Tecnologia na educação: 5 dicas para otimizar o processo de aprendizagem

  • Colina Tech

  • 2 anos atrás

  • 5 min de leitura

Tecnologia na educação: 5 dicas para otimizar o processo de aprendizagem

O uso da tecnologia na educação se faz necessário para otimizar o processo de aprendizagem e atender os anseios dos estudantes.

Apesar de algumas instituições ainda apresentarem alguma resistência em incluir recursos tecnológicos para o aperfeiçoamento do ensino, é cada vez mais comum que esses instrumentos façam parte do cronograma de escolas e faculdades.

Isso reflete, por exemplo, no crescimento do ensino híbrido e EAD (ensino a distância), no qual o processo de ensino e aprendizagem ocorre parcialmente ou integralmente de modo virtual, com auxílio de plataformas digitais.

Além disso, o uso da internet tornou-se parte integrante dos processos de pesquisa, sendo estrutural que um aluno busque complementar o material visto em sala de aula com conteúdos de qualidade disponibilizados em sites da internet.

Por isso, o uso da tecnologia como recurso pedagógico é essencial na atualidade, sendo indispensável para a compreensão e absorção dos conteúdos das aulas.

Como estimular o uso da tecnologia no ambiente de aprendizado?

Muitas instituições de ensino buscam maneiras de incluir ferramentas tecnológicas para ampliação do seu portfólio, oferecendo novos meios de obtenção de conhecimento.

Para isso, é preciso que a instituição conheça e explore meios de disponibilizar esses instrumentos de aprendizado de modo a disponibilizá-los para seus estudantes.

Nesse contexto, algumas maneiras de estimular o uso da tecnologia são:

  • implementar o uso de sala de aula digital;
  • disponibilizar rede wi-fi nas dependências da escola;
  • oferecer um espaço virtual para compartilhamento de conteúdo;
  • contratar um aplicativo de comunicação para trocas com pais e alunos;
  • implementar o uso de recursos como tablets e laptops.

A rede wi-fi, por exemplo, permite que o aluno consulte rapidamente, em seu dispositivo eletrônico ou em outros terminais, as informações e conteúdos que agreguem ao processo de aprendizagem.

Já a implementação de uma sala de aula online viabiliza a oferta do ensino na modalidade híbrida, com o auxílio de plataformas como o Google For Education, que além de auxiliar na realização de aulas online, ainda possibilita a criação de um espaço virtual para aplicação de testes e provas.

A instituição pode investir na adoção de um aplicativo de comunicação, para simplificar e otimizar a troca com pais e alunos, além de facilitar o envio de comunicados e solicitações para as famílias dos estudantes. 

Alguns dos aplicativos de comunicação disponíveis mercado também podem ser utilizados como agenda e chamada digital, otimizando a dinâmica dos professores, e ainda possibilita o compartilhamento de conteúdo didático com os alunos de forma prática eficiente.

Adoção de recursos tecnológicos

Além disso, outra maneira de estimular o uso da tecnologia é disponibilizando salas equipadas com recursos tecnológicos para realizar aulas expositivas e experimentais.

Nas salas, é possível implementar recursos como projetores interativos, dispositivos de realidade aumentada, telas multimídia,  equipamentos de análise e pesquisa.

As propostas possibilitam a aplicação da tecnologia na educação, otimizando o processo de formação dos alunos e diversificando os agentes de ensino e aprendizagem, viabilizando ainda os horizontes das salas de aula. 

Além dessas possibilidades, preparamos mais 5 dicas para te ajudar a implementar a tecnologia na educação e otimizar o processo pedagógico da sua instituição de ensino.

1- Biblioteca digital 

Os livros digitais são materiais de uso simplificado, com acesso facilitado por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, além dos computadores.

Também já existem dispositivos específicos para leitura de livros, que possuem iluminação da tela adequada e outros recursos que otimizam a experiência do usuário.

Outro ponto interessante sobre o uso de tecnologias para leituras, é perceber que muitas instituições de ensino investem na criação e manutenção de bibliotecas virtuais. Isso é importante para que os alunos possam acessar grande parte dos materiais indicados pelos professores por meio dessa plataforma online.

Além dos livros, muitas apostilas são enviadas por e-mail, permitindo aos alunos realizar anotações nas páginas diretamente pelos seus smartphones.

2- Recursos multimídia

O uso de mídia é essencial para facilitar a compreensão do conteúdo apresentado aos estudantes e é uma das alternativas mais viáveis e acessíveis para implementar o uso da tecnologia na educação. 

A implementação do recurso é uma forma simples e prática de oferecer experiências e envolver os estudantes durante as aulas, ampliando o nível de consciência do estudante e auxiliando na fixação do conteúdo. 

Entre as possibilidades e formatos de mídia que os professores podem explorar com os alunos, estão:

  • podcasts;
  • audiobooks;
  • textos;
  • mapas;
  • imagens;
  • vídeos;
  • tour virtual;
  • exposições virtuais.

Assim, o uso da tecnologia permite mesclar diferentes tipos de materiais para uma entrega inovadora e estimulante aos estudantes.

Dessa forma, em uma aula de história ou geografia, por exemplo, o professor pode guiar os alunos em um tour virtual por um museu. Ou, se for o caso, por uma exposição de artigos de civilizações antigas. 

Além disso, a diversificação dos formatos para fixação dos conteúdos facilita a revisão dos conteúdos, auxiliando os alunos em períodos de prova e trabalhos específicos.

3- Ampliação do ambiente de aprendizagem

O universo virtual rompeu as barreiras limitantes do espaço e permitiu a integração das pessoas em praticamente todos os pontos do globo. 

Essa possibilidade quebrou as barreiras inclusive nas salas de aula. Com a conexão em plataformas de vídeo chamadas como o Google Meet e o Zoom, alunos e professores podem interagir de qualquer lugar

Para isso, o professor pode adotar plataformas que viabilizam a oferta de aulas remotas e equilibrá-las de forma inovadora. Isso possibilitará, por exemplo, o gerenciamento de uma sala de aula equipada com recursos que possibilitam práticas integrativas, como uma ida ao laboratório. 

Dessa forma, as atividades complementam a experimentação e expandem as possibilidades de absorção de conhecimento.

4- Avaliações online

Como forma de otimizar o processo avaliativo dos alunos nos centros educacionais, muitas instituições investem na realização da prova virtual, que oferece benefícios não apenas para os alunos, mas também para os próprios professores.

Desse modo, com o recurso, o aluno pode acessar a prova diretamente dos laboratórios de informática da instituição para responder aos questionários, otimizando o processo de aplicação das avaliações e reduzindo o desgaste com os processos de impressão e armazenamento das provas físicas.

Além disso, com o auxílio da ferramenta, a escola pode agilizar o processo de conferência das avaliações de forma inteligente, liberando os professores do trabalho exaustivo de correção manual.

5- Gestão pedagógica otimizada

O setor de pedagogia é responsável por desenhar a proposta de ensino da instituição, conduzir a atuação dos professores e acompanhar os índices de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Para executar todos esses processos com eficiência e assegurar a qualidade do ensino oferecido é necessário otimizar a gestão pedagógica da instituição. 

Por isso, é fundamental adotar um sistema de gestão integrado, que ofereça praticidade e segurança a processos como:

  • armazenamento centralizado de dados;
  • garantia de integridade dos dados; 
  • emissão prática de documentos;
  • integração de ferramentas;
  • mensuração da satisfação de pais e alunos;
  • otimização do processo de avaliação;
  • aplicação de metodologias flexíveis.

Desse modo, a implementação da tecnologia na educação contribui com o melhoramento de todos os processos da instituição, auxiliando a escola na implementação e oferta de um modelo de ensino inovador e que gere melhores resultados.

Assim, para colocar essas e outras práticas para inserir a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, você pode contar com a Activesoft!

Especialista em gestão escolar, a Activesoft contribui diariamente com a rotina de mais de 1.000 instituições de ensino, auxiliando no melhoramento dos processos acadêmicos e facilitando a implementação de recursos tecnológicos na sala de aula. 

Faça parte do grupo de escolas que mais crescem no país com o melhor software de gestão educacional!

Colina Tech

11.05.2022