Como criar um planejamento estratégico escolar na era digital

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 4 min de leitura

Na era digital, a necessidade de um planejamento estratégico escolar centrado em ações favoráveis à superação dos desafios do dia a dia se tornou ainda maior. Preparar a instituição para o ano letivo requer a participação efetiva de todos os envolvidos, mesmo nesses momentos mais delicados.

Nessa perspectiva, vamos explicar o que é o planejamento estratégico e qual é a sua importância para manter a sustentabilidade dos negócios no campo educacional.

Veja, então, como realizar um planejamento estratégico escolar mais eficiente frente as exigências da transformação digital.

O que é o planejamento estratégico?

Planejar estrategicamente deve ser uma prática inserida na missão e valores de uma instituição escolar que almeja alcançar um lugar de destaque em seu nicho. Porém, o planejamento estratégico é um conceito bem abrangente e que deve ser contextualizado com a tomada de decisão e adoção de métodos que aprimorem a gestão.

Por tal razão, estruturar um plano eficaz, voltado para os objetivos e métricas reais da instituição, requer uma abordagem mais focada no gerenciamento de todos os recursos disponíveis.

Igualmente relevante é explorar novas alternativas e adequá-las aos mecanismos que promovam um maior engajamento da comunidade escolar com a instituição.

Qual é a importância do planejamento estratégico escolar?

Aprender a planejar utilizando as estratégias adequadas tem sido uma das principais metas dos gestores de escolas. Desse modo, o planejamento eficiente é uma potente ferramenta para auxiliar na análise do que está gerando resultados satisfatórios e o que precisa ser revisto.

Adotar metodologias capazes de influenciar as decisões e ajudar na percepção do que não está dando certo é crucial para o sucesso da gestão e a sustentabilidade do negócio. Nesse sentido, as práticas também ajudam a tornar os objetivos mais claros para todas as funções, independentemente da posição hierárquica.

Além disso, a gestão deve focar no que é mais relevante ao alcance dos objetivos para o próximo ano letivo. Por isso, o planejamento estratégico escolar deve constar todas as metas e as devidas orientações sobre como deverão ser atingidas. Para tanto, é preciso estimular e motivar o time a abraçar as ideias e os ideais.

Logo, por meio de um plano centrado nas propostas pedagógicas e no setor financeiro, é possível atingir excelentes resultados na execução dos projetos. Afinal, trabalhar com processos bem planejados e organizados reduz a incidência de erros e promove o alinhamento das ações voltadas para a conquista dos objetivos mais desafiadores.

Como fazer um planejamento estratégico escolar eficiente?

Listamos alguns passos essenciais para que o seu planejamento institucional para o próximo ano seja um sucesso. Confira!

Análise de dados

Fazer uma boa avaliação dos dados é uma das etapas mais relevantes e que requer muita atenção e cautela durante a elaboração do planejamento. Pois, baseando-se na checagem e análise dos indicadores dos anos anteriores, a gestão poderá entender melhor quais são as ações que precisam ser repensadas e reestruturadas.

Para otimizar o seu trabalho, as informações a serem analisadas poderão ser coletadas de diferentes fontes. Nesse sentido, o ideal é considerar o feedback de toda a comunidade escolar, sobretudo de alunos e pais, o seu principal público-alvo.

Aplicações de entrevistas, de questionários on-line e de pesquisas de satisfação ajudam nessa ação.

Criação de um organograma funcional

Uma das premissas mais necessárias a qualquer negócio que visa o desenvolvimento sustentável e o reconhecimento da marca é dar prioridade ao organograma funcional.

Na organização que investe nessa ação, os seus líderes passam a ter uma visão holística que permite focar nas falhas e manter o que está dentro das expectativas da escola.

Clareza nos objetivos

As metas do planejamento estratégico deve ser construído com base na realidade da escola. Assim, é possível desenhar objetivos reais e possíveis. Desse modo, o ideal é ter como base o que a instituição oferece de melhor e, a partir disso, focar em objetivos possíveis de serem concretizados.

Definir objetivos claros ajuda a estabelecer metas mensuráveis com prazos para início e fim. Quando a gestão trabalha com sensatez e respeita a capacidade de seu capital humano, há mais chances de promover um alinhamento com as propostas do planejamento escolar.

Definição de responsabilidades

Toda a escola deve estar ciente da responsabilidade que envolve o cumprimento das metas e a necessidade de adequação ao novo normal imposto pela pandemia do coronavírus.

Assim, estimular a integração das equipes e promover o engajamento de todos é essencial para conquistar os resultados propostos no planejamento estratégico escolar.

Flexibilizar soluções e otimizar a execução das tarefas ajuda a maximizar resultados, atrair e fidelizar alunos. Durante o isolamento social, ficou muito clara a necessidade de remodelar as estratégias e alinhá-las aos serviços remotos.

No entanto, a gestão deve definir responsabilidades e motivar o seu time, pois muitas mudanças ainda permanecerão quando for possível mesclar aulas on-line e presenciais.

Uso de ferramentas tecnológicas

Assim como as outras áreas de negócios, o setor de educação vive em plena era da transformação digital, que requer investimentos em tecnologias mais específicas e flexibilizam soluções inovadoras para a gestão.

Diante disso, o uso de um sistema de gestão educacional é uma forma segura de incluir a sua unidade nesse cenário.

Inovação e adequação às mudanças do setor

O último passo, porém não menos relevante, é apostar nos benefícios da transformação digital no ambiente escolar. Afinal, o conceito é importante em todos nichos de atuação do setor. Aos poucos, a transformação digital dominou o mercado e se tornou primordial no setor educacional.

Explorar as inovações ajuda a elaborar um planejamento mais acertado e condizente com as necessidades da escola, além de modernizá-la. Assim, mais do que uma ferramenta, a transformação digital está atrelada à ideia de uma mudança cultural.

Sob essa ótica, para a educação, esse conceito simboliza a força necessária à continuidade dos processos educacionais.

Como você percebeu, a criação de um bom planejamento estratégico escolar depende de diversos fatores — e o uso das ferramentas tecnológicas é um dos mais relevantes. Entre outras questões, a missão e a visão das propostas pedagógicas para o novo ano constituem a base que define os rumos da instituição.

Gostou deste artigo? Aproveite a visita ao nosso site e veja a importância do planejamento financeiro para as instituições de ensino!

Inclusive, se quiser saber mais sobre como o sistema de gestão escolar da Activesoft pode melhorar a organização da sua escola, fale conosco!

Colina Tech

09.01.2021