Fidelização de alunos: como melhorar?

  • Activesoft

  • 4 anos atrás

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Fidelizar clientes em tempos de crise não é uma tarefa simples, mas, apesar disso, não deve ser vista como improvável, pois há caminhos possíveis. Por isso, o atual cenário econômico exige que a gestão escolar busque estratégias mais eficazes e práticas que favoreçam a fidelização de alunos.  

Tendo isso em vista, vamos explicar a importância da fidelização de alunos e apresentar as melhores práticas para ajudar a sua escola nessa investida. Veja, então, como superar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 na educação e encontrar soluções para promover a sustentabilidade de seu empreendimento.

Acompanhe!

A importância da fidelização de alunos

Investir em medidas para retenção dos alunos é bem mais viável financeiramente do que conseguir novos estudantes para a sua escola. Assim como em outros nichos de negócios, no setor educacional, essa verdade se aplica por diferentes razões — afinal, para a gestão alcançar destaque e notoriedade com sua marca, é necessário um público fiel.

Nesse sentido, é necessário buscar, constantemente, novas estratégias que favoreçam essa referência institucional e que torne os seus alunos fiéis à instituição, independentemente das circunstâncias ou do momento econômico. Um das formas de conseguir isso é manter os alunos na sua escola desde a matrícula até o término do curso.

No entanto, isso só acontecerá se houver um boa sinergia entre os gestores, equipe pedagógica, colaboradores e também entre os alunos que acreditam na proposta de ensino e no esforço da escola em cumprir o seu papel. O fortalecimento desse vínculo depende da visão e do conceito que os alunos têm de sua instituição.

Além disso, há outros fatores que não podem ser ignorados, pois refletem diretamente na fidelização de alunos, tais quais:

  • a valorização dos princípios éticos e de cidadania;
  • o estímulo à preservação do meio ambiente;
  • o respeito às diferenças;
  • uma grade curricular diferenciada, com atividades extracurriculares e afins.

Portanto, para que o processo de fidelização de alunos realmente funcione, é preciso que os envolvidos trabalhem com muita seriedade e dedicação. Todos os propósitos serão alcançados somente quando a equipe de professores, funcionários, pais e alunos estiverem satisfeitos com a sua instituição.

Melhores práticas para promover a fidelização de alunos

Elencamos as práticas mais relevantes para conquistar e fidelizar alunos para a sua unidade escolar. Veja quais são!

1- Promova a integração da família com a escola

Pais ausentes ou que não se interessam pela vida escolar dos filhos não conseguem enxergar, com clareza, os benefícios que seus filhos podem desfrutar estudando em sua instituição. Assim, a participação dos pais é um dos processos mais relevantes para que a fidelização ocorra. 

Se os pais ou responsáveis não enxergarem motivos consistentes que sejam diferenciais de valor, dificilmente manterão o filho em uma determinada escola. Por essa razão, trazer os pais para dentro da instituição significa chamá-los à responsabilidade exigida pela jornada do filho em seu desenvolvimento escolar.

Dessa forma, busque estratégias que favoreçam a integração dos familiares com a escola. Mande mensagens, convites digitais e estimule o interesse deles em estarem mais presentes no ambiente escolar dos filhos. Aposte na realização de eventos que possam estreitar os laços e fortalecer o vínculo com a família dos estudantes.

2- Invista na qualidade do atendimento

O nível de qualidade do atendimento ao cliente é, em qualquer ramo de negócio, o melhor cartão de visitas para construir uma imagem positiva de sua instituição. Dependendo das circunstâncias, a forma como o atendimento é realizado torna-se o fator limitante para o alcance ou não sucesso de seu empreendimento.

Diante disso, a gestão deve assegurar todo suporte necessário aos pais de alunos, propor soluções para os eventuais problemas que surgirem e esclarecer os questionamentos que podem colocar em xeque a imagem da instituição. Logo, a qualidade do atendimento e o interesse em atender a expectativa dos pais e dos alunos é um dos aspectos cruciais à fidelização de alunos.

3- Ofereça benefícios

Diante da competitividade cada vez mais acirrada no universo educacional, para captar alunos e mantê-los em sua instituição, não basta apenas o bom atendimento e a excelência na qualidade do ensino.

Ainda que esses fatores sejam importantíssimos, o atual cenário requer um pouco mais: ofereça algum benefício a mais que seu concorrente e perceba a diferença na fidelização de alunos. Ao adotar essa prática, em um curto período de tempo você notará os resultados desta estratégia.

4- Aposte em atividades extracurriculares

Um dos aspectos mais valorizados por alunos e seus familiares é a inclusão de atividades extracurriculares na grade escolar. Então, com o fim da pandemia e o retorno às aulas presenciais, procure investir nesse tipo de estratégia. 

As tarefas além das quatro paredes são excelentes práticas para diversificar a rotina e aumentar a fidelização de alunos. Mescle a qualidade do ensino na sala de aula com esportes, música, dança, teatro e com outras opções culturais que favoreçam o nível de satisfação dos alunos com a sua escola.

Vantagens da tecnologia no processo de fidelização de alunos

Na atualidade, a tecnologia auxilia diretamente em todos os processo de gestão e possibilita soluções para a otimização de processos de extrema relevância na rotina das instituições. Dessa forma, pode ser explorada de diferentes formas para promover o engajamento e trazer soluções favoráveis ao fortalecimento da instituição.

Requisitos como rapidez e objetividade em todos os mecanismos que envolvem troca de informações, por exemplo, são cada vez mais valorizados pela sociedade moderna. Desse modo, como fruto dessas transformações, os estudantes prezam pela instantaneidade e se tornaram adeptos das facilidades que as inovações tecnológicas proporcionam. 

Nesse sentido, uma das áreas mais beneficiadas pela tecnologia é a educação, pois existem inúmeros softwares e serviços de consultoria especializada em Gestão Educacional. Por meio dessas estratégias, é possível aumentar a eficiência do relacionamento entre pais e escola.

Pode-se concluir que o processo de fidelização de alunos é uma das maiores preocupações da gestão escolar na atualidade. Todavia, o alcance desse objetivo depende de um trabalho árduo, com ênfase na qualidade do ensino, e na garantia do atendimento da expectativa dos alunos e de seus familiares.

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