fbpx
Saiba como fazer para ter um planejamento escolar de sucesso!

O ano letivo ainda não acabou, mas você já começou a elaborar o planejamento escolar de 2020? Para muitos parece cedo demais, porém, quanto antes tudo estiver alinhando será mais fácil manter-se organizado e conquistar os resultados esperados!

Um dos pontos determinantes para o sucesso na gestão e no ensino, é o planejamento escolar. Sem planejamento, a equipe não consegue visualizar e entender metas, prazos, além de que gera uma dispersão, onde cada um realiza suas próprias atividades sem que elas estejam relacionadas umas com as outras, nesse caso, faltando a integração dos processos.

Apesar de se falar tanto em planejamento escolar, será que você sabe elaborar um de maneira prática e eficiente? Mas antes, vamos a algumas definições para que cada  processo esteja claro e seja realizado de acordo com suas necessidades e características. 

O planejamento da escola é a parte mais ampla de todo o plano escolar. Nele devem ser incluídos os objetivos, prazos, responsabilidades, nos diferentes eixos que compõem a gestão, ou seja, na parte pedagógica, financeira, e administrativa.

Já o plano de ensino detalha todos os fundamentos técnicos e teóricos de cada disciplina, como os conteúdos previstos para as matérias e também as expectativas de aprendizagem. E por último, o plano de aula mapeia toda a sequência de encontros e o que será aplicado ao longo do ano letivo.

Agora que você já sabe as diferenças de cada um deles, vamos te ajudar a elaborar o seu planejamento escolar, a aplicação e como inovar nesse processo. 

1.       Elaborando um planejamento

É importante que o plano organizado seja elaborado por toda a equipe de gestão da escola e tudo quanto for decidido deve ficar registrado, seja em ata manual ou em arquivos na nuvem que podem ser facilmente compartilhados com todos os colaboradores envolvidos.

Mas antes de construir o planejamento é preciso avaliar o desempenho do ano anterior para que a partir da análise feita, novos rumos possam ser tomados ou até mesmos outros mantidos.  

Ao reunir sua equipe para a elaboração do planejamento escolar, defina os seguintes pontos:

  • Objetivos propostos para a equipe com base no plano político pedagógico;
  •  Estratégias necessárias para alcançá-los;
  •  Como adequar essas estratégias para o dia a dia da instituição;

2.   Colocando o planejamento em prática

Após a construção do planejamento é necessário que todos tenham clareza do que deve ser feito e o que é responsabilidade de cada um. Acompanhe de perto todas execuções das atividades previstas e faça uma análise do que foi bom ou pode ser melhorado.

Quando for colocar em prática todo o cronograma planejado, faça as seguintes etapas:

  • Avalie como e quando os objetivos serão alcançados por meio de situações cotidianas da instituição;
  • Aplique as estratégias definidas; 
  • Se for necessário, faça pequenos ajustes no que já estava programado;
  • Avalie os resultados a partir do que já foi feito;

 3. Inovando no planejamento escolar

Apesar de todos os anos o planejamento escolar seguir um padrão, é interessante que a cada ano atividades e ideias novas sejam propostas. A tecnologia pode ser uma aliada nesse processo. Torne a execução do planejamento escolar algo mais interativo e atrativo.

Com a gamificação, por exemplo, é possível fazer com que cada etapa cumprida do cronograma seja comemorada e quem sabe até o reponsável seja bonificado pelo feito. Assim, todos serão mais engajados na tentativa de cumprir os objetivos.

Para deixar o planejamento mais atrativo e mais fácil de ser cumprido, faça eventos onde não só a equipe de gestão dê sua contribuição, mas também os alunos, para que eles se sintam parte parte da instituição. É interessante que eles também participem desse processo, assim eles entendem o que está sendo feito e como podem colaborar.

Agora que você já sabe o que é um planejamento escolar, como fazer, como colocar em prática, além de inovar nesse processo, não deixe para última hora, comece desde já elaborar o seu planejamento e tenha sucesso na sua gestão em 2020

Saiba como fazer para ter um planejamento escolar de sucesso!
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *