Como fazer a automação de processos de TI? Entenda aqui

  • Colina Tech

  • 3 anos atrás

  • 5 min de leitura

Podemos definir a automação como um sistema de processos operacionais controlados por procedimentos mecânicos, eletrônicos ou digitais.

No setor de TI, a automação quase sempre acontece na utilização de scripts ou sistemas em processos burocráticos e repetitivos que exigem margens baixíssimas de erros, como atualizações e execução de backups. 

Neste post, vamos entender a importância, os benefícios e como fazer implementação da automação de processos no setor de TI. Confira!

Por que a automação de processos em TI é importante?

Para que você entenda a importância da automação de processos em TI, neste tópico apresentamos os principais benefícios que ela traz para o setor. Acompanhe!

Possibilita o aumento da produtividade

A primeira vantagem não poderia ser outra: a automação é um dos fatores que mais contribuem para o aumento de produtividade em uma empresa. Primeiramente porque possibilita uma melhor estruturação dos processos, reduzindo a margem de erro e a necessidade de retrabalhos constantes. 

Além disso, com a redução de tarefas burocráticas repetitivas executadas por humanos, a empresa ganha nas duas pontas, com os colaboradores sendo deslocados para outras áreas e com as máquinas fazendo, mais rápido e sem erros, tarefas que eram limitadas por cansaço, etc.

Com a automação bem estruturada, o gestor tem a oportunidade de redesenhar os seus fluxos operacionais, redefinindo as sequências dos processos da maneira que melhor contribuir para otimizar a produtividade.

A automação de processos contribui para a redução de custos

Sem dúvidas, um dos principais benefícios da automação de processos dentro de uma empresa é a redução de custos. Isso porque a empresa passa a ter maior qualidade nas entregas e menos erros, desperdícios e retrabalhos. 

Além disso, a automação viabiliza a redução das tarefas burocráticas e repetitivas. O que possibilita o deslocamento das atividade para setores mais estratégicos — a empresa passa então, com a mesma equipe, a produzir mais.

Os recursos extras que serão economizados poderão ser reinvestidos em novas soluções tecnológicas que contribuirão para uma melhoria contínua dos processos e constante aumento da produtividade, o que significa redução de custos e aumento dos lucros.

Melhora na qualidade de entrega

Por último, mas não menos importante, a automação contribui para uma maior qualidade nas entregas de produtos e serviços. Quando falamos em corte de gastos, muita gente pode entender que a empresa está em um processo de perda de produtividade e qualidade.

A transformação digital ajudou a quebrar esse tabu, pois oferece ferramentas e sistemas que permitem a otimização de processos, principalmente por meio da automação, que aumenta a eficiência da empresa e torna o trabalho muito mais objetivo. Isso significa que o setor passa a trabalhar com mais qualidade, gastando menos.

Dessa forma, os colaboradores terão muito mais tempo para planejar as implementações, tornar os códigos mais limpos e otimizados, hierarquizar os tickets de suporte e fazer a integração de toda empresa nessa nova estratégia.

Como o setor de TI pode ser otimizado por meio da automação?

Agora que já entendemos a importância da automação de processos no setor de TI, vamos entender como colocá-la em prática. Veja as tarefas que podem ser otimizadas.

Aprimoramento do suporte

Com as empresas cada vez mais dependentes de seus ativos de TI, o suporte se torna uma área cada vez mais estratégica. A automação permitirá que os profissionais agilizem os chamados internos e externos, reduzindo o tempo médio dos atendimentos e aumentando a disponibilidade da infraestrutura de TI, por exemplo.

Dessa forma, com a utilização de um bom sistema de gestão e monitoramento, a equipe passa a entregar uma gestão muito mais proativa, focada na antecipação de problemas e na resolução na raiz.

Automação de processos através da otimização das rotinas de backup

Os dados estão se tornando os ativos mais importantes da empresa de todos os setores. Isso aumenta o interesse dos criminosos virtuais e a preocupação dos gestores de TI. Entre os mais tradicionais métodos de prevenção contra esses riscos está o backup, que é um processo que demanda periodicidade e qualidade na sua execução.

Assim, para elevar o índice de qualidade na execução desses backups as empresas estão investindo pesado na automação de processos, utilizando bons sistemas de gestão e a elasticidade da computação em nuvem como aliadas.

A execução da tarefa com os softwares corretos garante a periodicidade correta dos backups. Além disso, a escola consegue recuperar a produtividade em caso de ataques.

Automatizam o monitoramento

Fazer o monitoramento manual de grandes infraestruturas de TI tornou-se inviável, mesmo em empresas médias e pequenas. Nesse cenário, contar com um sistema automatizado, que consiga mapear e identificar de forma autônoma possíveis problemas de segurança ainda na raiz, é primordial.

Com a automação será possível, por exemplo, identificar acessos e modificações suspeitas no banco de dados, com um processo chamado de detecção de desvios, identifica ações fora do padrão. Caso o sistema identifique algo anormal, pode, desde enviar uma notificação aos responsáveis, até fazer o bloqueio do acesso suspeito.

Aprimora o gerenciamento de indicadores

Um bom sistema de gestão de automação de TI possibilita produzir e coletar inúmeros dados por segundo. Assim, a escola pode escolher se irá armazenar ou descartar os dados gerados. Para que o gestor saiba exatamente como está a “Saúde” da infraestrutura de TI da empresa, ele terá que retirar informações desse conjunto de dados.

Por isso, é importante que a empresa conte com um bom sistema analítico que consiga, retirar insights, métricas e indicadores para otimizar a tomada de decisão. Quanto mais confiáveis forem esses indicadores, melhor será o caminho trilhado, não só pelo setor de TI, mas pela empresa como um todo.

Otimiza o processo de desenvolvimento

Com as empresas demandando sistemas cada vez mais robustos, o processo de desenvolvimento tende a ser muito mais complexo, exigindo profissionais qualificados e automação. 

Assim, com a quantidade de códigos que precisam ser escritos e os inúmeros testes que precisam ser realizados, para reduzir o tempo de trabalho e os erros, a automação é a melhor solução. Os problemas identificados com agilidade são resolvidos com rapidez e agilidade.

Ao juntar as ferramentas de automação com procedimentos que tornam o desenvolvimento mais fluido e contínuo, como as metodologias ágeis, a empresa passa a trabalhar sempre com ferramentas alinhadas às suas necessidades.

Portanto, a automação de processos em TI já deixou de ser uma tendência e se tornou obrigatória para as empresas que querem se manter competitivas. Com a complexidade que a tecnologia da informação está ganhando dentro das corporações, trabalhar no método tradicional tornou-se inviável e anacrônico. 

Gostou do post? Então, siga a gente nas redes sociais e receba em primeira mão as nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Inclusive, quer saber como potencializar os seus resultados? Fale conosco!

Colina Tech

05.04.2021