A tecnologia está presente em todos os setores das nossas vidas — e com a educação não poderia ser diferente. Os professores na era digital devem saber utilizar ferramentas tecnológicas dentro e fora da sala de aula, tanto para aumentar a produtividade quanto para melhorar o processo de ensino.
A pandemia do novo coronavírus acelerou a transformação digital nas instituições de ensino. De acordo com uma pesquisa do movimento Todos Pela Educação, os maiores limitadores para o uso de recursos tecnológicos é a falta de infraestrutura e de formação adequada.
A maioria (55%) dos docentes está disposta a usar tecnologia em sala de aula, desde que tenha condições adequadas de trabalho.
Continue a leitura e confira as ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores durante a fase de adaptação à era digital. Boa leitura!
Aplicativos de gestão de tarefas
Com os avanços tecnológicos, novas ferramentas foram inseridas na gestão escolar com o objetivo de tornar as tarefas diárias mais práticas, rápidas e assertivas. Isso permite que os professores dediquem o seu trabalho a questões estratégicas para o crescimento da instituição de ensino.
Os educadores podem contar com diversos aplicativos que ajudam a otimizar processos importantes, como lançamento de notas, planejamento das atividades, entre outros serviços. Assim, professores têm mais tempo disponível para focar em outras atividades fundamentais para a educação dos alunos.
Softwares de avaliação e acompanhamento dos alunos
É fundamental que os professores façam o acompanhamento do desempenho dos alunos. Os números analisados devem servir como métricas para orientar ações que melhorem o ensino e atendam às necessidades individuais de cada estudante.
No entanto, é muito mais fácil visualizar esse desempenho com o auxílio da tecnologia. Por isso, as instituições de ensino devem fazer esse controle por meio de recursos tecnológicos, como softwares educacionais. Pois os programas permitem registrar notas e frequência, criar gráficos etc.
Os softwares educacionais também podem ser muito úteis no processo de formação dos alunos. Eles possibilitam o uso do programa para fazer enquetes, testes e provas, desenvolver atividades em sala de aula, entre outras ações.
Gamificação para aprendizado em dispositivos mobile
Combater o uso dos smartphones na sala de aula é um dos grandes desafios dos professores na era digital. Nesse sentido, a gamificação visa a trazer a dinâmica dos jogos para o ensino e é uma das maiores tendências da educação.
Alguns pontos dos games que podem ser trazidos para a sala de aula são:
- definição de objetivos – ajuda os alunos a manterem o foco nas tarefas;
- desafios – estimulam os alunos a se superarem;
- competição – aumenta o engajamento quando estimulada de forma saudável.
Assim, os estudantes podem aprender mais e de maneira divertida. Além disso, também é mais fácil colocar o aprendizado em prática e fixar o conhecimento. Dispositivos móveis, como tablets e os próprios smartphones podem auxiliar na aplicação da gamificação nas salas de aula.
Os professores na era digital têm o desafio de aliar conhecimento e tecnologias em sala de aula. Os recursos tecnológicos não devem ser inimigos da educação, mas, sim, aliados. Pois, a função dos docentes também passa a ser a de guiar os alunos e mediar o aprendizado por meio das diversas plataformas de ensino, mostrando o melhor caminho ao utilizar bibliografias e materiais didáticos.
Gostou deste conteúdo? Então, siga nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro de todos os artigos publicados! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!