Quais são as 12 principais profissões do futuro?

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 4 min de leitura

O gestor de ensino precisa conhecer e compreender as profissões do futuro para fazer um bom planejamento. Afinal, a escola deve saber qualificar os alunos para o que está por vir. E o que será? Conforme especialistas, basicamente, tecnologia.

O homem atuando lado a lado às máquinas e aproveitando o que de melhor elas podem proporcionar. Mas, então, quais são as 12 principais profissões do futuro?

Há uma preocupação quanto à condição atual das instituições de fornecer essas qualificações. De acordo com a pesquisa do Center for the Future of Work, somente 25% dos estudantes do ensino superior estarão preparados para atuar com tecnologias.

Assim, é essencial mudar essa realidade e fazer a diferença desde o início da formação dos seus alunos. A transformação deles em profissionais do futuro passa diretamente pelas suas mãos.

Conheça, agora, as 12 profissões do futuro e suas principais características!

1. Analista de Big Data

Esse profissional tem o dever de analisar dados gerados ou coletados por sistemas. É dele a função de interpretar esses dados, transformando-os em informação.

Desse modo, o que for decifrado pelo analista de Big Data é explorado por outras áreas da empresa, podendo causar grande impacto, auxiliando, inclusive, na tomada de decisões acertadas.

Alguns exemplos, cada vez mais utilizados, são estudos de público, compreensão da concorrência e desempenho econômico.

2. Designer de Inovação

Quem descobre algo novo? É possível que isso seja feito de forma sistematizada? Essas perguntas são comuns quando o tema é inovação. Pois o designer que atua nessa área é quem faz descobertas relevantes.

Ele atua sempre embasado em tendências tecnológicas apresentadas pelo mercado. Apesar de ser uma área pouco explorada, atualmente, tem grande potencial de ampliação e destaque no futuro.

3. Analista de Segurança da Informação

Entre os desafios do uso da tecnologia está a manutenção da privacidade e da segurança. E é por isso que essa é uma das profissões do futuro.

Esse profissional é responsável por manter a rede da empresa o mais blindada possível contra ataques de hackers, ou vazamentos de dados internos valiosos. São eles que aplicam e que também desenvolvem softwares para armazenar informações de forma segura.

4. Responsável pelo Sucesso do Cliente

Uma empresa pode organizar-se muito bem internamente, com processos e tecnologia. Mas quem garante que o público-alvo está satisfeito? É o responsável por essa área. A profissão já vem se destacando e deve ser uma das principais no futuro.

Cada vez mais, as marcas estão compreendendo a importância de que cada etapa da experiência do cliente seja prazerosa, para que ele volte a fazer negócio e a organização alcance o sucesso.

5. Gestor de Compliance

A evolução trouxe muitos novos processos e ferramentas tecnológicas para dentro das empresas. Mas o desenvolvimento também motivou legislações para garantir que as ferramentas não sejam utilizadas de maneira indevida.

E, de forma a evitar prejuízos, surgiu a profissão de Gestor de Compliance. Esse é o responsável por manter a empresa dentro da lei em todos os seus processos.

6. Especialista em Cloud Computing

Atualmente, as pessoas estão se adaptando com a dinâmica de salvar algo na nuvem. Mas, a tendência de mercado é que isso vire regra em um futuro próximo. Por esse motivo, os profissionais de Tecnologia da Informação que se dedicarem a gerir a armazenagem de dados em nuvem devem se destacar.

7. Profissional de Logística

Alguém que veja a logística geral da empresa é necessário para toda organização. Afinal, com o avanço tecnológico, é esse profissional quem consegue alinhar os processos modernizados de todos os setores, facilitando o sistema de gestão.

Ele é quem imprime operações e processos inteligentes em áreas como de armazenamento, distribuição e transporte. No futuro, ele deverá se destacar por compreender a relação de cada máquina com cada colaborador da empresa para compreender o todo e implementar melhorias.

8. Gestor de Resíduos

Quanto maior o crescimento populacional, maior a produção de resíduos. E é por esse motivo que o gestor dessa área tende a se destacar. Há algumas décadas, a sociedade não se importava com o descarte correto do lixo.

Entretanto, as novas gerações modificaram esse pensamento, inclusive motivando a criação de legislações que regrassem essa questão. Por isso, é crescente a necessidade de um profissional que utilize tecnologias para gerir resíduos.

9. Engenheiro com foco em Agronegócio

Está errado quem imagina que agronegócio e tecnologia não podem trabalhar juntos. No futuro, a engenharia que lida com a natureza será formada pela compreensão do homem e a atuação das máquinas.

A transformação digital do setor precisará de estudo e conhecimento sobre como cada tipo de ferramenta tecnológica pode afetar um setor como a aquicultura, agrimensura ou agricultura, por exemplo.

10. Médico de Saúde Mental

Evolução, rotinas intensas, estresse. A tecnologia facilita o dia a dia e, em meio a tantas tarefas, algumas pessoas não conseguem dosar como organizá-las. Dessa forma, uma das profissões do futuro é a voltada aos cuidados mentais.

Assim, o desafio desse profissional será mediar a interação da população com ferramentas e softwares tão presentes em todos os momentos. Quem não se preocupar com saúde mental, pode estar fadado à infelicidade.

11. Geneticista

Um dos trabalhos que se utiliza muito das evoluções tecnológicas é o da área genética. O geneticista ainda é pouco mencionado no campo da saúde, mas é essencial, principalmente no campo de pesquisa.

Ele é o responsável por compreender o comportamento do organismo, desenvolvendo tratamentos, analisando teste e inovações. Desse modo, a tendência é que se abram diversas novas possibilidades de trabalho nesse setor no futuro.

12. Arquiteto 3D

A tecnologia 3D deve seguir sendo utilizada em diversos campos. Assim, quem se especializar nela, tende a conquistar espaço no mercado futuramente. O 3D revolucionou diversos campos, como arte, ciência e também a arquitetura.

O arquiteto que souber empregá-la com maestria pode galgar espaço entre os demais. Afinal, esse tipo de experiência é muito solicitada por clientes cada vez mais exigentes.

Percebe como todas essas profissões exigem um conhecimento tecnológico? Quanto mais o aluno estiver habituado a interagir com softwares e outras ferramentas, mais fácil será seu desenvolvimento como profissional.

E é por isso que o contato com o digital deve começar na sua instituição de ensino, desde os primeiros passos educacionais.

As profissões do futuro são, de fato, tecnológicas. Mas o quanto o seu aluno está preparado para isso? O quanto a instituição está proporcionando o melhor da educação, por exemplo? Atualize suas metodologias o quanto antes e se torne referência.

Dessa forma, para entender melhor como implementar tecnologia na educação e acompanhar informações sobre o assunto, confira nosso blogpost: Tecnologia na educação: 5 dicas para otimizar o processo de aprendizagem.

Colina Tech

27.04.2020