Reunião de pais: 10 dicas de como planejar uma online

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 5 min de leitura

A pandemia causada pelo novo Coronavírus trouxe a realidade da educação remota para as escolas. Pais, alunos e professores estão se adaptando a essa nova realidade, e manter uma comunicação próxima é fundamental para o bom andamento das atividades.

Por isso, a reunião de pais online é uma ferramenta eficiente para alinhar e comunicar tudo o que de mais importante acontece na escola.

Essas reuniões podem ir além das pautas de desempenho e comportamento do aluno, servindo principalmente para aproximar os responsáveis do dia a dia da escola, fomentando o comprometimento deles e também de toda a comunidade acadêmica, o que gera melhores resultados no ensino.

Para te ajudar a planejar uma reunião de pais online de modo eficiente, preparamos este artigo. Acompanhe!

1- Planeje o roteiro e pauta da reunião de pais

O planejamento é fundamental para otimizar o tempo dos professores e também dos pais. Para isso, faça uma lista dos principais tópicos a serem abordados e um resumo do que precisa ser dito. Tente estabelecer um tempo para cada assunto.

Dessa forma, todas as questões planejadas serão abordadas dentro do espaço de tempo definido para a reunião. Antes da realização do encontro online, você pode fazer uma enquete para os pais sugerirem temas. Dessa forma, você assegura que assuntos não previstos tomem conta do espaço.

2- Defina data e horário

Com a pandemia, muitas pessoas estão em home office e, além das atividades do trabalho, ainda têm de lidar com a rotina da casa e das crianças.

Por isso, use a enquete para definir o melhor dia e horário para a maioria. Dessa forma, você garante uma maior adesão ao encontro online, o que é fundamental para o sucesso da reunião.

3- Envie um lembrete da reunião online de pais

Com dia e hora marcados, envie um lembrete para a reunião com 24 horas de antecedência. Dessa forma, os pais podem se organizar. Aproveite este momento e envie também as pautas do encontro. Com isso, você reforça o objetivo da reunião e evita que assuntos dispersos tomem a atenção do pessoal.

Para isso, sua escola pode contar um aplicativo de comunicação, como uma Agenda Escolar Online. Assim, fica mais fácil enviar o comunicado para vários pais, ter a certeza que eles receberam e que leram.

Saiba mais sobre a importância e a facilidade de ter um Aplicativo Agenda Escolar. Leia mais aqui!

4- Sugira um local tranquilo

Algumas horas antes da reunião online, envie um e-mail ou mensagem de texto com orientações finais, e sugira aos pais que escolham um local calmo para participar da videoconferência. Dessa forma, é possível minimizar as chances de serem interrompidos, o que aumenta a eficiência da comunicação.

Mas, se por ventura ocorrer de acontecer algumas interrupções por parte dos pais, seja por algo de casa ou até mesmo do trabalho, seja flexível e entenda a necessidade dos pais.

Deixe-os saber que a escola entende e respeita esse momento e que de qualquer forma, eles ficarão por dentro de tudo que aconteceu na reunião de pais online.

5- Reforce a necessidade de boa conexão com a internet  

É importante lembrar que é necessário contar com uma boa conexão com a internet para que todos possam acompanhar as pautas e os conteúdos que serão compartilhados. Isso é fundamental para assegurar que a comunicação seja eficiente.

6- Defina regras para a reunião

Comece o encontro agradecendo a presença de todos e definindo as regras da reunião online. Ou seja, explique o momento em que cada um pode falar, exponha qual será o momento de tira-dúvidas e reforce as pautas do encontro.

Essas medidas são importantes para manter a ordem e evitar que as pautas propostas se percam por alguma falha na disciplina dos participantes. É importante comunicar com empatia, lembrando que as regras são para garantir a produtividade da reunião e a otimização do tempo de todos os participantes.

7- Deixe espaço para tratar as particularidades

Como cada aluno é único, é importante deixar espaço para que os pais falem de assuntos mais sensíveis, como questão com aprendizado, dificuldades individuais ocasionadas pela timidez, notas baixas, problemas de socialização, problemas com comportamento, entre outros.

Logo, deixe um espaço ao final do encontro virtual para o agendamento das questões de cunho individual. Dessa forma, fica mais fácil entender de que forma os pais e escola podem colaborar para o desenvolvimento em cada caso.

8- Seja transparente

No ensino remoto, assim como no presencial, é muito comum que os pais questionem sobre os métodos de avaliação, objetivos propostos e metodologias escolhidas.

Isso porque, uma simples brincadeira aos olhos dos pais, pode ser vista como algo para passar o tempo, quando na verdade é uma tarefa de caráter lúdico que tem como meta o desenvolvimento de habilidades psicomotoras.

Assim, para o sucesso das atividades, é necessário que os familiares tenham esse entendimento para confiar na instituição e também no trabalho dos educadores.

Caso haja dificuldades de explicar e mostrar aos pais como acontece o ensino híbrido, sugerimos a leitura e o compartilhamente de um outro conteúdo sobre o tema. Para ler, é só clicar aqui!

9- Destine um tempo para ouvir o que os pais têm a dizer

A comunicação é uma via de mão dupla, por isso, para que ela possa ser realmente eficiente, é preciso destinar um tempo para ouvir o que os pais têm a dizer. Faça isso com empatia e evite discursos defensivos.

Os pais tendem a se enxergar nos filhos, por isso, é normal que eles queiram “defende-los”. Aposte uma postura profissional e neutra para tratar os casos coletivos, e leve as situações individuais para uma reunião à parte. Lembre-se que uma comunicação escolar efetiva é a base para relacionamentos duradouros.

10- Conte com a ajuda da tecnologia para a reunião de pais

Contar com plataformas de videoconferência que comportem um grande número de participantes, e ainda possibilite compartilhar conteúdos, é fundamental para o sucesso da sua reunião de pais online.

Existem recursos pagos e gratuitos, que você pode pesquisar e usar de acordo com a necessidade da sua instituição. Para garantir uma boa comunicação, é preciso pensar em interfaces simples de usar e interativas.

Além da tecnologia em reuniões, é importante garantir boas soluções tecnológicas para desenvolver o ensino e até mesmo a gestão da escola.

Para o ensino híbrido, recomendamos o uso do Google for Education.

Já para a gestão da escola, recomendamos o uso de um software.

Como vimos, é possível planejar uma reunião de pais online e aumentar as chances de sucesso do encontro, abordando as questões de ensino e ainda criando um bom relacionamento entre pais e escola.

Se você gostou deste artigo sobre reunião de pais online e quer saber mais como podemos te ajudar não só com essas dicas, mas com uma gestão prática e eficiente, entre em contato conosco!

Colina Tech

06.11.2020