Sala de aula do futuro: entenda como será e se prepare

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 4 min de leitura

O avanço tecnológico provoca mudanças marcantes no cotidiano de pessoas e organizações. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), essa tendência ficou ainda mais evidente. Uma prova disso é o setor de educação, em que muitas instituições de ensino perceberam a necessidade de ter um maior direcionamento para a sala de aula do futuro.

Com a transformação digital, o modelo tradicional de aprendizado está sendo cada vez menos interessante para crianças e adolescentes. Por isso, é positivo haver uma nova estratégia para abordar os conteúdos e tornar a busca por conhecimento mais natural e enriquecedora.

Neste post, vou detalhar como é possível que as instituições de ensino ofereçam melhores condições de aprendizado para os alunos por meio da tecnologia e da interação com colegas e professores. Confira!

Veja como pode ser a adaptação

Uma instituição de ensino precisa, em primeiro lugar, reconhecer que a sala de aula do futuro é uma tendência que veio para ficar. Ou seja, deve adotar uma proposta que estimule uma maior participação dos estudantes na obtenção de conhecimento.

Além disso, é essencial usar a tecnologia de forma estratégica e criar um ambiente em que todos se sintam à vontade para aprender e tirar dúvidas. Outro ponto importante é valorizar a necessidade de melhoria contínua para aproveitar, ao máximo, todos os benefícios disponibilizados pela evolução tecnológica.

Para ajudar você a compreender melhor essa nova tendência, vou apontar procedimentos que as instituição de ensino podem implementar, com foco em excelentes resultados. Acompanhe!

1- Aulas em grupos

A sala de aula pode ter uma disposição mais arrojada, com as carteiras divididas em grupos. Essa prática estimula os alunos a trocarem informações e discutirem temas com mais liberdade. A medida também é interessante para o professor mostrar que o aprendizado pode ser coletivo.

Outra vantagem é propiciar aos estudantes um ambiente mais aberto para tirar dúvidas sobre assuntos abordados na instituição. Eles podem, por exemplo, pesquisar juntos informações relativas a um tema por meio de dispositivos móveis. Assim, é possível unir trabalho colaborativo com o uso inteligente de ferramentas digitais. 

2- Aprendizagem maker

O estímulo para o desenvolvimento de habilidades é um benefício marcante da sala de aula do futuro. Para isso ser viável, vale a pena apostar na aprendizagem maker, que se caracteriza por incentivar os alunos a criarem ou consertarem objetos em laboratórios.

É uma situação que pode abranger ferramentas tecnológicas de maneira mais criativa. Despertar a capacidade de resolução de problemas é um diferencial que ajuda os estudantes a terem mais autonomia e senso crítico. Maior autoconfiança é imprescindível para superar desafios e bater metas profissionais e pessoais.

3- Sala de aula invertida

Ela consiste em uma das grandes mudanças provocadas pela sala de aula do futuro. Um dos motivos é que o aprendizado tem como foco as necessidades dos alunos. O professor deixa de ser o gestor único do conhecimento e passa a envolver os estudantes no processo de forma intensa.

Todavia, para concretizar a mudança, é essencial que haja um espaço para diálogo e troca de ideias. Proporcionando, assim, a adoção de um ambiente democrático e consistente, para que a sala de aula invertida passe a fazer parte do processo de aprendizagem da instituição.

Além disso, também é recomendado que os professores sejam capacitados para gerenciar essa nova realidade de forma coerente.

4- Gamificação das aulas

A tecnologia é a peça-chave para a construção efetiva de um ambiente escolar mais conectado e moderno. Nesse sentido, os games funcionam como estímulos para o raciocínio lógico e a realização de atividades em equipe.

Por meio da gamificação, uma instituição de ensino pode aproximar o conteúdo apresentado em sala de aula do cotidiano dos estudantes. Essa iniciativa é muito importante para o aprendizado ser mais natural, o que é positivo para a obtenção de conhecimento. 

5- Conectividade

A sala de aula do futuro, inegavelmente, deve trabalhar com recursos tecnológicos de ponta. Mesmo que isso pareça óbvio, uma instituição de ensino precisa investir em uma conexão de alta velocidade à internet.

Nesse sentido, é indicado utilizar ferramentas digitais como as redes sociais, que já fazem parte da rotina dos alunos. Pode ser criado, por exemplo, um grupo no Facebook em que os estudantes debatem o que foi apresentado em um trabalho no colégio.

Os professores ainda podem incentivar os alunos a utilizarem recursos que facilitam bastante o acesso a informações, como o Google e a Wikipedia. Dependendo do cenário, os estudantes podem até criar um blog ou site com dados sobre um ou mais temas de determinada matéria.

6- Transparência

Já destaquei que o diálogo é um ponto positivo para uma instituição de ensino ter um bom relacionamento com pais e estudantes. Todavia, os membros da comunidade precisam estar alinhados com o uso das ferramentas.

Em outras palavras, é preciso que todos tenham condições de opinar sobre os melhores métodos para o aprendizado ser mais rico. Afinal, essa transparência é necessária para tornar o ambiente mais agradável e estimulante para todos.

Entenda porquê é importante modernizar as instituição de ensino

São diversos benefícios ao apostar no avanço tecnológico. Um deles é fazer com que os alunos vejam a instituição de ensino como um local que vai agregar valor à vida deles, em vez de apenas cumprir um protocolo para chegar à faculdade.

Outra vantagem é a valorização do professor, que perceberá que empregar novas práticas é imprescindível para o aprendizado ser mais consistente. À medida que adota metodologias mais avançadas, o docente tem mais condições de interagir com os alunos e construir uma relação mais saudável.

A fidelização dos alunos é mais um benefício proporcionado pela sala de aula do futuro. Afinal, os estudantes gostarão de ficar em um ambiente onde se sentem respeitados e ouvidos. Isso, sem dúvida, é crucial para uma instituição de ensino ser mais admirada e capacitada para atingir um desempenho notável.

Se está em busca de novas oportunidades para melhorar o aprendizado, uma dica valiosa é seguir nossas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube). Com certeza, estar bem-informado é um ótimo caminho para vencer desafios e evoluir a cada dia.

Para entender melhor como usar a tecnologia em sua escola, seja na gestão ou em sala de aula, fale com um de nossos especialistas.

Colina Tech

10.11.2020