Comunicação interna na escola: como planejar e organizar as suas ações

  • Colina Tech

  • 1 ano atrás

  • 6 min de leitura

mulher falando no celular e digitando no computador para ilustrar blogpost sobre comunicação interna na escola

Um dos aspectos mais importantes que colaboram para o sucesso de uma escola é a forma como a comunicação interna é aplicada na rotina da instituição. 

Afinal de contas, o relacionamento entre os colaboradores de uma escola impacta diretamente na qualidade do ensino oferecido  —  valor mais relevante observado pelos alunos.

A comunicação interna é o componente capaz de garantir que os colaboradores se sintam mais estimulados e engajados na comunidade escolar, certificando a segurança do processo de aprendizagem dos estudantes, contribuindo para que a escola se torne referência no mercado.

Veja no conteúdo de hoje a importância da comunicação interna no ambiente escolar, como planejá-la e estruturar todas as ações para efetivá-la. Boa leitura!

O que é comunicação interna?

A comunicação interna é o agrupamento de estratégias diversas, ações elaboradas e aplicadas com o intuito de definir canais entre todos os profissionais que fazem parte do ambiente escolar.

O objetivo principal da comunicação interna é agilizar a interação entre os colaboradores, tornando-a coerente e eficaz, já que ela deve ser a conexão entre os interesses da gestão escolar com os professores e vice-versa.

Portanto, podemos dizer que a comunicação interna é a troca de informações que acontece na escola, tanto entre líderes e liderados quanto entre profissionais do mesmo nível hierárquico.

É importante destacar a relevância de manter os profissionais informados a respeito das ações para o cumprimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) , a missão , os valores e o seu plano de atuação no segmento educacional.

Qual a importância da comunicação interna na escola?

A comunicação interna na escola é fundamental para trazer mais eficiência para o trabalho das equipes, relacionando os diferentes setores da instituição, consolidando o vínculo e a parceria entre os profissionais — professores e funcionários — e a liderança.

Além do mais, ela é decisiva no trabalho pedagógico dos professores, pois a partir da comunicação interna é possível identificar as lacunas no processo de aprendizado de alguns alunos e desenvolver novas metodologias de ensino.

Por esse motivo os gestores devem investir na comunicação interna, conscientes de que o trabalho requer constância para trazer os resultados esperados. 

Nesse sentido, agregar o uso de soluções digitais, como o sistema de gestão escolar, faz toda a diferença, já que elas ajudam a otimizar a rotina sem deixar de lado a seriedade que engloba os processos de comunicação na instituição.

Quais as vantagens em apostar na comunicação interna na escola?

A comunicação interna, quando bem aplicada, traz inúmeros benefícios para as escolas. Selecionamos alguns deles para você conferir:

Proximidade entre a escola e a família

A comunidade escolar vem investindo cada vez mais no envolvimento dos pais e responsáveis no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, pois observaram o efeito da participação dos familiares no rendimento dos alunos.

Nesse caso, contar com a ajuda de canais de comunicação eficientes é essencial para aproximar as famílias, inseri-las nas atividades oferecidas pela escola e atualizá-las sobre novos planos e eventos escolares.

Além do mais, o relacionamento entre a família e a escola permite que os pais e responsáveis acompanhem de forma prática o desempenho dos estudantes, possibilitando o acesso às notas, frequência e outros acontecimentos.

banner avaliar satisfação dos responsáveis e alunos

Estímulo e envolvimento dos professores

Em muitas escolas, a comunicação interna é de caráter informativo. Por isso, várias delas não alcançam os resultados desejados, deixando passar todas as oportunidades de envolver os seus colaboradores.

Em contrapartida, quando a escola aplica esse recurso para compartilhar seus valores e objetivos, ela promove o ajuste e o engajamento dos educadores, colaborando para que eles percebam a sua relevância para alcançar os objetivos da instituição.

Isso demonstra que o compartilhamento efetivo da política institucional de todos os acontecimentos do local eleva o desempenho dos professores, disponibilizando um meio para que a escola identifique ações importantes, estimule o crescimento profissional dos docentes e encoraje a superação das metas da instituição.

Ajuste dos colaboradores aos objetivos da escola

Quando as ações para o funcionamento eficiente da comunicação interna são definidas, a escola contribui para que suas equipes compreendam sobre:

  • a importância de alinhar o seu discurso ao da instituição;
  • manter uma postura coerente com os valores da escola;
  • direcionar os seus esforços para atingir as metas e alcançar os resultados almejados;

Assim, a instituição consegue mobilizar toda a equipe para focar num único propósito: a execução do projeto político pedagógico.

Desenvolver o sentimento de pertencimento

Para a instituição alcançar todos os seus objetivos, é primordial que todos os seus colaboradores sintam-se parte integrante desta conquista, percebendo o seu valor para a escola. Nesse sentido, a comunicação interna exerce um papel fundamental para trabalhar o orgulho de pertencer aos profissionais.

A ferramenta propicia que os profissionais tomem conhecimento sobre tudo o que é essencial para a realização do seu trabalho. Dessa forma, eles não se transformam numa parte solta, mas estratégica.

Outro ponto de destaque sobre a comunicação interna é que ela dá voz ativa ao funcionário. Quando ele percebe que a sua opinião é acolhida pela gestão, se sente reconhecido e estimado pela escola, aspecto que contribui para otimizar o seu desempenho no ambiente educacional.

Criando um planejamento de comunicação interna eficiente

Geralmente, os custos com a elaboração de um plano de comunicação interna costumam ser baixos, já que são utilizados cartazes, avisos avulsos, banners e murais. Porém, é essencial que a liderança estabeleça de forma precisa aquilo que se deve comunicar. Dessa forma, ele poderá desenvolver uma boa estratégia e aplicá-la.

Durante o processo de criação do planejamento da comunicação interna, a liderança deverá:

  • organizar todas as informações;
  • disponibilizar canais de comunicação;
  • monitorar os feedbacks, fazendo ajustes necessários para a comunicação interna fluir corretamente.

Para garantir que tudo isso seja executado, o planejamento da comunicação interna da sua escola pode ser feita seguindo os passos abaixo!

#01. Convide toda a equipe

O primeiro passo é a realização de uma assembleia com toda a comunidade escolar. É importante que também a gestão aplique uma pesquisa para entender qual o ponto de vista dos colaboradores a respeito da comunicação interna da sua escola.

Os gestores devem deixar claro que o compartilhamento de informações é feito para:

  • fazer com que a gestão escolar seja mais clara;
  • demonstrar respeito por todos que fazem parte do ambiente educacional;
  • estimular a participação ativa de todos na rotina escolar.

Essa postura da liderança fará com que todos percebam a importância da união da equipe para que a comunicação interna tenha sucesso na instituição.

#02. Deixe claro o que deve ser compartilhado

Na reunião, é importante que a liderança esclareça tudo o que deve ser comunicado. Entre todas as informações essenciais, é indispensável falar sobre:

  • o calendário do ano letivo;
  • datas as solenidades escolares;
  • datas para apresentação dos projetos pedagógicos;
  • as iniciativas para motivar o aprendizado dos alunos;
  • o rendimento acadêmico dos alunos.

#03. Estabeleça os canais de comunicação

A comunicação interna se reflete em todos os recursos disponíveis para fazer com que as informações cheguem a todos os que fazem parte da comunidade escolar. Por essa razão, utilizar as ferramentas disponíveis da maneira correta é crucial para evitar falhas na comunicação.

Assim, é recomendado que os gestores estabeleçam, juntamente com as equipes, quais serão os meios de comunicação utilizados pela escola, cientes de que as plataformas terão sofrerão variação de uso conforme a tarefa que será compartilhada.

Alguns exemplos de canais de comunicação para utilizar:

  • e-mail;
  • encontros presenciais;
  • agenda digital;
  • cartazes e banners;
  • comunicados individuais;
  • mural.

É importante ressaltar que a utilização desses meios beneficiam a comunicação interna, motivando a construção de um time mais cooperativo.

#04. Delegue os responsáveis para efetivar a comunicação interna

Aqui é o momento em que os gestores separarão os colaboradores por setor, orientando-os para escolherem um integrante responsável por compartilhar as informações de cada departamento da escola.

Dessa forma, eles formarão um time cooperativo, garantindo que as informações cheguem aos interessados de maneira objetiva e no momento adequado.

#05. Analise constantemente o plano de comunicação interna da sua escola

Para finalizar, a liderança deve monitorar a execução de cada ação planejada no processo de elaboração da comunicação interna. 

Ou seja, os gestores devem analisar frequentemente se a comunidade escolar está recebendo as informações e como todos respondem diante das mensagens enviadas.

É primordial que a gestão promova encontros para averiguar essas informações, dialogar sobre a evolução que o planejamento possibilitou e alinhar os processos planejados caso seja necessário.

Conclusão

A comunicação interna é um fator essencial para a rotina de qualquer instituição de ensino. A ferramenta colabora para otimizar a comunicação entre a escola e o aluno, além de estimular o engajamento dos colaboradores.

Ainda, é possível aprimorar as referências da escola no mercado, visando um desempenho de excelência para os alunos, contribuindo para captação de alunos e retenção dos que já fazem parte da comunidade escolar.

Se o conteúdo de hoje foi útil para você, ajudando a perceber a importância da comunicação interna para a sua escola, fale com um especialista da Activesoft e descubra como podemos te ajudar nessa jornada. Estamos esperando por você.

Colina Tech

07.12.2022