Projeto político pedagógico: 4 dicas para elaborar

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 4 min de leitura

Saber como elaborar um projeto político pedagógico (PPP) é de extrema importância para otimizar os processos e alcançar os objetivos da gestão escolar. Afinal, é nesse plano que estão inseridos todos os mecanismos relacionados à rotina escolar, inclusive as diretrizes e as metas estabelecidas com vistas à melhoria da qualidade do ensino.

Nesse contexto, vamos explicar quais são os passos mais relevantes para elaborar um projeto político pedagógico. Confira a importância desse plano para o crescimento da instituição de ensino e entenda por que esse projeto é considerado o pilar das diretrizes pedagógicas. Aproveite a leitura!

Qual a importância do projeto político pedagógico?

O projeto político pedagógico escolar (ou simplesmente PPP), é um documento criado conforme as necessidades específicas de cada instituição. Por meio deste plano, a gestão escolar pode se orientar durante a execução dos trabalhos em todo o ano letivo. 

Geralmente, o projeto político pedagógico apresenta uma característica de um documento formal, mas de livre acesso a todos da equipe que atua na comunidade escolar. Em síntese, no plano engloba os grandes objetivos da escola e as principais competências que serão desenvolvidas ao longo do ano.

Por meio do PPP, a administração escolar pode articular a maneira como cada conteúdo e proposta serão ensinados. Entre os aspectos incluídos no plano, considera-se as características dos cursos e questões ligadas à realidade social, cultural e econômica da região em que a escola está inserida. 

Ao construir o projeto político pedagógico, os responsáveis pela elaboração precisam investigar as propostas, ações, concepções e objetivos institucionais. Os fatores históricos, a situação atual e as projeções futuras também devem ser levados em consideração.

Afinal, a meta é assegurar um trabalho qualificado, democrático, operacional e eficiente.

Afinal, como elaborar um projeto político pedagógico?

Selecionamos algumas práticas que serão bem úteis na elaboração do PPP de sua escola. Confira!

1- Faça uma análise realista

Não é possível entender como elaborar um projeto político pedagógico sem uma análise realista da situação da unidade escolar. Por essa razão, para que o seu plano saia do papel, é necessário transformar conceitos importantes em linguagem simples. 

Desse modo, o seu PPP se torna mais acessível e compreensível por toda a equipe que executa os trabalhos da instituição, independentemente do nível hierárquico. Logo, ao fazer essa avaliação realista, o elaborador do plano já inclui os pontos que exigem maior atenção e que possibilitem a simplificação do processo.

Portanto, a meta final de um PPP é delinear um caminho que conduza a escola a soluções verdadeiras para amenizar os impacto de seus problemas. Assim, uma análise criteriosa do cenário atual pode ser a chave para alcançar os resultados ideais, ou seja, aqueles alinhados com a proposta de todos os setores da instituição.

2- Escolha suas prioridades

Na hora de fazer um levantamento das prioridades da gestão pedagógica, é preciso identificar quais são as mudanças mais relevantes para que a instituição consiga superar os principais desafios e alcançar um melhor desempenho. 

A tomada de decisões mais acertadas e o uso de estratégias mais ousadas podem ser importantes diferenciais para atingir os objetivos da instituição. Entre as medidas mais relevantes a serem adotadas pela administração escolar, destacam-se a a capacitação do corpo docente (bem como a avaliação da necessidade de contratar mais colaboradores), e o investimento em soluções tecnológicas.

3- Faça reavaliações periódicas

Por mais que o PPP seja bem elaborado e expresse as melhores intenções, algumas eventualidades que exigem a reorganização do plano podem vir à tona. Dessa forma, se alguma medida não funcionar bem, não hesite em alterá-la. Aceitar a possibilidade de mudança demonstra que você compreendeu, realmente, como elaborar um projeto político pedagógico. 

Logo, se houver a necessidade de corrigir alguma falha, isso deverá ser feito imediatamente. Quanto antes realizar esse tipo de avaliação e aplicar a correção necessária, melhor para a instituição. Lembre de manter as iniciativas que trouxeram resultados positivos, não receie descartar o que não deu certo.

4- Estabeleça as diretrizes pedagógicas

Nessa parte do plano, o ideal é definir quais serão os conteúdos escolhidos e o método de ensino adotado. Para tanto, alinhe os conteúdos à realidade de seu público, à competência do corpo docente e à cultura local. Explore o uso de tecnologias voltadas para o setor educacional e estimule a adesão de sua equipe à sua proposta.

No que se refere às diretrizes pedagógicas, é fundamental ouvir a opinião e acatar as sugestões de conteúdos dos professores de cada disciplina específica. Aqui, trabalhar em consonância com a experiência do corpo docente pode ser de grande valia na definição da trajetória do seu PPP!

Quem é o responsável pela elaboração do projeto político pedagógico?

Desde o ano de 1996, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ficou claro que toda unidade escolar precisa ter seu próprio projeto político pedagógico. As normas para elaboração do documento incluem direcionamentos para ação e as principais características do plano.

No PPP, devem constar as propostas que os gestores, equipe de professores, colaboradores, pais e alunos pretendem realizar na instituição. Tudo deve ser feito às claras e de modo detalhado.

Assim, ao elaborar um plano, a gestão deve ter em mente que o documento deve ser a guia para auxiliar a comunidade a superar desafios e tornar a escola cada vez melhor.

Portanto, a elaboração do PPP deve ser centrada em ações estratégicas que deem voz a todos os atores envolvidos no universo escolar. O cumprimento plano mobiliza a equipe gestora, docentes, funcionários, alunos e familiares. Entretanto, a direção que deve motivar à adesão dessas ideias.

Vale ressaltar, por fim, que a elaboração e a gestão do documento devem ser feitas pela direção, mas a sua edição final pode acontecer de forma mais democrática.

O ideal é que a avaliação e correção do projeto seja feita por um grupo de docentes especialistas e antenados com as questões pedagógicas que proporcionem mais qualidade às propostas. 

Pode-se concluir, então, que o verdadeiro entendimento sobre como elaborar um projeto político pedagógico exige a adoção de práticas assertivas e a plena participação da comunidade escolar.

O compartilhamento de ideias e o foco nas metas mais importantes são essenciais ao crescimento institucional.

Colina Tech

10.11.2020