Educação online: os maiores desafios em tempos de pandemia

  • Activesoft

  • 4 anos atrás

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A pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou as instituições de ensino a se adaptarem ao modelo de educação online ou educação a distância (EAD) de forma rápida. A mudança brusca foi sentida principalmente pelas escolas de ensino infantil, fundamental e médio, por não estarem familiarizadas com o modelo de aulas remotas, já utilizado por muitas universidades. 

Com isso, as instituições de ensino tiveram que se adaptar rapidamente, aderindo a tecnologia como aliada para dar continuidade às atividades escolares, preservando a saúde dos estudantes com o modelo de ensino remoto. 

Contudo, além de terem que se adaptar ao novo formato, as escolas tiveram, ainda, que enfrentar problemas como a evasão escolar, principalmente do ensino infantil; aderir a plataformas que viabilizem a aplicação das aulas remotas; investir no treinamento da equipe para fazer o manuseio correto do novo sistema; garantir o engajamento dos alunos nas aulas online; e adaptar a metodologia de ensino a nova realidade. 

Sem muita preparação — tanto por parte da comunidade acadêmica quanto dos alunos e responsáveis ­— a educação online foi implantada, gerando esses grandes desafios.

Para abordar o assunto com maior amplitude, preparamos este artigo que traz os maiores desafios da educação online!

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Como a pandemia afetou o sistema de ensino?

De acordo com a  BBC Brasil, 165 países tiveram que fechar as escolas para reduzir o risco de contágio pelo vírus causador da Covid-19. A medida de segurança levou à interrupção das aulas presenciais de 1,5 bilhão de alunos, mudando o dia a dia de 63 milhões de professores de educação básica. 

A transformação do modelo de ensino impactou estudantes e instituições da educação básica na formação universitária. A adoção da educação online possibilitou que milhares de alunos pudessem continuar estudando, transformando o modelo, que inicialmente foi tratado como uma alternativa temporária, na nova realidade da educação, com a implementação do ensino híbrido

Contudo, se adaptar a um novo formato de ensino após centenas de anos realizando aulas apenas de forma presencial, não foi um processo fácil. As escolas passaram por um processo de adaptação dos diversos setores para que todas as atividades, antes feitas apenas presencialmente, pudessem, também, ser realizadas remotamente. 

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Quais as principais dificuldades encontradas na educação online?

Notórios são os esforços das escolas e dos professores para que a qualidade do ensino seja mantida na educação online. No entanto, ainda existem alguns desafios no processo de transição. Afinal, a tecnologia estava pouco presente no modelo de educação presencial das instituições de educação básica.

Com isso, não só os alunos estavam pouco familiarizados com a tecnologia nas salas de aula. Os professores, também, precisaram se adaptar ao processo, visto que, durante o processo de formação tradicional, eles não tiveram disciplinas  voltadas para o uso de ferramentas digitais nas práticas pedagógicas.

Confira quais são as principais dificuldades encontradas nessa modalidade.

Metodologias obsoletas

Diversos fatores diferem a aula online da aula presencial, sendo alguns deles a interação e troca de experiências que o espaço da escola propicia; o ambiente personalizado; a dinamicidade das atividades presenciais; e o uso de ferramentas como os laboratórios; entre outros motivos.

Com a prática online se torna mais difícil passar alguns conteúdos com os das matérias de cálculo com a mesma eficiência, porque os professores trabalharam esses conteúdos, por anos, apenas dentro da sala de aula.

Sendo assim, os docentes esbarram em limitações e dificuldades para transmitir o assunto aos alunos em uma simples videoconferência. 

Nesse sentido, as metodologias de ensino precisam ser adaptadas para as plataformas online, com dinâmicas de aprendizado que possibilitem o engajamento de alunos e professores

Assim, o novo desafio das escolas é desenvolver planos de aula que envolvam os estudantes, trazendo atividades interativas que provoquem no aluno o desejo de se envolver com o conteúdo apresentado, mesmo sem o incentivo da presença dos colegas. 

Dificuldade de acesso e manuseio de tecnologias

A educação online trouxe com ela os desafios de aprender a manusear ferramentas digitais como as salas de aula online e os sites de aplicação de atividades e compartilhamento de materiais educativos.

Tanto os professores quanto os alunos, não tinham o hábito de recorrer a essas plataformas e a transformação trouxe algumas dificuldades de manuseio e conexão durante as aulas remotas. 

Durante o período de adaptação do novo formato de ensino, foi possível observar uma queda na qualidade das aulas, já que não existe um nivelamento do conhecimento dessas ferramentas entre todos os alunos e professores. 

Contudo, com a rotina de uso da plataforma, todos passaram a utilizar os sistemas com maior tranquilidade e a aceitação das ferramentas aumentou entre os envolvidos no processo pedagógico, tornando possível as práticas do ensino híbrido em diversas instituições de ensino. 

A educação a distância já era comum em universidades que ofereciam cursos de formação superior inteiramente online e com a transformação que a pandemia provocou nas metodologias de ensino, o modelo híbrido pode ser promissor para o ensino básico.

Falta de acesso à internet

Alinhado ao uso de tecnologias, o acesso à internet é vital para que docentes e estudantes possam se reunir de forma online. Porém, no país, a realidade quanto a disponibilidade e a utilização do recurso, ainda preocupa gestores. 

Um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e publicado pelo site de empregos Catho, revelou que 58% dos lares brasileiros não têm acesso a computadores e 33% não contam com assinaturas de provedores de internet.

Já em áreas mais afastadas, como no campo, as próprias escolas sofrem com a falta de estrutura. Para você ter uma ideia, 43% das instituições de ensino rurais dizem que não há infraestrutura para o sinal chegar.

Por esse motivo, muitos estudantes adotaram o celular como a ferramenta principal para acompanhar as aulas, utilizando, em alguns casos, os dados móveis para poder se manter online e garantir a participação na sala de aula. 

Falta de cooperação e interrupções

A turma de alunos da educação básica é composta por crianças e adolescentes que, em muitos momentos, não compreendem as necessidades impostas para viabilização da educação online. Com isso, a falta de maturidade e o excesso de energia muitas vezes se tornam obstáculos para o fluxo da aula. 

Sendo assim, orquestrar as demandas de comunicação dos alunos enquanto durante a apresentação do conteúdo é um desafio para os professores. Portanto, é preciso investir em estratégias que possibilitem a execução das atividades para evitar as interrupções constantes e as interações paralelas entre os estudantes. 

Aumento da dispersão

Prender a atenção de um adulto durante uma aula EAD já é um desafio. Os professores e palestrantes precisam competir, constantemente, com as redes sociais, sites de vídeo e várias outras plataformas de distribuição de conteúdo online. Mesmo tendo o discernimento de que precisa acompanhar o conteúdo apresentado pelo docente, manter o foco fora do ambiente educacional é um problema. 

Se reter o controle e ganhar a atenção de adultos já é uma tarefa difícil, conseguir que uma turma de crianças e adolescente se mantenha quieta e concentrada durante uma aula online é um desafio ainda maior. 

Sem o suporte dos pais para conter as distrações em casa e estratégias que fisgam a atenção dos pequenos, os professores enfrentam, como consequência, a falta de controle e a dispersão dos estudantes no ambiente de educação online, o que pode se tornar prejudicial para o desempenho escolar dos alunos. 

Para que o problema perdure e tenha consequências nocivas na educação dos alunos, os professores, com apoio da equipe da escola, devem planejar atividades que garantam o engajamento dos alunos, com atividades dinâmicas e apresentações interativas. 

Neste contexto, como grande aliado, os docentes têm às diversas ferramentas digitais de ensino que podem ser agregadas às aulas. 

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Como aumentar o engajamento dos alunos?

Mesmo com alguns desafios a serem vencidos, a educação online pode ser implementada, principalmente nas áreas urbanas, onde o acesso à internet e a tecnologia é facilitado. Assim, o trabalho mais árduo passa a ser as estratégias de engajamento dos alunos. 

Acompanhe e entenda como implementá-las!

Implementação de metodologias modernas

Apostar em ferramentas interativas e tecnológicas, como a adoção de um sistema de gestão educacional que possibilite a comunicação com os alunos, é uma forma de organizar as aulas no ambiente online. O software viabiliza, além do espaço de sala online, possibilita o desenvolvimento de atividades mais atrativas.

Isso porque a ferramenta possibilita compartilhar arquivos e usar a imaginação para incentivar a interação dos alunos. Já pensou em promover jogos com os temas dos conteúdos? Como seria a receptividade dos estudantes a isso? Será que eles se sentiriam mais motivados a participar das atividades acadêmicas?

Para investir com segurança nessas e outras ferramentas diversificadas de ensino, os gestores precisam avaliar as necessidades e os perfis de cada turma, alinhando com o corpo docente da instituição o que melhor se encaixa nos planos de aula. Com o recurso, se torna possível promover a educação online de forma criativa e interativa. 

Capacitação dos professores

Independentemente das atividades já estarem acontecendo em praticamente todas as instituição de ensino particulares, é importante que os gestores sempre ofereçam treinamentos, cursos e webinários, entre outros métodos de aprendizado, para que os professores possam continuar desenvolvendo o uso de ferramentas tecnológicas nas aulas. 

Afinal, os docentes são referências para os alunos, e a postura deles diante do manuseio das ferramentas digitais pode motivar ou desestimular os estudantes.

Maior inclusão dos alunos durante as aulas

Capacitados e paramentados com ferramentas modernas, os professores tem mais chances de garantir o engajamento dos alunos. Dessa forma, o processo de aprendizagem ganha consistência e contribui para o aumento da qualidade do ensino.

Nesse cenário, é fundamental pensar em estratégias para prender a atenção dos estudantes durante as aulas. Para isso, a equipe pedagógica pode discutir em reuniões, com base no material programado, perguntas comos estas:

  • Qual a melhor forma para trabalhar os conteúdos de história com os alunos?
  • Como os cálculos de matemática, química e física podem ser melhor apresentados? 
  • Existe algum recurso online que facilita a visualização dos sistemas para usar na aula de biologia? 
  • E na aula de artes? Porque não fazer uma visita online a um museu?
  • Quais filmes ou séries podemos indicar para levantar discussões sobre a Guerra Fria? 
  • Tem algum planetário online para que os alunos possam observar o espaço durante as aulas de astrologia?
  • Assim como os museus, existe algum zoológico virtual para apresentar os animais às crianças? 
  • Quizzes sobre geografia que podem ser trazidos para a aula? 

Assim, a escola conhece e implementa diversos recursos online gratuitos e pagos. Trabalhando, assim, os conteúdos que poderiam parecer entediantes, de forma mais atrativa. 

A educação online possui sim muitos aspectos positivos, mas também impõe algumas condições, neste caso, a necessidade de se adaptar e conhecer novas tecnologias. 

Todo o processo trouxe grandes desafios para gestores, professores, alunos e responsáveis, porém também contribuiu para o melhoramento e o avanço do ensino a distância. Afinal, o recurso é uma forte tendência para o mercado da educação. 

Para passar por esse processo de forma rápida e sem grandes danos, tenha um aliado!

Por fim, para garantir presença neste ramo que tende a expandir, os gestores precisam estar preparados para os novos desafios da educação online. Nesse sentido, uma boa alternativa é adotar um sistema que otimize o processo de gestão e ofereça estrutura para acolher e acompanhar os alunos remotamente. 

Comprometida com o sucesso da sua instituição de ensino, a Activesoft montou uma estrutura de atendimento online para ajudar gestores que querem modernizar seus processos com o uso da tecnologia.