TI nas escolas: Qual o seu papel? Entenda aqui!

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 4 min de leitura

O setor educacional não está imune aos avanços tecnológicos. Atualmente, faz-se importante entender o papel do TI nas escolas para manter a comunicação entre as diversas frentes e assegurar a centralização de informações e a otimização do tempo. Por isso, é importante contar com um departamento de TI funcional para impulsionar a inovação nas instituições de ensino.

O interessante é que esse assunto é multidimensional e complexo. A necessidade por TI nas escolas cresce a cada dia, junto ao número de responsabilidades dos profissionais.

Então, como otimizar tudo isso e garantir estabilidade, redução de custos e melhorias nas atividades do dia a dia? Vamos descobrir neste artigo. Acompanhe!

Qual é a importância da TI nas escolas?

O setor de TI tem se tornado mais importante em empresas de qualquer tipo atualmente. Com a transformação digital, a necessidade por inovação e o uso de sistemas digitais em todos os âmbitos, existe essa urgência em contar com uma TI robusta e completa, de modo a satisfazer todas as demandas com um bom nível de qualidade.

A responsabilidade pode ser compreendida de diferentes formas. Primeiramente, é preciso considerar a otimização de processos que uma boa TI gera. Com o suporte dos profissionais especializados, a gestão consegue executar processos administrativos com eficiência, e os professores dão melhores aulas, com agilidade nas operações necessárias.

Ou seja, tudo flui mais rápido. As tarefas são executadas com maior precisão. A tecnologia coopera com a automação e a digitalização das atividades, trazendo máquinas para ajudar na solução dos principais problemas e no gerenciamento dos documentos no dia a dia. Matrículas, registros de professores, arquivos do RH, gestão de ativos, gestão do financeiro: todas essas funcionalidades são aprimoradas com a automação.

Benefícios do TI para as instituições de ensino

Uma das grandes vantagens do recurso é a diminuição da incidência de tarefas manuais e erros causados por humanos distraídos ou cansados. Com menos falhas, a instituição se mantém mais consistente e estável, bem como satisfaz os seus estudantes e os pais com melhores serviços. Por consequência, a reputação dela também melhora no mercado.

Em outras palavras, o acompanhamento pedagógico, a rotina da secretaria e o trabalho dos administradores ganham maior eficiência, o que significa menos consumo de recursos e maior produtividade.

Outro benefício do TI é a integração de dados. Uma instituição de ensino tem que lidar com muitos documentos e registros no cotidiano. Por isso, é comum que os profissionais busquem informações antigas e resgatem algo no banco de dados. A integração ajuda na centralização dos dados em uma única plataforma otimizando as consultas e o tempo utilizado nas pesquisas.

Desse modo, há maior segurança de dados, com cuidado aos princípios: confidencialidade, integridade e disponibilidade. Professores e alunos terão suporte de dados sempre qualidade, disponíveis quando precisarem e com restrições de acesso apenas para quem for autorizado.

Outra grande vantagem da TI é na sala de aula. Os professores podem adotar ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar as aulas no dia a dia e personalizar os conteúdos, a fim de atender a demandas específicas de seus alunos. Assim, é possível conseguir um melhor aprendizado, com ferramentas para os estudantes e melhor comunicação entre docentes e outras áreas da instituição.

Além disso, a tecnologia ajuda na evolução da instituição de ensino, com acompanhamento de indicadores e métricas para otimizar os processos e reparar as falhas. É viável ter maior visibilidade das necessidades e dos avanços realizados.

Quais são os desafios da TI nas escolas?

Um deles é a resistência dos profissionais internos. Por mais que os próprios colaboradores de tecnologia estejam sempre antenados, pessoas de outros setores e professores, às vezes, não acompanham os avanços e não cooperam com o desenvolvimento tecnológico por falta de conhecimento. Em muitos casos, rejeita-se a inovação para focar no que já se conhece, até para evitar perda de tempo e implicações da curva de aprendizado.

Em outras situações, a falta de investimento da liderança apresenta obstáculos para a aquisição de novos equipamentos e a contratação de novas pessoas. A crise financeira, em muitas instituições de ensino, acaba acentuando essa falta de sustentação financeira.

A resistência dos profissionais pode ser combatida com treinamentos promovidos pelo pessoal de TI para quebrar as objeções e tornar a tecnologia algo simples e intuitivo. Já a falta de investimento é um problema um pouco mais complexo, mas que é superável com soluções mais baratas e funcionais, que oferecem maior valor por menos dinheiro.

Outro desafio para o setor é o acúmulo de demandas em muitas áreas da instituição de ensino. Isso está aliado à falta de funcionários. Se há muitos problemas técnicos para solucionar, os colaboradores especializados nunca conseguem propor inovação e trabalhar em questões mais estratégicas de modo a desenvolver a tecnologia na instituição.

A solução para isso pode ser a contratação de alguma solução tecnológica que permite acesso remoto a sistemas. Desse modo, o problema geográfico é contornado com a capacidade dos técnicos de estarem em diversos locais de modo online, ao mesmo tempo.

Quanto maior for a estrutura de TI em uma empresa — no nosso caso, uma instituição de ensino —, maiores serão os desafios. Contudo, é fundamental destacar que a própria tecnologia oferece alternativas para resolver esses obstáculos, com maior eficiência, agilidade operacional e flexibilidade para o dia a dia.

Como o profissional de TI pode ajudar na gestão escolar?

Ao trazer organização e integração de dados, o profissional de TI nas escolas pode ser extremamente útil para otimizar a gestão de uma instituição de ensino. Afinal, com uma visão que abrange todos os problemas, os ativos e as necessidades, a administração conseguirá tomar as decisões corretas para avançar e crescer.

Ou seja, a TI na educação atualmente compreende, inclusive, uma frente para otimizar a visão de negócios dos líderes. Com os indicadores e as ferramentas de análise, é possível monitorar tudo e obter respostas para as principais perguntas.

A TI nas escolas oferece o embasamento técnico para melhorar as aulas nas salas, a integração, a digitalização e a automação, a fim de otimizar a gestão administrativa, a segurança da informação e a conexão entre os setores para reforçar a comunicação. Com tudo isso, a companhia consegue crescer, de maneira ágil e estável.

Gostou do conteúdo que eu trouxe para você? Deixe um comentário informando sua opinião sobre o assunto!

Colina Tech

13.11.2020