fbpx
segurança de dados

Segurança de dados: saiba a importância e as melhores práticas

10/07/2020 Por Marketing Activesoft

O que aconteceria se, de repente, todas as informações da instituição de ensino para a qual você trabalha desaparecessem? Seria um caos, não é mesmo? Afinal, a instituição depende desses dados para realizar suas atividades cotidianas – por exemplo, as atividades acadêmicas e financeiras. Por isso, a segurança de dados é tão importante.

Os dados armazenados em rede podem ser perdidos tanto por problemas técnicos quanto por atividades criminosas, como roubo ou sequestro das informações. Mas fique tranquilo, pois a segurança de dados trabalha para a proteção desse ativo corporativo, evitando perdas e danos. 

São recomendadas algumas boas práticas para manter a segurança de dados. Pensando nisso, vamos te ensinar como proteger as suas informações em rede. Prossiga com a leitura para entender quais são as melhores práticas e aplicar cada uma delas!  

Mantenha os softwares atualizados

Desenvolvedores de softwares estão constantemente gerando atualizações que visam a corrigir erros e vulnerabilidades de versões anteriores. Sendo assim, é importante sempre manter os softwares atualizados para garantir que a instituição esteja utilizando a versão mais recente e menos vulnerável. Ao realizar essa boa prática, as chances de perder as informações por falhas técnicas ou por ações criminosas diminuem consideravelmente.

Faça backups em nuvem

O backup — ou cópia de segurança — é uma forma muito eficiente de proteger a instituição de consequências graves no caso de perda ou dano de informações. Afinal, a cópia de segurança permite acesso imediato aos dados perdidos ou danificados, deixando que a instituição continue com suas atividades.

Existem várias formas de criar uma cópia das informações corporativas, porém o backup em nuvem é a mais moderna e recomendada para a segurança de dados. Além disso, é também recomendado o backup diário ou, até mesmo, mais de uma vez por dia.

10-dicas-negociacao-de-mensalidadesPowered by Rock Convert

Aposte na automação para práticas de segurança de dados

A automação é uma forma de evitar erros humanos e garantir que algumas das boas práticas para segurança de dados sejam cumpridas. Ou seja, ela garante, por exemplo, que os softwares estejam sempre atualizados e backups, feitos.

Por isso, aposte na automação para garantir a segurança de dados e ter mais tempo livre para realizar outras tarefas.

Tenha controle dos acessos e permissões do sistema

Cada funcionário deve ter acesso apenas àquilo que é de seu interesse. Logo, não é necessário — e nem recomendado — que todos consigam acessar o total de informações presentes no sistema. Portanto, controle os acessos e as permissões de cada usuário dentro do sistema utilizado pela instituição de ensino.

Invista em tecnologias

Quanto maior for a infraestrutura tecnológica da instituição, maior é a sua capacidade de segurança de dados. Afinal, as tecnologias possibilitam maior eficiência na proteção das informações, além de garantir a economia de tempo dos administradores.

Com base no que foi apresentado, sugiro a aplicação dessas boas práticas para a segurança de dados da instituição, a fim de evitar perdas ou danos de informações importantes.

Aliás, você sabia que existe uma Lei Geral de Proteção de Dados? Entenda o impacto da LGPD nas escolas!

Powered by Rock Convert