Captação de alunos: 5 dicas criativas e econômicas

  • Colina Tech

  • 5 anos atrás

  • 6 min de leitura

Um dos períodos mais importantes para as instituições de ensino particulares é a época de captação de novos alunos, seja para aumentar o número de estudantes ou para preencher vagas que ficaram abertas. O êxito do desafio anual enfrentado por gestores de todo país garante a continuidade e o crescimento das escolas no mercado cada vez mais competitivo.

Para atingir o sucesso desejado, o processo de planejamento e execução da campanha de divulgação das vagas deve ser feito de forma estratégica, a fim de garantir que a meta estabelecida pela instituição seja alcançada, sem que a escola passe por transtornos. 

Toda a ação deve ser pensada de forma que assegure que, com a visita do pai à instituição, o aluno seja efetivamente matriculado. O sucesso da campanha será mensurado pelo número final de estudantes inscritos na instituição.  Afinal, o mantenedor investiu recursos financeiros com o objetivo de fechar contratos. 

No processo, o gestor pode adotar mecanismos práticos, criativos e econômicos Esse é o momento de garantir que a escola supere as expectativas dos pais, mostrando os diferenciais e começando a trabalhar a estratégia de fidelização ainda no momento da venda.  

Para ajudar o gestor nesse desafio, preparamos cinco dicas eficazes e econômicas para facilitar a captação de alunos. 

Confira abaixo 5 dicas de como captar alunos de forma eficaz, criativa e econômica.

E-BOOK GRATUITO: GUIA PRÁTICO PARA USAR A TECNOLOGIA NA CAPTAÇÃO DE ALUNOS. CLIQUE AQUI PARA LER!

Para atingir o sucesso desejado, o processo de planejamento e execução da campanha de divulgação das vagas deve ser feito de forma estratégica, a fim de garantir que a meta estabelecida pela instituição seja alcançada, sem que a escola passe por transtornos. 

Toda a ação deve ser pensada de forma que assegure que, com a visita do pai à instituição, o aluno seja efetivamente matriculado. O sucesso da campanha será mensurado pelo número final de estudantes inscritos na instituição.  Afinal, o mantenedor investiu recursos financeiros com o objetivo de fechar contratos. 

No processo, o gestor pode adotar mecanismos práticos, criativos e econômicos Esse é o momento de garantir que a escola supere as expectativas dos pais, mostrando os diferenciais e começando a trabalhar a estratégia de fidelização ainda no momento da venda.  

Para ajudar o gestor nesse desafio, preparamos cinco dicas eficazes e econômicas para facilitar a captação de alunos

EBOOK GRATUITO: GUIA PRÁTICO PARA USAR A TECNOLOGIA NA CAPTAÇÃO DE ALUNOS. CLIQUE AQUI PARA LER!

Confira abaixo 5 dicas de como captar alunos de forma eficaz, criativa e econômica.

 1. Indicação 

Uma das formas mais eficazes para conseguir novos alunos é a indicação. É natural que as pessoas procurem ouvir recomendações de alguém próximo sobre determinado produto ou serviço. Se um pai recomenda a escola para um colega de trabalho, por exemplo, essa indicação possui muito mais relevância no momento de definir onde matricular a criança do que possíveis descontos ou maiores benefícios que possam ser oferecidos pela concorrência. 

No marketing, a prática é conhecida como “prova social”. Especialistas em comunicação direcionada à venda defendem que as pessoas sempre vão buscar a opinião de outras pessoas para ter garantia e segurança de que o serviço é realmente bom. Independente do que a marca diga e de quantos anúncios o responsável possa ver, sem uma recomendação positiva de um conhecido, ele fica receoso em fechar o contrato. 

É para isso que existem os serviços de avaliação. Afinal, todo consumidor pode avaliar todos os serviços e produtos comprados.

Outra forma de fazer isso é disponibilizar depoimentos de pais satisfeitos com os serviços prestados pela instituição. Para conseguir o material, o gestor pode convidar alguns responsáveis que estejam dispostos a falar sobre a relação positiva deles com a escola.

Esse tipo de conteúdo contribui para que os pais que estão com dúvidas em relação a entidade se sintam mais confiantes em realizar a matrícula. 

Além dos depoimentos, que podem ser divulgados nas redes sociais da instituição e na página destinada à realização de matrículas online, o mantenedor pode criar campanhas de indicação que geram desconto ou até mesmo prêmios para os pais interessados em indicar. A prática de incentivo traz resultados muito positivos na captação de alunos.

2. Promoção de eventos  

Para que a escola seja vista e conhecida entre os pais, o gestor pode promover eventos de apresentação na instituição e disponibilizar descontos aos pais que participarem do momento.

Além disso, para tornar o encontro mais atrativo, além da oferta de abatimento no valor da matrícula, o mantenedor pode disponibilizar drinks e petiscos para os participantes, fazendo do cenário um espaço propício à construção do início da relação. 

Uma alternativa semelhante é a possibilidade de desenvolver um tour criativo para apresentar as instalações da instituição para os pais e os alunos. Assim, a equipe que acompanhar a visita poderá ressaltar os atrativos da escola. 

Outros eventos que podem ser promovidos pela instituição são as gincanas educativas e os aulões pré-ENEM abertos ao público.

Dessa forma, a escola pode, ainda, utilizar os eventos da agenda escolar que acontecem no final do ano, como a feira de ciências, também aberta ao público, para iniciar as ações de captação de alunos.

CONFIRA TAMBÉM O NOSSO GUIA COMPLETO PARA A CAPTAÇÃO DE ALUNOS COM DICAS DE COMO SE PREPARAR PARA RECEBER OS PAIS! 

3. Marketing Digital 

As ações de captação de alunos devem estar presentes também no ambiente digital, espaço no qual os resultados de todo o investimento em campanhas patrocinadas pode ser mensurado. Sendo essa uma das grandes vantagens do marketing digital. 

Diferente dos modelos de divulgação offline como outdoors, panfletos e cartazes, que não geram resultados reais sobre o desempenho da campanha da instituição, o marketing online possibilita exibir o anúncio apenas para o público-alvo, ou seja, os pais que têm o perfil de cliente da escola.

Dessa forma, os investimentos devem estar em consonância com as metas do administrador, evitando desperdício de receita.

Outra vantagem do marketing digital é a possibilidade de direcionar o anúncio não só pelo perfil de público mas, também, pela localização.

Assim a publicação poderá atingir somente os pais que se encaixem na descrição de clientes da escola, em bairros próximos à sede da instituição, evitando que recursos sejam desperdiçados para mostrar o anúncio a pessoas que moram muito distante e por esse motivo não fariam a matrícula dos filhos na escola. 

Além de tudo isso, o gestor ainda pode usar as informações sobre os alunos e os responsáveis para criar filtros ainda mais precisos e garantir a maior assertividade na entrega dos anúncios.

Informações como os bairros onde a maioria dos alunos moram, a profissão dos pais e o perfil etário dos responsáveis e dos alunos, por exemplo, fazem com que a ferramenta renda os melhores resultados possíveis. 

4. Divulgação das novidades

A escola precisa aproveitar de todos os recursos que tem para se divulgar durante o processo de captação de alunos. Esse é o momento de mostrar a linha do tempo da instituição. Enfatizar as transformações mais significativas e as novidades da instituição para o novo ano letivo.

Para isso, é possível fazer um vídeo, montar uma apresentação ou condensar as informações em uma publicação e impulsioná-la nas redes sociais.

O propósito é mostrar para o maior número de clientes em potencial o quanto a escola se desenvolveu e se preocupa em sempre investir em novos recursos para aprimorar a educação dos pequenos. 

Para divulgar o material, a equipe pode consultar o banco de dados dos clientes que já entraram em contato mas ainda não fecharam o contrato e disparar e-mails e mensagens nas redes sociais com o conteúdo.

Um aliado nesse processo é o sistema de gestão escolar. Assim, com a ferramenta o processo de armazenamento dessas informações sobre os contatos e o disparo das mensagens é feito de forma otimizada e eficaz. 

5. Ferramenta de captação de alunos

Com o recurso o gestor pode centralizar os cadastros dos interessados em realizar a matrícula; identificar os perfis das melhores oportunidades de venda; automatizar o envio de mensagens para esse público; entre muitas outras funcionalidades.

Assim, o módulo de captação de alunos possibilita que a escola ofereça um atendimento personalizado e assertivo. Isso, por meio de um sistema inteligente que identifica as necessidades de cada aluno e aponta as melhores ofertas para cada responsável. 

Além disso, o recurso ainda viabiliza, por exemplo:

  • o registro de histórico de contato, captando e armazenando as informações dos pais que entraram em contato durante o período de renovação da matrícula;
  • o acompanhamento de visitas, para ter o controle do processo e identificar possíveis falhas na comunicação dos responsáveis pela apresentação da escola;
  • e a análise e acompanhamento da jornada de decisão por etapas, para assim poder identificar e tratar possíveis obstáculos no processo que resultaram no não fechamento do contrato. 

Esse recurso é um dos mais diversos que o sistema de gestão integrada da Activesoft disponibiliza para impulsionar o crescimento da sua instituição. 

Dessa forma, além da ferramenta de captação de alunos, o software de gestão oferece recursos para otimizar a gestão financeira e acadêmica da escola.

Assim, independente do tamanho da sua escola, a nossa equipe terá o serviço ideal para indicar.

Então, fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre a melhor ferramenta de captação de alunos.

Colina Tech

01.08.2019