Qual o papel da tecnologia no acompanhamento escolar?

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 4 min de leitura

O diálogo entre a instituição de ensino e os pais é imprescindível para que haja um bom desenvolvimento dos estudantes e que tudo dê certo na aprendizagem. Mas isso pode ser um desafio, caso não sejam usadas as ferramentas corretas para esse fim.

Felizmente, a tecnologia já dá o suporte para o acompanhamento escolar, de maneira eficaz e transparente. Você sabe o papel da tecnologia no acompanhamento escolar?

Do ponto de vista dos gestores pedagógicos, é sempre bom garantir maior controle sobre os processos e operações dentro da instituição. Para as crianças, essa interação viabiliza um aprendizado mais consistente. Já para os pais, é bom ter essa visão mais próxima para checar o que está acontecendo no dia a dia dos filhos. 

No geral, é possível obter maior interesse dos responsáveis pela jornada dos alunos. Se quiser saber mais sobre o papel da tecnologia nesse quesito, acompanhe todos os tópicos a seguir.

Importância do acompanhamento escolar

Para um professor ou pedagogo, é sempre importante estimular essa interação e esse acompanhamento dos pais. Afinal, isso é fundamental para que o aprendizado seja bem-sucedido, com crianças mais confiantes e engajadas nos assuntos.

Logo, se os responsáveis se envolvem, os educadores conseguem explicar quais são as obrigações deles em casa.

Por esse motivo, as instituições devem sempre oferecer o apoio para que essa comunicação aconteça de forma saudável. Estamos falando de um suporte em termos de conhecimento e mentalidade, assim como em tecnologia.

Para tanto, é necessário contar com ferramentas e aplicações que ajudem na integração de informações e na exposição delas para os pais

Desse modo, é possível gerar alunos mais empolgados e organizados, com a devida entrega e concentração. Ainda, é como se a base estivesse bem fundamentada para que as estratégias de educação funcionassem corretamente. 

Papel da tecnologia no acompanhamento escolar

Provavelmente, você já sabe que a tecnologia está afetando positivamente diversos âmbitos da educação. Ela já entrou no setor administrativo e proporciona mais organização e integração para ações mais complexas.

Da mesma forma, está na sala de aula, acompanhando a aprendizagem e gerando novas oportunidades para professores exporem os conteúdos.

Nesse sentido, as ferramentas de inovação podem ser aplicadas para que os pais saibam o que está acontecendo com seus pequenos no ambiente escolar e se está valendo a pena o trabalho da instituição. Conheça em detalhes alguns pontos.

Controle de notas

Inicialmente, podemos destacar que é possível ter uma visão mais ampla das notas dos estudantes. Desse modo, os responsáveis conseguem estimar o rendimento de seus filhos e traçar um planejamento para melhorar, caso os resultados estejam sendo insatisfatórios, além de continuar o bom trabalho, se os números forem bons. 

Sabemos que notas e provas são uma espécie de termômetro do aprendizado, por isso, esse registro organizado deve fornecer uma boa concepção da evolução dos alunos. É viável entender os pontos fortes e fracos de cada estudante, com o monitoramento e o registro de cada disciplina— tudo de uma forma simples e prática.

Controle de frequência

Outro controle possível é o da frequência. É o momento de informar aos pais se seus filhos têm realmente aproveitado as aulas ou estão ausentes na maioria delas.

Dessa forma, os responsáveis conseguirão entender se precisam se esforçar mais para levar as crianças às aulas ou identificar o que pode estar atrapalhando a presença constante delas

Acompanhamento da performance dos professores

O trabalho dos professores ganha maior transparência, já que os sistemas, geralmente, registram os planos de aula. Então, uma visão mais clara do que ocorre no dia a dia e de como as atividades são executadas é mostrada.

Assim, é possível avaliar o desempenho dos educadores e verificar se eles estão trabalhando de acordo com o esperado. Isso vale também para a gestão pedagógica da instituição. 

Indicadores

No geral, dá para conseguir uma série de relatórios e gráficos, com indicadores precisos acerca do desempenho dos alunos e das turmas. Essa funcionalidade complementa a primeira e permite entender como está sendo a evolução dos estudantes como um todo, de modo a mostrar valor para os pais. 

As ferramentas exibem, por exemplo, as habilidades e competências adquiridas pelas crianças, já ajudando os responsáveis a pensarem no futuro delas. Nesse sentido, existem avaliações mais profundas que vão além do sistema de notas, como monitoramento do comportamento e da assiduidade. 

O grande destaque de contar com a tecnologia para essa finalidade é a possibilidade de integração. Os dados ficam reunidos em um só local para gerar uma visão unificada e ampla acerca das condições analisadas.

Controle de atividades entregues

Todas as atividades passadas pelo docente e entregues ficam disponíveis para verificação e análise também. Com essa visão, responsáveis conseguem acompanhar a estratégia pedagógica que está sendo utilizada e entender se isso é realmente o que eles desejam para os seus pequenos.

Importância de adotar um sistema para melhorar a comunicação com os pais

Em um sistema automatizado, é possível obter total transparência dos registros de matrícula, das atividades, do comportamento e interesse dos alunos, bem como das notas, que atestam o aprendizado.

Desse modo, cada responsável poderá acompanhar de perto o resultado do trabalho dos professores e da diretoria pedagógica — tudo muito claro e preciso, sem ambiguidades e espaço para dúvidas.

Com essa capacidade de compartilhamento, fica mais fácil gerar valor para os pais e obter o seu interesse e confiança. Assim, a organização de ensino é capaz de otimizar a captação de estudantes, já que pode usar esse fator como um elemento para convencer os responsáveis da qualidade e da seriedade da instituição.

Da mesma forma, isso vai se refletir em uma melhor experiência para todos os envolvidos. Sempre que os pais precisarem de alguma informação ou saber sobre um processo, como boletim, os colaboradores da instituição conseguem resolver essas questões rapidamente, sem gargalos e demoras.

Isso ajuda a fidelizar os clientes, que se sentirão especiais por conta desse desempenho.

O acompanhamento escolar é fundamental para que o aprendizado ocorra de forma natural e eficiente. Com o apoio de sistemas de gestão, as instituições de ensino conseguem se destacar aos olhos dos pais com total transparência sobre aulas, notas e desempenho.

Desse modo, a comunicação e o diálogo entre os envolvidos melhora e os estudantes são os principais beneficiados. 

Gostou do conteúdo e quer saber como levar a gestão da sua escola para um novo nível com o sistema da Activesoft? Fale conosco!

Colina Tech

27.04.2020