Integração entre áreas: qual a importância nas instituições?

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

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Promover a integração entre áreas é uma excelente medida para otimizar o trabalho da gestão por meio de ações planejadas e direcionadas à melhoria da produtividade das equipes. Essa estratégia possibilita o maior equilíbrio entre as tarefas, estimula o compartilhamento de ideias e promove a captação de alunos.

Nessa perspectiva, vamos explicar como fazer a integração dessas áreas e impulsionar o crescimento da instituição. Veja como explorar esse recurso para melhorar os canais de comunicação, integrar dados importantes e gerar resultados mais satisfatórios para a sua escola. Acompanhe!

Por que a integração entre áreas é tão fundamental ao sucesso?

A qualidade da gestão educacional depende de um conjunto de processos voltados para descentralização da administração. Promover a integração dos colaboradores é um dos passos mais relevantes para o alcance das metas traçadas nos projetos pedagógicos e administrativos.

Nesse contexto, a liderança pode motivar a fusão de ideias, a troca de experiências e acompanhar, mais de perto, a execução das tarefas mais importantes. Com a integração entre áreas torna-se mais fácil superar os maiores desafios da gestão, já que há mais transparência nos processos e a cobrança de responsabilidades é igualitária.

Nos dias atuais, o avanço tecnológico e a necessidade de adequar às novas tendências requer a adoção de uma nova postura da gestão escolar. Trabalhar com cada departamento de forma isolada é, sem dúvida, um dos maiores entraves ao sucesso de qualquer empreendimento.

Devido à concorrência cada vez mais acirrada no setor educacional, essa realidade é ainda mais presente nessa área. Percebe-se, então, que a manutenção de uma visão verticalizada, e com ênfase na hierarquização dos cargos, impossibilita o sucesso da gestão. Compartilhar ideais e ideias, e promover um trabalho em conjunto tem sido a chave para impulsionar a sustentabilidade das organizações. 

Como fazer a integração entre áreas de forma eficiente?

Muitos gestores de escolas enfrentam problemas quando tentam implementar mudanças em relação ao modo de trabalho. Tendo isso em vista, listamos algumas sugestões para ajudar na integração entre áreas e promover o alinhamento desse propósito. Veja quais são!

1- Treine sua equipe

Antes de implementar as mudanças, o ideal é treinar e capacitar o seu time para que eles tenham segurança na execução de novas tarefas que forem adicionadas durante esse mecanismo de integração.Toda implementação de mudança em grande escala requer planejamento adequado e uma remodelação das atividades de rotina, o que torna a necessidade de treinamento essencial ao sucesso dessa investida.

2- Agilize processos

Priorizar a aproximação de colaboradores também ajuda a reduzir custos, desde que a gestão escolar consiga agilizar os processos. O uso de tecnologias voltadas para os programas de integração entre áreas tem sido considerado a melhor alternativa para unir os setores, eliminar o retrabalho e aumentar a produtividade, por exemplo. 

3- Aposte na tecnologia

Automatizar os serviços e investir em softwares específicos é o grande diferencial de sucesso. É indiscutível o quanto a inovação tecnológica faz a diferença na otimização da gestão e na flexibilização de soluções. Por isso, a instituição precisa apostar em ferramentas específicas para agregar valor à unidade e elevar a produtividade

Pode-se perceber, por fim, que em meio aos impactos da pandemia de Covid-19 implementar a integração entre áreas e mesclar as responsabilidades é primordial à continuidade dos negócios. Logo, redefinir funções, estimular a integração e reestruturar os departamentos pode ser a chave para fortalecer a marca e fortalecer a instituição.

E você, gostaria de saber mais sobre a importância da integração entre áreas? Então, entre em contato com a Activesoft e conheça nossas soluções!

Colina Tech

23.07.2020