Conforme um estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), os impactos da Covid-19 prejudicaram mais de 70% dos estudantes. A maioria se sentiu desestimulada pelos desafios impostos pela pandemia.
Logo, para minimizar os efeitos desse cenário sobre a sustentabilidade dos negócios, é necessário buscar medidas mais eficazes para a retenção e fidelização de alunos.
Nesse contexto, vamos mostrar a você as estratégias que podem ser aplicadas durante esse período para manter os alunos na sua instituição de ensino. Veja como tornar a escola mais atrativa, estimular a rematrícula e maximizar o faturamento.
Conheça, então, as 7 práticas mais favoráveis para promover a retenção e fidelização de alunos. Aproveite a leitura!
Como superar os desafios impostos pelo atual cenário no setor educacional?
Em vias gerais, a crise instaurada pela pandemia do novo coronavírus afetou estudantes de todos os níveis escolares e condições socioeconômicas. Aqueles que já ingressaram na faculdade — e precisam conciliar estudo e trabalho — também foram fortemente impactados.
Além da área educacional, muitos setores foram prejudicados pela pandemia, o que gerou a perda de empregos e o maior risco de inadimplência entre os estudantes. Além dos empreendimentos voltados para a educação, o reflexo da crise também foi expressivo nos negócios mais vulneráveis aos seus efeitos econômicos, como o comércio e as microempresas.
Em consequência disso, os pais ou os responsáveis pelo pagamento de mensalidades estão enfrentando dificuldades para manter os compromissos assumidos com a instituição.
Considerando que uma das principais medidas de contenção da doença e redução do contágio foi a adoção do ensino híbrido, os gestores precisam investir em ações mais concretas para manter o contingente.
Assim sendo, é necessário priorizar a qualidade dos serviços e investir em infraestrutura reter e fidelizar os alunos. Por conta disso, a atenção aos detalhes como a eficiência das lives e a elaboração de aulas online e videoaulas mais atrativas é essencial para estimular a participação e a interação dos estudantes no ensino a distância.
Conheça os 7 passos para a retenção e fidelização de alunos em tempos de crise
A pandemia impôs grandes desafios para a gestão escolar em diferentes sentidos. Assim, uma das maiores dúvidas dos gestores tem sido a preocupação em manter os vínculos com os alunos e pais para assegurar a estabilidade da instituição. Tendo isso em vista, listamos os 7 melhores passos para a retenção e fidelização dos alunos. Veja quais são!
1. Priorize a excelência no ensino para a retenção dos alunos
Como mencionamos, a qualidade do ensino deve ser o carro-chefe de toda instituição educacional. Contudo, fatores como a infraestrutura e a capacitação dos professores também são aspectos cruciais à conquista da confiança dos alunos e pais.
No entanto, quando a liderança trabalha focada na padronização do ensino, isso se torna um importante diferencial de competitividade. A excelência na aprendizagem é essencial para o bom desempenho dos alunos.
Dessa forma, é possível aumentar o interesse dos pais ou responsáveis pela manutenção dos educandos em sua unidade. Logo, investir na atualização constante de professores e enfatizar metodologias ativas e inovadoras é, sem dúvida, o caminho para a retenção e fidelização de alunos.
2. Ofereça atividades extracurriculares como conquistar a fidelização dos estudantes
Nesse aspecto, as práticas são valorizadas pelos alunos e pais. Procure disponibilizar atividades ligadas a música, dança, esporte, aulas de idiomas e outras que reforcem o desenvolvimento dos estudantes.
Além disso, promova a integração entre a comunidade escolar, tais práticas são motivadoras e influenciam o interesse pela rematrícula.
3. Construa uma imagem positiva e forte de sua instituição
Neste sentido, investir em um bom marketing educacional e construir uma imagem sólida da sua escola são passos fundamentais para a manutenção da sustentabilidade, principalmente, nesse período de crise.
Assim, quando a instituição tem uma imagem forte — e credibilidade —, os pais se sentem tão seguros e confiantes que dificilmente mudarão o aluno de instituição.
4. Mantenha um bom relacionamento com os pais para garantir a retenção e fidelização dos alunos
Manter um sistema de comunicação claro, transparente e eficiente com os pais é crucial para conquistar a confiança deles. Nesse sentido, permita que eles tenham acesso ao plano pedagógico, avisos de reunião, boletos bancários e, principalmente, aos relatórios de evolução acadêmica dos filhos.
Além disso, a liderança deve estar sempre disponível para esclarecer dúvidas e demonstrar interesse para resolver eventuais problemas. Portanto, otimize a rotina, organize as tarefas e dê prioridade a tudo que possa estreitar o relacionamento com os pais.
Afinal, são eles os seus clientes preferenciais, já que decidem pela permanência ou não do filho em sua instituição.
6. Aposte em campanhas de indicação
Como em todo negócio de sucesso, adotar programas de indicação é uma ótima sugestão para solucionar os problemas relativos à captação e manutenção dos alunos.
Então, utilize essas campanhas como um marketing positivo para atrair novos estudantes: ofereça prêmios aos atuais alunos que trouxerem colegas para as próximas matrículas.
O principal objetivo dessa estratégia é incentivar estudantes e responsáveis a participar mais ativamente do processo de matrícula, indicando novos alunos. Considere a possibilidade de ofertar benefícios, como sorteio de brindes, bônus na rematrícula ou, até mesmo, desconto fixo nas mensalidades.
7. Ofereça pacotes promocionais
Uma das formas mais eficazes de fidelizar mais alunos é explorar estratégias como promoções exclusivas. Assim, o objetivo é trabalhar o emocional dos envolvidos para que eles se sintam especiais ao serem contemplados com essas ações.
Dessa forma ficará mais fácil solucionar situações como o atraso das mensalidades atrasadas ou outras questões que possam influenciar a evasão.
Além disso, é importante destacar que a dinâmica que envolve a fidelização de alunos é uma preocupação recorrente do universo educacional.
Por esse motivo, não adianta o gestor se preocupar apenas com infraestrutura ou estratégias de marketing. A conquista e manutenção dos estudantes na escola exige mais do que isso.
Portanto, a retenção e fidelização de alunos requer um trabalho diário, em conjunto com as equipes administrativas e pedagógicas.
Além de priorizar a redução de custos para manter a instituição mais competitiva, é necessário trabalhar propostas que assegurem a excelência no ensino, a satisfação dos alunos e um suporte qualificado para conquistar a confiança dos pais.
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