A comunicação alinhada as ferramentas tecnológicas funciona como impulsionador para negócios de todos os setores. Percebendo esse efeito, instituições de todo o país estão adotando recursos como o marketing digital na comunicação escolar.
Afinal, o marketing digital permite o estreitamento de laços entre a instituição e o público-alvo, otimizando a sua capacidade de fidelização e captação de alunos, garantindo a visibilidade da empresa e o fortalecimento da marca.
Neste post, iremos explicar a relevância do marketing digital na comunicação escolar e vamos te ensinar a aplicá-lo. Confira!
O que é marketing digital?
O marketing digital consiste na utilização de ferramentas tecnológicas em todo o seu potencial para a criação de estratégias de marketing que vão além do tradicional. Assim, o foco é aproveitar o espaço digital para atrair pessoas e atingir o público, de forma fluida, orgânica e eficaz.
Nesse sentido, as estratégias de marketing digital podem ser estruturadas com a utilização de ferramentas como blogs, sites, e-mail marketing, redes sociais, ebooks, infográficos, apps mobile etc.
São ferramentas que permitem uma maior aproximação da instituição com seu público, sem intermediários, fazendo a comunicação ser mais direta.
Para que isso seja possível, é importante que a instituição saiba se comunicar corretamente, conhecendo o seu público-alvo e atuando nos meios que ele mais acessa.
Quais são as vantagens do marketing digital na comunicação escolar?
Agora que já entendemos o que é marketing digital, quero mostrar como essa estratégia contribui para a otimização da comunicação escolar. Acompanhe!
Amplia o alcance da instituição
Enquanto o marketing tradicional limita o campo de ação das suas estratégias, com o marketing digital, sua marca tem a possibilidade de ser reconhecida regional ou, até mesmo, nacionalmente.
A criação de conteúdo relevante, por exemplo, pode atrair público de forma natural para as suas redes, site e blog. Assim, é possível gerar uma audiência engajada e recorrente, reforçando a sua autoridade nos assuntos abordados.
A partir do momento em que a instituição de ensino se posiciona como uma autoridade em assuntos interessantes para o seu público-alvo, passa a ganhar mais credibilidade e a ser buscada como alternativa para novos alunos, seja por interesse direto, seja por meio de indicações. O reconhecimento nacional pode abrir a oportunidade para novos negócios, como a criação de cursos EAD.
Permite a personalização da comunicação
O marketing tradicional visa a atingir o maior número de pessoas possível e, dentro desse montante, alcançar seu público-alvo. Com o marketing digital e a facilidade de análise de dados das ferramentas tecnológicas, a instituição ganha a oportunidade de criar estratégias personalizadas.
Quando se trabalha com níveis educacionais diferentes, pode-se criar estratégias diversificadas para cada público, sem elevar os gastos.
Além disso, a comunicação é direta e bilateral — os alunos e pais poderão interagir com a suas postagens, seja com comentários, seja com envio de mensagens diretas, preenchimento de formulários, resposta de e-mails, etc.
O marketing tradicional era pautado em uma via de mão única. A empresa criava a campanha, exibia em algum veículo e tinha poucas ferramentas para mensurar os resultados.
Além disso, a personalização contribui para a humanização da comunicação. A nova geração está em busca de valores e identificação, ou seja, não se sente confortável nos métodos de comunicação mecanizados.
Quando a instituição apresenta uma comunicação personalizada, consegue estar mais próxima, estreitando a relação aluno-instituição.
Facilita a análise de resultados
O que não pode ser medido não pode ser gerenciado, e as estratégias de marketing digital têm como características a centralização de dados e as ferramentas analíticas. Esses fatores contribuem para uma análise de desempenho de campanhas e de nível de comunicação muito mais precisas do que no marketing tradicional.
As métricas e indicadores obtidos por meio das análises dos dados indicam os caminhos que os gestores devem tomar para aprimorar suas estratégias, descobrir o que deve ser melhorado ou eliminado nas campanhas.
Contribui para o aumento da produtividade
Outros benefícios que o marketing digital traz são o aumento de produtividade na comunicação direta com o público-alvo e a automação de envios personalizados. A geração de insights acelera tanto a produção de conteúdo quanto a melhoria contínua.
Por exemplo, é possível atingir pais e alunos de formas diferentes utilizando o WhatsApp Business, com apenas dois disparos de mensagens, e monitorar as respostas em tempo real. A utilização de um app institucional dá mais autonomia para os clientes na relação com a instituição e reduz a carga de trabalho burocrático.
Como aplicar o marketing digital na comunicação escolar?
Depois de conhecermos os benefícios da aplicação do marketing digital na comunicação escolar, chegou a hora de entendermos como essa aplicação pode ser feita. Quais são as ferramentas que podem ser utilizadas e como utilizá-las? Continue lendo para saber.
Otimize o seu site
A utilização de um site e de um app institucional facilitará a comunicação direta com os alunos e pais, ao mesmo tempo em que acelera processos, como consulta de notas, download e envios de documentos, acesso aos boletos etc.
Mas fique calmo, você não precisará criar uma aplicação web do zero, pois existem empresas especializadas no desenvolvimento de soluções de gestão para escolas.
A Activesoft oferece soluções integradas que podem ampliar a comunicação com pais e alunos, como o Portal Web, que entrega mais praticidade para a instituição e responsáveis, oferecendo o acesso aos dados dos clientes, extratos financeiros, agendamento, consulta de notas, entre outros.
Como complemento do site, a Activesoft oferece o App Agenda, que permite uma comunicação direta entre instituição e responsáveis. É mais praticidade para os pais e oportunidade para aprimorar a comunicação e centralizar os dados para análises.
Quer mais dicas práticas sobre como aplicar o marketing educacional na comunicação da sua escola? Assista a live completa com o especialista em marketing e mentor de negócios, Glebe Duarte.
Então, assistir live!
Crie um blog
O blog é uma extensão de seu site, sendo o local em que você deverá oferecer conteúdos relevantes sobre educação e áreas afins.
O foco não é apenas falar de sala de aula, mas de assuntos que possam reforçar a autoridade de sua marca e atrair pessoas que ainda não conheçam sua instituição.
Utilize as redes sociais
Os alunos da nova geração são nativos digitais, ou seja, eles estão conectados 24 horas por dia em seus smartphones e utilizando as redes sociais. Por isso, esse é um excelente canal para manter uma conexão mais direta com eles, entregando conteúdos, enviando comunicados e respondendo questões.
Além das redes abertas, como o Instagram e o Facebook, não perca a oportunidade de utilizar apps de mensagens como WhatsApp e Telegram.
Tenha uma intranet
A intranet é uma rede corporativa limitada à empresa e que funciona com a mesma base e protocolos utilizados na internet. Entre as vantagens da intranet estão a privacidade, ou seja, os dados ficam apenas nos servidores da instituição, a personalização e a facilidade para a difusão de informações.
Além disso, a limitação da intranet impede que os alunos dispersem a atenção e percam o foco nos momentos de estudo, pois passam a ter acesso a um ambiente controlado e direcionado para o seu aprendizado.
Como vimos, existem vários caminhos para a implementação do marketing digital na comunicação escolar, mas para que isso seja possível, é importante que a instituição esteja imersa na transformação digital, com a utilização de um bom sistema de gestão e digitalização de seus processos.
Sem isso, a escola perde competitividade e reduz consideravelmente sua capacidade de atingir novos públicos.
Gostou do post? Quer saber como digitalizar os seus processos para facilitar a adesão das ferramentas de marketing digital na comunicação? Entre em contato conosco e descubra.