7 ações de marketing infalíveis para atrair mais alunos

  • Activesoft

  • 4 anos atrás

  • 4 min de leitura

O setor de educação é um dos mais competitivos que existem, por isso, contar com ações de marketing eficientes é fundamental para garantir a competitividade da escola particular no mercado.

Sendo assim, é preciso pensar em soluções on-line e off-line para atrair a atenção de responsáveis e alunos para os serviços da instituição.

Ainda, para garantir o sucesso das ações de marketing, é fundamental montar uma estratégia eficiente, considerando vários fatores, a fim de otimizar os recursos.

Confira neste post, 7 ações de marketing para ajudar você a atrair mais alunos. Continue a leitura para conferir!

O que é marketing educacional e qual a sua importância?

Marketing educacional diz respeito às ações voltadas para a captação de alunos. Nesse cenário, a credibilidade da instituição de ensino também é fator decisivo para a melhor aceitação das ações propostas.

Portanto, a imagem institucional precisa ser muito bem trabalhada, a fim de elevar a credibilidade da entidade.

Logo, as ações de marketing educacional são fundamentais para comunicar à sociedade os serviços da instituição. Além de também colaborar para que a marca fique conhecida, elevando o valor agregado nos serviços, ao mesmo tempo em que aumenta as chances do fechamento de contratos.

Para começo de conversa, o marketing para escolas torna possível que as IEs conquistem mais matrículas e rematrículas. Com mais estudantes, você consegue verba para investir em outros setores, a exemplo de tecnologia, infraestrutura e professores.

Quais ações de marketing podem ser realizadas?

As ações de marketing podem ser realizadas tanto no ambiente on-line quanto no off-line. Até mesmo processos mais simples são capazes de gerar bons resultados, a exemplo do envio de newsletters por e-mail e outros materiais de apoio, comunicação em metrôs e ônibus, entre outros.

Veja a seguir mais dicas!

1. Promover e divulgar novos produtos e serviços

A promoção dos serviços e produtos da instituição de ensino é uma das estratégias fundamentais das ações de marketing. Para fazer a divulgação de matrículas, por exemplo, você pode usar as ferramentas on-line para fazer links patrocinados que direcionem para o site da entidade escolar.

Agora, para as ações off-line, é possível investir em divulgação de outdoors, panfletos, marketing promocional em shoppings e em frente a faculdades, ações no trânsito, adesivação de ônibus e metrôs, entre outros veículos.

2. Utilizar as redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para o alcance do público-alvo das IE. Por isso, faça um mapeamento de qual plataforma sua persona interage mais — Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube, WhatsApp — e um planejamento de conteúdo consistente.

A contratação de influenciadores digitais é uma alternativa para aumentar o engajamento e o alcance da marca. Lembre-se de reservar uma verba para fazer o impulsionamento das publicações, a fim de alcançar um público ainda maior.

3. Investir em branding e posicionamento da marca

Uma comunicação institucional sólida é fundamental para aumentar a credibilidade da marca e conquistar mais clientes.

Nesse sentido, aposte em apoios e patrocínios, promova e apoie eventos de responsabilidade social relacionados à educação, envolva a marca da entidade em causas ambientais e outras ações que possam agregar valor à imagem da IE.

Internamente, é preciso treinar a equipe de colaboradores para que eles sejam defensores da marca e vivenciem a missão e os valores da instituição. É importante que as transformações sejam internas, com processos bem estruturados.

Somente após essa estruturação, é possível levar a imagem de uma IE idônea e eficiente para o mercado.

4. Prover marketing de conteúdo

O avanço da tecnologia tem transformado o comportamento do consumidor e as ações de marketing de conteúdo são excelentes formas de aproximar o seu cliente da marca.

Para isso, é preciso manter um blog com conteúdos que ajudem a sua persona a sanar as principais dúvidas com relação aos serviços oferecidos, cursos, mercado de trabalho e demais questões relacionadas aos interesses da persona.

Nesse contexto, o marketing de conteúdo faz parte das estratégias de Inbound Marketing, que envolve uma série de ações para atrair, converter, fechar negócios e reter clientes. Assim, quando utilizadas de maneira correta, essa estratégia é capaz de gerar oportunidades que reduzem o ciclo de vendas.

5. Oferecer descontos e bolsas

Essa é uma estratégia de venda direta e pode ser utilizada para dar visibilidade para os cursos. Isso acontece porque os descontos estimulam a decisão do fechamento do contrato. Além disso, é possível atrelar cláusulas resguardando a instituição para que o aluno permaneça até o final do curso.

6. Compartilhar os resultados da instituição

Compartilhar as ações da IE ajuda na manutenção positiva da imagem da entidade de ensino. Isso pode ser feito com foco nos pais e alunos, mas também no público externo.

É possível divulgar, por exemplo, a aprovação dos estudantes em faculdades públicas, notas dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nota dos cursos no Ministério da Educação (MEC), entre outros.

7. Invista na propaganda boca a boca

Apesar de não ser tão usual — já que as redes sociais e outras estratégias on-line ganharam destaque — o marketing boca a boca ainda existe e tem grande poder de influência na decisão do fechamento do contrato. Esta ação de marketing se baseia em uma boa imagem institucional e também na qualidade dos serviços prestados.

Aqui, as ações de marketing mais eficientes serão aquelas mais alinhadas com o seu público-alvo, em especial à sua persona, ao orçamento, à realidade do seu mercado e aos recursos da sua IE.

Além disso, é possível trabalhar com estratégias de retenção de alunos, por exemplo, apostando no marketing digital, por meio do engajamento nas redes sociais. Nesse caso, é possível fazer isso criando estratégias de pontos de encontro digitais.

Diante disso, fica evidente que as ações de marketing são fundamentais para a captação de matrículas e também para a manutenção de uma boa imagem institucional. Colocando essas dicas em prática, fica mais fácil alcançar os sucessos em seus processos.

Inclusive, para garantir bons resultados no gerenciamento da sua instituição e entregar um serviço de excelência, é preciso aliar a sua gestão escolar a dois pontos chaves: o marketing educacional e a otimização de recursos. Saiba como em nosso e-book:

O conteúdo foi útil? Então, compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas possam pensar sobre o tema!