Desempenho do aluno: 5 ótimas estratégias para aplicar na sua escola particular

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 4 min de leitura

Não é de hoje que as escolas reconhecem ser preciso buscar práticas inovadoras de aprendizagem e explorar metodologias que melhorem o desempenho do aluno. Afinal, todos estão vivendo um novo tempo que exige adaptação a esse cenário desafiador.

Nessa perspectiva, vamos apresentar as melhores estratégias para a sua instituição aplicar para avaliar e melhorar o desempenho do aluno. Destacamos a relevância de garantir um bom desempenho escolar e listamos 5 estratégias que podem facilitar o alcance desse objetivo.

Boa leitura!

Entenda a importância de um bom desempenho escolar

Tanto para alunos como para a instituição de ensino, a adoção de práticas que ajudem a atingir os objetivos propostos pelo planejamento pedagógico é essencial para superar os desafios e estimular o bom desempenho do aluno.

Desse modo, quando bem disciplinados e incentivados a estudar, os estudantes se sentem mais confiantes.

Esse é um dos pontos mais relevantes para que os alunos em período de vestibular consigam um bom rendimento e a aprovação com notas altas no ENEM ou em universidades concorridas, como as instituições públicas de destaque nacional.

Além de funcionar como um “prêmio” pelo esforço empreendido pelo aluno, alcançar esse patamar também impulsiona o nome da instituição.

Entretanto, a importância de focar medidas em prol do desempenho escolar não se limita apenas à preparação para ingressar em cursos superiores mais disputados. Afinal, quando o aluno desenvolve o hábito de dedicação aos estudos, ele consegue um melhor rendimento nas provas e nos trabalhos.

Desse modo, boas notas na graduação abre caminhos para bons estágios, intercâmbios internacionais e para o ingresso no mercado de trabalho.

Porém, os tempos mudaram. Ainda que a formação acadêmica seja um importante diferencial, as organizações também avaliam o perfil emocional ao selecionar candidatos.

Afinal, os melhores empregos valorizam profissionais com inteligência emocional suficiente para lidar com os desafios corporativos e as questões ligadas às relações interpessoais no ambiente corporativo.

Portanto, cabe à equipe pedagógica o desafio de mostrar ao jovem o seu verdadeiro papel na sociedade. Nesse sentido, a gestão deve focar em um planejamento escolar que garanta um alto desempenho, com a função de formar cidadãos conscientes da importância das relações humanas, a despeito da influência das transformações tecnológicas no modo de interação social.

Conheça 5 estratégias para melhorar o desempenho dos alunos

Elencamos algumas práticas que podem ser adotadas para alavancar o desempenho dos estudantes. Veja quais são!

1. Capacite os professores

Tão relevante quanto a eficiência do plano pedagógico é ter uma equipe docente bem preparada. Por essa razão, investir na capacitação da equipe docente é a primeira medida estratégica para impulsionar os resultados rumo ao bom desempenho dos alunos. 

Ofereça cursos de atualização para o time de professores e estimule a participação deles em congressos e eventos da área educacional. Nesse sentido, o trabalho dos administradores é fundamental para flexibilizar condições de torná-los mais alinhados com as propostas pedagógicas. 

A gestão deve ter em mente que seus professores são peças essenciais para o sucesso e a construção de uma imagem positiva da instituição de ensino. Mesmo diante da influência de outros fatores estruturais, eles são responsáveis pelos resultados obtidos.

O número de rematrículas, por exemplo, está intrinsecamente ligado ao nível de satisfação dos alunos com os professores.

Logo, investir em capacitação da equipe facilita o alcance das metas mais importantes. Os docentes precisam estar bem preparados para conseguir passar todo o conteúdo e cumprir com o calendário letivo.

O conhecimento técnico e uma postura ativa são cruciais para manter os estudantes engajados, evitar desânimo e reduzir a evasão escolar.

2. Melhore a comunicação com os pais dos alunos

Outra ação estratégica muito válida e eficiente é estabelecer uma boa comunicação entre pais de alunos e instituição. Envolva os familiares dos alunos nos eventos de ensino e deixe-os a par dos acontecimentos mais importantes. Afinal, gestão precisa estimular os pais a participarem mais ativamente da trajetória escolar dos filhos. 

Há estudos que comprovam que o nível de desempenho dos alunos é proporcional ao envolvimento dos pais e responsáveis na vida escolar deles. Ou seja, a instituição de ensino pode funcionar muito bem como um fator de aproximação e fortalecimento de vínculos entre pares.

Juntos, eles podem encontrar soluções para os eventuais desafios da caminhada escolar.

3. Inove

Como fruto do desenvolvimento crescente na tecnologia, a tendência é o uso de ferramentas educacionais focadas em estratégias mais voltadas à melhoria do ensino. Esses recursos favorecem o engajamento dos alunos, sobretudo aqueles das novas gerações, pois já nasceram imersos nessas possibilidades que a tecnologia representa.

Assim, a administração escolar precisa inovar, levar ideias criativas para o ambiente escolar e tornar as aulas mais interativas. Todavia, isso não é uma tarefa simples. Mas é totalmente possível, por meio de um suporte tecnológico voltado para o setor educacional.

Buscar novos recursos pode transformar a metodologia de ensino e mudar a rotina da sala de aula.

4. Torne as aulas mais dinâmicas

Toda instituição de ensino é responsável pela busca de estratégias que possam mudar para melhor o desempenho dos alunos. Juntamente à gestão escolar, a equipe pedagógica e os educadores devem pensar metodologias de ensino que tornem as aulas mais dinâmicas e atraentes.

Explorar as aulas híbridas, modificar cenários e transformar as teorias em exemplos práticos são formas de contextualizar a realidade vivida pelo aluno e aumentar o interesse dele.

Logo, melhorar o desempenho escolar exige diferentes processos de aprendizagem e a criação de novas conexões entre o estudante e as metodologias utilizadas.

5. Invista em tecnologia

Em nossos dias, o acesso à tecnologia está mais democratizado e favorece bastante o investimento em recursos que impulsionam as metodologias de ensino-aprendizagem. Assim, por meio de ferramentas tecnológicas, escola pode mesclar as aulas presenciais com atividades online.

Logo, pode-se concluir que há diversas maneiras de explorar os recursos disponíveis e transformá-los em estratégias capazes de alcançar as metas da instituição.

Criar espaços, mudar a dinâmica das aulas e fomentar práticas pedagógicas mais eficazes tornam o ambiente escolar inovador e melhoram o desempenho do aluno.

Além disso, nosso software de gestão escolar auxilia na gestão dos processos mais importantes da rotina escolar. Quer saber como? Fale conosco!

Gostou deste conteúdo? Siga as nossas redes sociais e confira mais novidades: estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Colina Tech

12.01.2021