Captação de alunos: 5 dicas de como usar a ferramenta de gestão escolar

  • Colina Tech

  • 1 ano atrás

  • 6 min de leitura

foto de dois alunos com professor segurando o ombro de um deles para ilustrar blogpost sobre captação de alunos

A captação de alunos é um tema frequente nas escolas, faculdades e universidades. Afinal, sem novos estudantes, a instituição não consegue se manter no mercado. Por isso, a prática é parte integrante do planejamento estratégico da empresa.

Muitos empreendedores e gestores se perdem no processo de captar alunos, abrindo espaço para falhas. Esses erros podem ser evitados com o uso da tecnologia, garantindo a gestão eficiente do ambiente escolar. 

Diante da grande competitividade do segmento educacional, é necessário a compreensão de perspectivas que ultrapassam qualquer tática organizacional, bem como os recursos para otimizar a captação de alunos. Nesse sentido, um bom sistema de gestão escolar é a melhor solução para essa finalidade.

O conteúdo de hoje é dedicado a falar sobre o que é a captação de alunos e como uma solução tecnológica educacional pode otimizar o processo na sua escola. Boa leitura!

O que é captação de alunos?

A captação de alunos é um agrupamento de metodologias para atrair novos estudantes para uma instituição de ensino.

Esse já é um motivo relevante para justificar a atenção redobrada que a demanda requer dos gestores e de toda a escola. É um ponto em comum a todas as organizações do mercado educacional — instituições de ensino.

Porém, a captação de alunos não é uma tarefa fácil, já que as escolas necessitam se adequar a perfis diversos, influenciando o público com o discurso de que a sua metodologia de ensino é a mais apropriada para o seu aprendizado.

Quem já está no mercado da educação há um certo tempo precisa encontrar novas formas de prestação de serviço, agregando suas estratégias ao nome e imagem da organização. Contudo, o compromisso de trazer algo novo será incumbido aos empreendedores que estão chegando agora no segmento educacional.

Por isso, é fundamental que a sua escola conheça bem os perfis de cada aluno que buscam alcançar, para que as ações de marketing e publicidade sejam encaminhadas para eles.

Como é feita a captação de alunos?

A captação de alunos é muito mais do que investimentos em ações de marketing e publicidade que a sua escola tenha feito para aproximar potenciais estudantes. É necessário levar em conta diversos fatores que compõem um planejamento consistente, tais como:

  • Determinação das personas da marca;
  • Definição dos objetivos da captação de alunos conforme as metas da escola;
  • Classificação do público e da área de atuação que a escola se enquadra;
  • Grau de relacionamento com os leads;
  • Imagem da empresa.

Em outras palavras, esses aspectos têm muito mais relevância quando associados a outras ações de marketing, como, por exemplo, material promocional confeccionado, divulgação e precificação. Os esforços são empregados com o objetivo de conhecer o perfil do aluno ideal da instituição.

Sendo assim, você deve compreender como elaborar ações para atração de potenciais alunos, transformando-os em leads para que eles se tornem alunos efetivos, ou seja, matriculados.

Captar alunos não é uma tarefa que se executa uma única vez e tem o seu processo dado como concluído. Pelo contrário, é uma tática que pede manutenção, monitoramento e aprimoramento no decorrer do ano letivo.

Por que a sua escola deve investir em estratégias para captação de alunos?

A captação de alunos é uma das estratégias mais importantes para garantir o crescimento da sua escola e a sua permanência no mercado. Afinal de contas, é através das matrículas e mensalidades, além de valores de outras necessidades, que a instituição gera receita mês a mês.

Em outras palavras, a captação de alunos é fundamental para conseguir novos estudantes visando a saúde financeira do negócio. Para isso, é necessário ter um nível de adimplência significativo para a arrecadação de capital.

Outro motivo para investir na captação de alunos é acumular recursos suficientes para ampliação da instituição. Empresas que desejam expandir seus negócios precisam ter um bom planejamento financeiro e uma quantia extra no caixa.

Por isso, quanto mais alunos são atraídos para a sua escola, maior será o seu fluxo de caixa. Além do mais, dispor de valores fixos mensais ajuda a manter os compromissos financeiros da instituição em dia.

Captação de alunos X Retenção de alunos

Se você deseja otimizar os resultados da sua escola, é essencial investir na retenção de alunos como estratégia simultânea à captação, até porque os alunos não apenas entram, mas permanecem na instituição.

Para compreender a relevância dessa organização, é preciso ter em mente que o custo com captação de alunos é muito maior do que para retê-los. Por isso, é crucial desenvolver ações que estimulem a permanência e a fidelização dos alunos

Sendo assim, é fundamental unir esforços tanto para atrair quanto para reter os alunos, além da escola se comprometer  a contribuir com o crescimento desses estudantes durante a sua jornada na instituição.

banner - marketing educacional

Captação de alunos com o auxílio de um sistema de gestão escolar

Como dissemos na introdução deste artigo, uma das formas de garantir a eficiência na captação de alunos é utilizando um sistema de gestão escolar. 

A ferramenta, além de oferecer uma infraestrutura completa para a gestão da sua instituição, também entrega outros benefícios, como a personalização dos processos administrativos e acadêmicos e vantagens competitivas para a sua escola se destacar no mercado.

Acompanhe agora as possibilidades de utilização do sistema de gestão escolar para a captação de alunos:

#01. Seleção de estudantes simplificada

O processo seletivo de novos alunos pode se tornar mais ágil e prático através de uma solução tecnológica eficiente. 

Todas as etapas são gerenciadas pelos sistema de gestão escolar, da matrícula até a realização da prova. 

A tecnologia permite a divisão de alunos por sala, respeitando as normas para a organização dos locais de aplicação das provas.

#02. Gestão de matrículas eficiente

Outra possibilidade para ajudar na captação de alunos é utilizar o sistema de gestão escolar para gerenciamento das matrículas e rematrículas

Com ele, é possível processar a matrícula dos alunos de maneira ágil, assegurando o seu vínculo na escola de forma tranquila.

O recurso faz a integração dos dados com outros setores da escola (financeiro e administrativo), viabilizando a geração de contratos personalizados, entre outras soluções. Tudo isso através da secretaria digital disponível na ferramenta.

Todas essas e outras facilidades fornecidas pelo sistema de gestão escolar colaboram com a rotina dos profissionais das áreas envolvidas, além de manter o registro de toda a movimentação dos alunos e colaboradores armazenados na plataforma.

#03. Rotina escolar acessível

Alunos, pais e responsáveis têm acesso livre às informações referentes à rotina escolar, como estrutura curricular, notas, frequência, comunicados, entre outros. Tudo isso numa única área interativa, simples e automática.

O sistema de gestão escolar viabiliza um relacionamento genuíno entre todos os integrantes do ambiente educacional.

Facilidade e objetividade são atributos procurados nas escolas, que podem ajudar bastante na captação de alunos.

#04. Diminuição da evasão escolar

Através de um sistema de gestão escolar você consegue controlar o percentual de reprovação da instituição, gerenciando de perto aspectos como o rendimento e a evasão dos alunos.

Com isso, a sua escola consegue desenvolver o aprendizado e otimizar a gestão do tempo dos estudantes no local.

A plataforma fornecerá conhecimento e informação necessários sobre as causas que levam os alunos a sair da instituição.

Assim, você terá tudo o que precisa para traçar um plano de ação e agir em cima desse cenário, com foco na redução dos casos de evasão escolar. 

É uma opção válida para aprimorar a gestão pedagógica da instituição, preservando o planejamento escolar vigente, mas também fazendo ajustes quando necessário na jornada de aprendizado dos alunos.

#05. Facilitar a fidelização dos alunos

Além de aumentar a eficiência da gestão administrativa da sua escola, é possível melhorar o atendimento ao aluno através do sistema de gestão escolar. 

Dessa forma, você estimula a fidelização do estudante e a sua volta para a comunidade escolar, caso seja necessário a sua saída por um determinado período. 

A ferramenta disponibiliza dados diversos sobre o aluno, avisando sobre todas as chances de permanência.

Conclusão

A captação de alunos é importante para garantir a sobrevivência da escola e o seu pleno funcionamento, proporcionando ensino de qualidade aos alunos e garantindo a satisfação de pais, responsáveis e a sociedade no geral.

Porém, é importante frisar que a retenção de alunos também merece a atenção da sua escola e como já dissemos, você pode cuidar dos dois processos ao mesmo tempo. Quer saber mais sobre estratégias para a sua escola que um sistema de gestão escolar online pode proporcionar? Fale conosco aqui!

Colina Tech

28.11.2022