Evasão de alunos: como evitar a saída de alunos da sua escola particular

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 4 min de leitura

A evasão de alunos é um dos principais temores das instituições de ensino. Ela acontece por diversos motivos, tanto na rede privada quanto na pública, e entre eles estão falta de interesse nos conteúdos apresentados, bullying e até mesmo gravidez na adolescência.

De acordo com pesquisa conduzida por Todos pela Educação, o Brasil soma quase 2 milhões e meio de jovens fora da escola, o que representa cerca de 6% de crianças e adolescentes. A evasão escolar acomete, em especial, jovens entre 15 e 17 anos, que deveriam cursar o Ensino Médio. 

No entanto, mesmo diante de cenários desafiadores, é possível combater essa situação com algumas ações conduzidas pelas instituições. Para ajudar você a entender o que é evasão escolar, como identificar e solucionar, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é evasão de alunos?

Evasão de alunos é quando o estudante deixa de frequentar as aulas, ou seja, ele abandona o ensino por alguma razão. Trata-se de uma questão de cunho social comum no Brasil, principalmente em regiões de desenvolvimento econômico mais lento, atingindo, em especial, os alunos do Ensino Médio.

Por que a evasão escolar acontece?

As razões que levam os alunos à evasão escolar são diversas, envolvendo desde questões geográficas, principalmente nas áreas rurais, até situações de cunho social, a exemplo da gravidez na adolescência. Isso acontece porque os jovens geralmente precisam trabalhar para ajudar no sustento do lar.

Soma-se a essas questões a falta de interesse dos alunos pelo ensino, além de fatores culturais. Nas escolas públicas, a baixa qualidade do ensino também contribui para a evasão escolar. Entretanto, as causas que levam o aluno a deixar os estudos variam de acordo com o nível de ensino.

No ensino fundamental, que corresponde aos primeiros anos na sala de aula, a distância geográfica entre casa e escola — além da falta de transporte escolar ou de um responsável para levar e buscar a criança — está entre os principais fatores da evasão de alunos.

Já quando a questão é o ensino médio, o desinteresse é uma das principais causas. A justificativa quase sempre está no fato de que o conteúdo programático é extenso e fora do contexto do aluno. Nesse sentido, professores e estudantes compartilham a mesma opinião.

Outro aspecto muito atual na sociedade e que contribui para a evasão escolar é o bullying. O jovem, sentindo-se pressionado pelo assédio de colegas, fica desmotivado em frequentar a sala de aula, interrompendo os estudos.

Contexto econômico

A situação econômica familiar é uma das principais causas da evasão escolar. Muitos estudantes deixam a sala de aula, para ajudar no sustento da família. Mas a situação também acontece para que esses jovens possam ter certa independência financeira.

Nesse cenário, muitos jovens estudantes tentam fazer a conciliação das atividades escolares com o trabalho, mas são, muitas vezes, vencidos pelo cansaço, tendo de optar por abandonar a escola.

Dados sobre a evasão escolar

Conforme o Censo Escolar realizado entre 2014 e 2015, as taxas de evasão escolar são as que seguem abaixo:

  • 1º ano do ensino médio – 12,9%;
  • 2º ano do ensino médio – 12,7%;
  • 9º ano do ensino fundamental – 7,7%;
  • 3º ano do ensino médio – 6,8%.

Os dados revelam que 11,2% dos alunos que estão fora da escola são do ensino médio. Nesse contexto, o estado do Pará é o que apresenta a maior taxa de evasão escolar do Brasil, onde 16% dos estudantes do ensino médio estavam nessa situação, conforme o estudo.

Quais as consequências da evasão escolar a longo prazo?

As consequências da evasão escolar para os alunos são a falta de conhecimento, que acaba prejudicando os jovens no mercado de trabalho. Diante dessa situação, eles são submetidos a empregos que requerem baixa qualificação e, consequentemente, baixos salários.

Já para as instituições de ensino, sejam públicas ou privadas, a evasão de alunos significa salas de aula vazias e professores mal aproveitados. Com isso, toda a sociedade perde, pois o fato também traz impactos econômicos para o país a médio e longo prazo. 

Além disso, no caso de instituições privadas, pode comprometer o fluxo de caixa da entidade, acarretando uma verdadeira crise que pode comprometer a sustentabilidade da instituição.

Como evitar a evasão escolar?

Existem algumas ações que podem ser realizadas para minimizar a evasão escolar. Confira a seguir!

Aplicação de testes de nivelamento

A aplicação de testes de nivelamento possibilita que os estudantes estejam com colegas que têm a mesma capacidade de assimilação dos conteúdos, o que ajuda esses jovens a serem mais confiantes em relação ao seu desenvolvimento nos estudos.

Assim, eles se sentem pertencentes ao meio social escolar, têm a sua autoestima elevada e, ainda, as chances deles permanecerem na entidade escolar são aumentadas.

Realização de pesquisas anônimas sobre o ambiente escolar

Uma pesquisa de clima no ambiente escolar também é importante para que as instituições de ensino reconheçam quais são os pontos fortes e que precisam de desenvolvimento dentro da instituição. Com isso, também é possível identificar casos de bullying ou problemas familiares.

Dessa forma, de posse desse dados, a escola pode atuar para intervir de forma positiva, colaborando para a resolução dessas questões.

Acompanhamento individual e de frequência

O professor é uma figura muito importante para a vida dos alunos e também responsáveis. Quando esse profissional consegue fazer um acompanhamento individual, reconhecendo as necessidades do estudante e contribuindo com ele quando possível, as chances do jovem se afastar da instituição são diminuídas.

Uso de tecnologias em sala de aula

Para aumentar o interesse e motivação dos alunos, uma boa dica é usar a tecnologia. Isso porque, a geração Z, também conhecida como geração internet, é altamente conectada e se reconhece no ambiente digital, o que facilita a interação.

Uma forma de começar a introduzir a tecnologia no ambiente escolar é contar com os conteúdos disponíveis gratuitamente na internet, como Google Art Project. Com essa ferramenta, é possível explorar museus de diversos países, por exemplo.

Como vimos, a evasão de alunos é uma realidade no Brasil, tanto em instituições públicas quanto nas privadas. Apesar de ser um fator social, a entidade escolar pode contribuir para a mudança desse cenário, estando mais atenta às necessidades dos alunos e também adequando a abordagem do ensino.

O conteúdo foi útil? Então, baixe agora nosso e-book sobre o uso de tecnologia na gestão escolar!

E não esquece de compartilhar o artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam refletir sobre o tema!

Colina Tech

05.01.2021