Como otimizar o tempo de trabalho da sua equipe escolar

  • Colina Tech

  • 11 meses atrás

  • 5 min de leitura

4 adultos reunidos em mesa para ilustrar blogpost sobre tempo de trabalho de equipe escolar

Se você conta com o suporte de uma equipe escolar, é importante otimizar o tempo de trabalho dos seus colaboradores, visando a eficiência das tarefas realizadas e a eliminação de impactos negativos no funcionamento da instituição. Isso requer de cada profissional a ampliação dos seus conhecimentos e engajamento com a escola.

Com as estratégias adequadas, é possível obter excelentes resultados mesmo que com uma equipe mais enxuta. Esse fato, inclusive, é uma ótima oportunidade para destacar o empenho desses profissionais e desburocratizar as tomadas de decisões.

No conteúdo de hoje, você saberá como otimizar o tempo de trabalho da sua equipe e manter a sua escola em ordem. Acompanhe a leitura até o final para não perder nenhum detalhe.

Vamos lá?

Passo a passo para otimizar o tempo de trabalho da sua equipe

1. Tenha os melhores talentos na sua equipe

Tudo começa com a estruturação de uma boa equipe formada por profissionais engajados e competentes, ainda mais quando a proposta é trabalhar com um time menor. 

Por isso, é fundamental que o processo seletivo seja feito com o máximo de cuidado possível na busca dos profissionais que tenham o perfil da vaga, da escola e que atenda às necessidades que cada departamento possui.

Além disso, tenha em mente a importância de incluir os colaboradores nas tomadas de decisão da escola e valorizá-los enquanto recursos humanos. Isso ajudará na percepção de trabalho reconhecido e estimulará o engajamento com a instituição.

Com uma equipe menor, o gestor consegue conhecer melhor cada um dos seus liderados, o que é indispensável no momento de delegar as tarefas. Dessa forma, você saberá mais sobre cada um dos seus colegas e o que é necessário para aproveitar melhor o potencial desses profissionais.

2. Elabore um planejamento

Para potencializar o tempo de trabalho da sua equipe é fundamental elaborar um planejamento das atividades que serão realizadas. E quando a escola dispõe de um quadro reduzido de colaboradores, isso ganha ainda mais relevância, já que é necessário que o trabalho de cada integrante seja bem aproveitado.

Com isso, você ganha mais uma oportunidade de estreitar os laços com o grupo, já que esse planejamento pode ser elaborado em conjunto. Dessa forma, é preciso analisar o trabalho executado, estabelecer metas e identificar os pontos de melhoria.

Tudo isso deve ser realizado levando em conta o que é melhor para os alunos, para que eles desfrutem de um ambiente escolar saudável, capaz de proporcionar o seu desenvolvimento integral.

3. Cuide da estrutura física da escola

O espaço físico e a estrutura da escola são essenciais para a realização de um trabalho de excelência. Com isso, é necessário organizar os ambientes físicos, além de contar com os recursos adequados para melhor aproveitamento do tempo de trabalho dos colaboradores.

Reforçamos que o engajamento da equipe faz toda a diferença neste ponto. Com a colaboração e a confiança no trabalho realizado, é possível criar um ambiente agradável e organizado, propício para que a rotina de trabalho funcione bem. Isso também influencia no bem-estar dos alunos e também dos seus responsáveis.

4. Faça da tecnologia a sua melhor aliada

Cada vez mais a tecnologia vai se tornando relevante na nossa rotina, seja no âmbito pessoal e principalmente no profissional. Essa afirmação ganha mais força quando o assunto é gestão escolar feita por uma equipe interna. 

Os recursos tecnológicos auxiliam na economia de tempo e na eficiência da rotina da instituição, além de reduzir espaços físicos que seriam destinados para a organização de toda a papelada da escola.

Incentivar os professores a se atualizarem sobre a utilização dessas ferramentas também é fundamental. Dessa forma, a inovação se torna uma realidade no contexto escolar, não apenas para os alunos, mas na rotina de toda a equipe.

Um bom sistema de gestão escolar pode auxiliar a acompanhar os resultados, otimizar a comunicação entre o grupo, agilizar as tarefas rotineiras, alavancar a captação de alunos, entre outros benefícios que auxiliam no melhor aproveitamento do tempo de trabalho.

Esta é uma prática que alguns anos atrás seria impensável para os gestores escolares e, hoje em dia, se tornou realidade. 

5. Valorize o poder da comunicação

A principal vantagem de trabalhar com uma equipe escolar reduzida é a facilidade de dialogar com todos os integrantes. Além de ser um processo mais ágil, há também a praticidade em reunir todos os colaboradores e ouvir o ponto de vista de cada um sobre pontos importantes.

Para isso acontecer de um jeito eficiente, é fundamental prezar pela comunicação transparente e objetiva. É primordial que todos conheçam os valores e os objetivos da escola para defendê-los em suas ações.

Uma forma de obter êxito nesse aspecto é adotando canais de comunicação específicos para o diálogo entre a equipe, por meio de um sistema de gestão escolar. Na Activesoft, oferecemos uma plataforma com dados unificados onde todos podem se comunicar, compartilhar informações e trabalhar juntos com mais eficiência. 

Isso não apenas simplifica as operações diárias, mas também ajuda a criar um ambiente mais inclusivo e cooperativo! 

6. Avalie o desempenho e dê feedbacks

O hábito de avaliar a escola e oferecer feedbacks aos colaboradores e para a comunidade escolar é fundamental para garantir o sucesso e aprimorar o tempo de trabalho. 

Isso permite analisar quais iniciativas geram melhores resultados e evita o desperdício de atenção com coisas que não agregam valor ao trabalho.

Essa é uma forma de orientar o trabalho da equipe e promover maior satisfação para os estudantes e seus familiares. Além disso, demonstra cuidado e clareza com o trabalho realizado, trazendo mais credibilidade para a escola.

Dessa forma, é necessário que a avaliação envolva a percepção de todos a respeito de aspectos diversos da instituição, como espaço físico, experiência das aulas em todos os ambientes, acessibilidade, gestão educacional, entre outros.

7. Invista no desenvolvimento dos profissionais

Ao longo deste artigo, vimos que para trabalhar com uma equipe menor é essencial contar com os melhores profissionais. Para isso, é necessário investir em qualificações e capacitações, iniciativas que ajudam a valorizar os talentos da sua escola.

Oferecer treinamentos pode ser indispensável, já que a equipe utiliza soluções tecnológicas na rotina e é preciso fazê-lo da melhor forma possível. Minicursos, palestras, grupos de estudo e outras possibilidades são apenas algumas alternativas para preparar os profissionais.

Para isso, é importante seguir outras recomendações, como manter a eficiência da comunicação interna, realizar avaliações da escola e conhecer bem a equipe. São formas de identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria do grupo e, com isso, perceber quais são as qualificações mais urgentes para melhorar o tempo de trabalho.

Conclusão

No conteúdo de hoje vimos que é possível fazer a gestão da sua escola particular de forma eficiente.

Com um time de profissionais engajados, um bom planejamento e definições das atividades que cada um deve realizar, organização do espaço físico, com a ajuda da tecnologia e outras alternativas, você otimiza o tempo de trabalho dos colaboradores e alcança os melhores resultados para a sua instituição.

Aqui é onde entra o papel fundamental de um sistema de gestão escolar. A Activesoft se destaca por oferecer uma solução de gestão escolar completa, com mais de 19 funcionalidades integradas, pensadas cuidadosamente para auxiliar sua instituição a alcançar a máxima eficiência em gestão educacional. 

Estas funcionalidades abrangem desde a gestão financeira até acadêmica, passando por comunicação interna, controle de matrículas e muito mais. Nosso sistema é projetado para facilitar e aprimorar cada aspecto da gestão escolar, garantindo que sua escola particular esteja sempre à frente!

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e descubra todas as vantagens em contratar o nosso sistema de gestão escolar.

Colina Tech

14.06.2023