Como a precisão de dados otimiza a tomada de decisão?

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 3 min de leitura

A tomada de decisão de forma estratégica e inteligente é o que determina o sucesso de uma instituição. Entretanto, é preciso ter muito cuidado, pois uma decisão errada é capaz de acarretar graves consequências.

Por isso, a precisão de dados é uma forte aliada das instituições de ensino, possibilitando um olhar analítico que proporciona decisões com resultados positivos.

Entenda, a seguir, como otimizar suas decisões por meio de dados e como um software de gestão pode lhe ajudar.

A importância da precisão de dados

Tomar uma decisão baseada em dados significa apoiar-se em informações consistentes e verificáveis. Logo, isso garante uma visão analítica do que precisa ser melhorado e de como melhorar, de forma que é possível até mesmo realizar uma previsão dos resultados da decisão tomada.

Sendo assim, listamos 5 vantagens da análise de dados na hora de tomar decisões:

  • ajuda na validação e na revisão de estratégias;
  • permite um conhecimento mais profundo do público-alvo;
  • otimiza o aprimoramento de processos;
  • facilita a análise de melhorias na gestão;
  • reduz as falhas operacionais.

Contudo, só é possível fazer isso se os dados coletados forem confiáveis. Ou seja, sem a precisão necessária das informações, você corre o risco de tomar decisões baseadas em números incorretos e incongruentes. Por isso, decidir algo com base em dados falsos pode gerar muita frustração por não obter os resultados esperados. Dessa forma, fica clara a importância da confiabilidade das informações obtidas.

Otimização das suas decisões por meio de dados precisos

Quando uma instituição toma decisões a partir de informações coletadas e analisadas, elas trazem uma série de benefícios, como:

  • a instituição se torna mais competitiva no mercado;
  • as decisões são tomadas com maior foco no cliente;
  • os custos são minimizados;
  • a agilidade é aumentada.

Mas como otimizar as decisões para atingir os benefícios citados?

Pense na estratégia

Saiba qual é o seu objetivo e elabore uma estratégia para atingi-lo. Por exemplo, se a instituição de ensino busca por um aumento no número de matrículas, qual a estratégia utilizada para a coleta e análise de dados que vão lhe ajudar a tomar decisões para tanto?

Escolha os dados

Após definir a estratégia, é preciso escolher quais são os dados necessários para a tomada de decisão. Ou seja, o que você vai analisar para decidir o que deve ser feito para atingir o seu objetivo?

Analise os resultados

Você já definiu a estratégia e coletou as informações necessárias. Agora é a hora de analisar os resultados e tomar decisões por meio de uma precisão de dados.

Contribuição do software de gestão para a precisão de dados

Um software de gestão — conhecido como ERP — é uma forma de automatizar o gerenciamento de atividades rotineiras de uma empresa. Logo, utilizando esse recurso, a instituição conta com um banco de dados completo sobre seu funcionamento.

O software possui vantagens, como a centralização e a automatização de informações e processos, a transparência de custos e a maior integração da instituição. Portanto, um software de gestão pode ajudar – e muito! – na precisão de dados e, consequentemente, na otimização das tomadas de decisões ao coletar informações precisas e necessárias para uma postura estratégica e analítica.

Dessa maneira, use as informações apresentadas neste post e garanta decisões otimizadas que determinarão o sucesso da instituição por meio da precisão de dados que um software de gestão proporciona.

A Activesoft é uma empresa de software de gestão especializada em instituições de ensino. Por isso, comece agora mesmo a tomar decisões inteligentes e entre em contato com a gente!

Colina Tech

10.07.2020