos claros para a campanha

Saber traçar seus objetivos e focar as estratégias mais adequadas à realidade de sua instituição é, sem dúvida, um dos passos mais relevantes ao sucesso da campanha de matrículas.

Porém, para isso, a administração deve ter mente a definição de onde a escola se encontra e em qual posição ela pretende chegar

2. Facilite o processo

Facilitar o processo de rematrícula ajuda bastante na captação de novos alunos e na retenção dos atuais. Isso significa simplificar burocracias, disponibilizar esse serviço online e ter uma equipe preparada para oferecer soluções à velocidade da luz.

Por conta disso, avalie quais são as formas mais adequadas para agilizar esse trabalho e tornar a sua campanha de rematrícula mais dinâmica.

3. Explore o potencial das redes sociais

Atualmente, toda empresa de sucesso precisa ter uma presença forte no universo virtual. Portanto, as escolas precisam saber explorar o potencial das redes sociais, principalmente mídias como WhatsApp, Facebook e Instagram.

Embora o seu público sejam os alunos, dependendo dos cursos oferecidos, o foco do marketing deve ser os pais.

Salvo exceções, são os pais que decidem em qual escola colocarão os filhos. Por isso, utilize essas ferramentas de forma estratégica e criativa para que a abordagem seja diretamente sobre o público-alvo real.

Aproveite as mídias sociais para dar mais visibilidade à sua marca e focar nos valores de sua Unidade.

4. Melhore a infraestrutura

Nesse processo que envolve a campanha de rematrícula, a influência da infraestrutura da escola não pode ser ignorada. Antes de abrir as matrículas presenciais, organize o espaço externo e invista em uma decoração de boas-vindas.

Crie uma ambiente aconchegante, principalmente para surpreender os de casa e causar uma boa impressão nos novatos. 

Assim como a qualidade do ensino, ter uma boa infraestrutura é primordial para atrair mais estudantes para sua instituição de ensino. Uma forma de divulgar a sua marca é convidar os pais e amigos dos atuais alunos para visitarem a sua escola.

Isso funciona como as antigas campanhas de “boca a boca”, que ainda exercem poderosa influência sobre as pessoas.

5. Mostre os diferenciais da instituição

Você já parou para analisar quais são os diferenciais da sua instituição em relação aos concorrentes? Pois bem, esses são os pontos mais importantes e que, por essa razão, não devem ser ignorados na hora de traçar as metas e estabelecer as ações da campanha de rematrícula.

Certamente, os atuais alunos já perceberam quais são os pontos fortes que atribuem valor à instituição. São essas questões que mais influenciam a decisão de continuar ou na mesma escola.

Inclusive, outro aspecto interessante é que quando esses diferenciais são claros para a gestão, há mais chance de melhorá-lo ainda mais para mantê-los estáveis.

Por que preparar a sua campanha de rematrícula com antecedência?

Muito embora seja feita nos últimos meses do ano, a campanha de rematrícula deve ser pensada o ano inteiro. Assim, é preciso focar atenção em um conjunto de ações práticas que convertam as leads e representem, de fato, resultados mais efetivos para a instituição. Nesse contexto, investir na gestão de captação de alunos é essencial.

Por isso, as estratégias escolhidas pelos administradores precisam ser focadas em ações mais favoráveis à captação e retenção dos alunos para o próximo ano. Nessa investida, sair na frente é um dos aspectos mais relevantes.

Por isso, ao concentrar suas energias nesse objetivo, trace um cronograma que inclua essa campanha nos três últimos meses do ano.

Além de começar primeiro que os concorrentes, ao antecipar sua campanha, você evita problemas de atrasos e ainda terá tempo hábil para preencher as vagas e as turmas disponíveis.

Como você viu, elaborar uma campanha de rematrícula exige muita determinação dos gestores e da equipe de colaboradores. O sucesso dessa ação depende de concentrar esforços e estratégias adequadas.

Portanto, para atrair e fidelizar mais estudantes, essa campanha precisa ser bem planejada e executada com eficácia. Quer saber melhor como? Fale conosco!

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